10/12/08 - 13:07Denunciar

" Senhoras do Calendário 2009" em prol do INCAvoluntário.

Tarde Beneficente Fashion
Dia 17 de maio as 15 horas na Igreja de Sta Terezinha em Botafogo.
Desfile com a primeira turma do ano de 2009.

CURSO DE MODELO E MANEQUIM PARA MATURIDADE POR EDUARDO ARAÚJU.


Curso de Modelo e Manequim para Jovens e Maturidade.
By Eduardo Araúju.

O que é o Programa:
O trabalho desenvolvido há 19 (dezenove) anos, nasceu do sentimento do professor Eduardo Araúju que, na época, ministrava aulas de modelo e manequim para adolescentes na academia das manequins internacionais Maria Rosa e Veluma de onde saíram grandes nomes como: Taís Araújo, Daniela Faria, Érika Rosa. Marcello Antony (primo de Eduardo Araúju) entre outros. Foi percebido que, as mães se mostravam mais interessadas no curso do que as próprias filhas. Daí então, verificou-se que o mercado se ressentia de modelos/manequins que se adequassem a uma proposta de moda dirigida às senhoras. Foi ai que nasceu a idéia pioneira de montar um projeto, que provasse que a moda não tem idade.
Porque o programa foi implantado:
"Percebi que no mercado, existem grifes direcionadas a mulheres maduras mesmo sendo minoria, mas que faltavam manequins com o biotipo próprio para conduzir nas passarelas este vestuário".
Foi então que desenvolveu-se a proposta de oferecer à beleza madura um back ground que permitisse realçar o talento da meia idade à terceira idade, onde transcendesse o aspecto cronológico e compusesse, com muita elegância e charme, o perfil da modelo/manequim apta a um comportamento profissional que se contextualizaria na moda das mães e avós.


Para Que:
Além de resgatar a auto estima o curso também acaba realizando velhos sonhos.(nas décadas de 30 a 50 qualquer tipo de arte não era bem visto aos olhos alheios, principalmente se tratando da mulher) e de colocar no mercado pessoas preparadas e aptas a desfilarem um vestuário condizente a este segmento.
A quem se destina e como é desenvolvido:
O curso é oferecido para pessoas acima de seus 40 anos, que por causa de suas idades são excluídos do mundo da moda, sendo o ponto alto do curso a terceira idade. Através deste projeto já foram formadas mais de 3000 mulheres e homens no eixo Rio -São Paulo, num curso onde são ministradas aulas de andamento e postura, dicas de etiqueta, de maquilagem, e auto estima. As aulas são semanais com uma hora e meia de duração num período estimado em 6 meses.O curso acaba exercendo nestas pessoas uma atividade voltada para elas próprias, e que lhes dão o prazer para além do que conheciam em seu dia-a-dia, o favorecimento, inclusive no relacionamento familiar e o trato social como um todo, tornando-os mais seguros de suas potencialidades.
Quais os resultados e metas alcançadas:
Graças ao trabalho que realizei neste país, a terceira idade foi notícia em quase toda a mídia , seja na televisão nos jornais, revistas e radio. Na imprensa internacional em 1997, foi matéria em um jornal Japonês; ao ministrar aulas em São Paulo e em 2001, quando foi foco principal de um documentário que abordou "modelos na terceira idade", da maior rede de televisão da Europa, á TV ARTE.


Este projeto tornou-se um marco na carreira e serviu de exemplo para vários produtores, agencias, estilistas e profissionais liberais em todo o Brasil. Acabei quebrando com a ditadura da moda, revolucionando a consciência do mercado e principalmente na realização pessoal dos modelos quanto aos sonhos e auto-estima, em um momento de suas vidas em que até a bem pouco tempo era tratado com indiferença.O projeto conseguiu estar à frente de muitos produtores visando o respeito, o carinho e preparando, estilistas e empresários a se familiarizarem com este grandioso consumidor que são as pessoas acima de 40 anos.Hoje já podem ser visto senhoras e senhores desfilando em shopping center, em lançamentos de griffes famosas, participando de editorias de moda e até disputando seu lugar em seleções de casting para trabalhos ligados ao Ramo.
Muito além de apenas oferecer ao mercado os profissionais qualificados a apresentar a moda com a adequação da sobriedade que esse mesmo mercado requer, acabei implementado uma filosofia de despertar a beleza da mulher e do homem maduro, criando também concursos de beleza para as senhoras tais como: Miss 3ª Idade Estado de São Paulo, Top Model Eduardo Araúju, A Mais Bela Senhora do Rio de Janeiro e Miss Rio de Janeiro da Maturidade (sendo este ultimo concurso realizado anualmente)e com o apoio incondicional do deputado Domingos Brazao.
Através da mídia o concurso realizado aqui no Rio de Janeiro tornou-se exemplo para outros estados como foi o caso de Santa Maria no Rio Grande do Sul realizando o Miss Brasil da terceira idade e o estado de Santa Catarina que realiza a Mais Bela Senhora do Brasil. O estado do Rio de Janeiro através de algumas senhoras obteve bons resultados como no caso de Isolda Amazonas que arrebatou o Titulo da Mais Bela Senhora do Brasil/1999, de Mara Garcia que conquistou o Titulo de Vice Miss Brasil da Terceira Idade/1997 e de Verônika Taboranski Miss Brasil da Terceira Idade de 2003.

