12/12/06 - 23h:16mDenunciar

Xuxa na revista CONTIGO desta semana



Apresentadora abre sua casa para Contigo! e mostra que, na intimidade, leva uma vida comum: põe a filha para dormir, joga baralho e se distrai com filmes na TV



Veja álbum de fotos





Os portões de ferro da entrada ostentam um monograma dourado com as iniciais XM. Não há como errar: trata-se da Casa Rosa, uma mansão cercada por 70 mil metros quadrados de área verde em Vargem Grande, bairro afastado do Rio, onde a apresentadora Xuxa Meneghel mora há 13 anos. Durante esse período, era ali que ela descansava da rotina de superestrela: shows semanais pelo Brasil, gravações diárias dos programas no país e no exterior, comerciais e sessões de fotos. Hoje, aos 43 anos, Xuxa possui muito mais tempo para curtir o espaço que construiu para viver e divide a mansão com a filha, Sasha, 8. "Gosto de me sentir perto da natureza, de pisar na terra", diz.



Garota do subúrbio De certa forma, o casarão representa tudo aquilo que a garota gaúcha, criada no subúrbio de Bento Ribeiro, zona norte do Rio, alcançou na vida: fama e riqueza. E lá ela pode fazer tudo o que gosta, como subir nas árvores do pomar para tirar frutas do pé - assim como fazia quando era menina. "Eu fui criada na rua, brincando nas árvores", lembra.



Da época pré-fama, mantém o apartamento de dois quartos, sala e cozinha em que vivia com os pais e os irmãos no subúrbio carioca. "Eu o alugo, mas, no momento, não tem ninguém morando. Não queria vendêlo porque um dia pretendo mostrar para a minha filha onde fui criada."



Pequena rainha

Por causa de Sasha o ritmo de vida de Xuxa mudou. Nos dias de folga, a apresentadora acorda, veste um camisão - sua roupa preferida - e vai brincar com a filha. O destino geralmente é um pula-pula instalado no jardim, onde há também um playground. Ao lado da sala de jantar, há um quarto de brinquedos. E pelos cantos da casa surgem vários bilhetinhos da menina deixados para a mãe.



Nos dias em que trabalha, Xuxa tenta manter uma rotina para poder acompanhar a educação da filha. Diariamente, acorda por volta das 10h, quando Sasha já foi para a escola, e corre para o trabalho. Como não conseguem tomar o café da manhã juntas, têm esse compromisso no jantar. Xuxa se esforça para estar o máximo de tempo com Sasha. Na terça-feira (5), por exemplo, ao deixar o estúdio de gravação, nem sequer pensou em tirar os cílios postiços e limpar a maquiagem.



Vestiu jeans e camiseta e correu para pegar a filha na aula de ginástica olímpica. Depois do jantar, ela costuma sentar-se com a menina para fazer a lição da escola e depois a coloca para dormir. Não necessariamente o seu dia termina quando Sasha cai no sono, lá pelas 21h. Se for preciso, Xuxa retoma o trabalho de onde parou. Ou, então, corre para a cama, liga a TV, assiste a um filme ou lê um dos livros que tem em sua mesa de cabeceira, como O Presente Precioso, de Spencer Johnson.



Domingo em família

Na Casa Rosa, um dos cantos preferidos da apresentadora é a cozinha, toda em preto-e-branco. "Todo mundo se encontra ali. A gente tem o hábito de entrar em casa pela porta da cozinha", diz. O preto e o branco são as cores que predominam no interior da casa. A sala de jantar ganhou uma espaçosa mesa. "Ela é grande, mas, como a família é maior ainda, quando vem todo mundo tenho de pegar mais cadeiras para todos se sentarem", conta Xuxa, que adora reunir os pais e os irmãos. Nos fins de semana, ela costuma atravessar a noite batendo papo ou jogando uma partida de buraco com a mãe, dona Alda.



Prova de fé

Os quadros de Sasha têm espaço de destaque na casa. "Sou capaz de passar um tempão olhando para eles", diz Xuxa. As telas convivem com a imagem de Jesus Cristo, pendurada em uma das paredes da sala de estar. "A idéia inicial era usar essa imagem para fazer uma capela, mas desisti e resolvi colocá-la dentro de casa", explica a apresentadora, que tem outro Cristo perto da porta de seu quarto.



Em seu mundo particular não falta conforto. A começar pelos dois carrinhos elétricos, usados para andar de um lado a outro do terreno. Na parte mais alta, foi construído um heliponto e, numa construção anexa à casa principal, há um espaço no qual ela guarda um acervo com as roupas que usou ao longo da carreira na TV. A Casa Rosa tem ainda um estúdio de fotografia, uma sala de ginástica e a piscina, na qual Xuxa adora relaxar enquanto pega sol.



E esse não é o único imóvel em que a apresentadora mora. Ela mantém um apartamento em São Conrado, comprado para que pudesse ficar mais próximo à escola de Sasha, e outro em Nova York, nos Estados Unidos, para onde vai quando tira férias. Prestes a lançar mais um filme - Xuxa Gêmeas -, com estréia para o próximo dia 15, a apresentadora só se nega a falar sobre romances.



Seu último namorado público foi Luciano Szafir, 37, pai de Sasha. "Não falo mais sobre isso", avisa, embora tente espantar a hipótese de solidão: "Quem disse que eu estou sem namorado ou sem beijinho na boca?"



amoxuxaesasha não permite ver os comentários desta foto.

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.