28/02/15 2:43Denunciar

DILMA VAI AUMENTAR ATÉ 48% A ENERGIA ELÉTRICA

Umãs,Sábado,28,02,2015.

Da Folha de S.Paulo – Julia Borba

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou nesta sexta-feira (27) o reajusteextraordinário sobre as distribuidoras de energia de todo país e ainda um acréscimo para o sistema de bandeiras tarifárias.

O efeito prático para o consumidor é um aumento, a partir da próxima segunda-feira (2), de até 48% no preço da luz, considerando reajuste extraordinário e bandeira tarifária.

Na média, o aumento percebido pelos brasileiros em março será de 32%. Esse percentual considera tanto a média dos reajustes extraordinários no país (23,4%) quanto o efeito extra trazido pela aplicação da bandeira vermelha (8,5%), que vai valer durante todo mês.

Apesar da bandeira tarifária poder variar de mês para mês, é improvável, pelas condições climáticas e atual situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas, que a cor da bandeira possa voltar a ser verde no curto prazo (sem acréscimos para o consumidor), ou mesmo amarela (que indica gastos acima do padrão, mas não exorbitantes).

De forma que a pressão sobre os preços da energia deve seguir pelos próximos meses.

Mesmo ao desconsiderar o efeito da bandeira tarifária, o aumento médio que será aplicado sobre as tarifas, de forma permanente, será de 28,7% para Sul, Sudeste e Centro-Oeste e de 5,5% no Norte e Nordeste.

Para os consumidores da Eletropaulo, por exemplo, o aumento extraordinário elevará as tarifas em 31,9%. Com a bandeira vermelha, 40,4%.
Fonte:Blog Do Magno
Postado Por Sávio Barros,Umãs-PE

cleitoncds não permite ver os comentários desta foto.

Apenas quem tem uma conta no Flogão pode comentar.

Crie sua conta gratuita no Flogão!