Quais as perspectivas futuras:
Que outros cursos possam acontecer, e que mais pessoas possam faze-lo realizando assim seus sonhos e engordando um pouco as suas aposentadorias, através dos cachês recebidos pelos trabalhos realizados. E que o mercado possa dar mais chance a estes manequins/modelos já que foi constatado o sucesso do projeto através do aumento do consumo de vestuários tanto para os lojistas envolvidos nestes segmentos quanto para aos estilistas. Por causa destes projetos muitas mulheres e homens resgataram muitos sentimentos achatados pelo tempo. Existem casos de pessoas que venceram o câncer, a solidão, refizeram casamentos, tornando-se vaidosos e encontrando a beleza na terceira idade.
Encontraram também uma forma de ganhar um dinheirinho extra, o que não é nada ruim diante das aposentadorias vergonhosas que muitos recebem. Mas o maior beneficio de todos é sem duvida a ocupação e os preenchimentos das lacunas de seu dia a dia. Tornando-os confiante de suas capacidades. O importante é dar oportunidades para que todos nos ao chegarmos na terceira idade possamos ter mais conforto, saúde, e principalmente respeito.

Ficha Técnica:
Nome do programa: Curso de Modelo e manequim para senhoras e senhores by Eduardo Araúju
Data de implantação: abril de 1990

Só para ilustrar alguns locais onde o curso foi desenvolvido:

*Curso de Modelo e Manequim Maria Rosa (período de 1985 a 1989 para adolescentes)
*SESI (Cat Jacarepaguá período de 1990 a 2000 com adolescentes e senhoras).
*Cevati: Centro Empresarial de Valorização da Terceira Idade.(São Paulo -período de 1996 a 1997)
*SESC (Madureira),
*Sesc (Santos),
*Espaço Cultural Sabor de Ipanema, (Ipanema).
*CAM-Centro de Atualização da Mulher (Ipanema)
*Casa de Cultura Estácio de Sá, (Barra da Tijuca).
*Faculdade Helio Alonso (Botafogo)
*Star Models by Eduardo Araúju Agencia de Modelos (Centro - Proprietário e professor durante 1999 a 2001),
*Academia de Dança Tony Sá (Copacabana),
*Academia de Dança Antonio Carioca, ( Copacabana)
*OCA-Oficina Casa com Arte (Copacabana)
*Olympico Clube (Copacabana)
*SENAC (Copacabana.),
*Recreio Shopping (Recreio - projeto para o supermercado Sendas),
*Social Ramos Clube (Ramos),
*Movimento do Corpo (Anil),
* Academia Rio Swim (Jacarepaguá)
* Academia do Corpo (Campo Grande)
*Tijuca Tênis Clube (Tijuca),
* Salão MR Coiffeur ( Tijuca)
*Country Clube da Tijuca ( Tijuca)
Entre outros....

Iniciára curso em boatafogo na Igreja de Sta Therezinha.
informações:
Eduardo Araúju-Tels: 021- 7843.1835/9842.5730
e-mail: eduardomodels@yahoo.com.br

RELEASE
Professor de modelos e manequins para jovens e especializado com a maturidade.

Eduardo Araúju, em 1982 conheceu a cantora Elza Soares, então em cartaz no Cassino Amarelinho, na Cinelândia. Certa noite a cantora recebeu a visita de um jovem bancário que, para reforçar o orçamento, vendia cosméticos. Por razões que o acaso não explica, calhou do jovem bater no camarim da cantora justo na noite em que sua maquiadora não apareceu. “Você sabe maquiar?” Indagou a cantora sem nenhum constrangimento. A partir de então, o jovem Eduardo Araúju abraçava o ofício de maquiador. E há exatos 25 anos acompanha Elza Soares. De lá para cá o maquiador ou produtor visual como o próprio prefere, aos 46 anos, hoje assinando Eduardo Araúju, adquiriu know how suficiente para figurar entre os melhores profissionais do País. Seus pinceis e batons pintaram os rostos de uma verdadeira constelação que inclui , além de Elza Soares , as cantoras Lana Bittencourt, WalesKa, Eliseth Cardoso, Zezé Gonzaga, a apresentadora Xuxa Meneguel; sem esquecer as manecas internacionais Veluma e Maria Rosa, decanas desta arte que atrai centenas de aspirantes a novas Gisele Bundchein. Engana-se quem pensa que o moço só lida coma às estrelas do showbizz. A partir de 1990, passa a ministrar aulas de modelo e manequim para mulheres que encontram-se na chamada melhor idade, como o próprio prefere chamar. Eduardo já perdeu a conta de quantas profissionais formou e colocou no mercado, participando de anúncios televisivos ou ilustrando peças publicitárias. Em seus cursos, Eduardo gosta mesmo é de aguçar a criatividade e o sex appeal das senhoras. De preferência fazendo algum barulho. Em julho de 1996, capitaneadas pelo mestre, 14 senhoras desfilaram roupas confeccionadas com materiais reciclados, criados por elas, em plena Avenida Paulista. Certa vez, os cariocas presenciaram desfile de roupas íntimas em plena Avenida Atlântica, em Copacabana. O mesmo ocorreu na comemoração pelos 100 anos do Méier, bairro da Zona Norte carioca. Nada fora do comum, tirando o fato de que as modelos eram todas pacatas senhoras na faixa entre 60 e 70 anos. E a irreverência e a criatividade de Eduardo não param por aí. Em 2001 idealizou os concursos Miss Rio de Janeiro, para senhoras entre 40 e 60 anos, e Rainha Rio de Janeiro da Maturidade, para senhoras a partir de 61 anos. Ambos os eventos chegam ao oitavo ano consecutivo, sempre apoiados pelo Deputado Domingos Brazao . Tanta criatividade fez o nome do artista correr mundo, de Buenos Aires, Japão a toda a Europa. Dentre muitos registros, destaca-se uma matéria num jornal japonês.O que diz o texto? Até hoje o artista não consegue saber, para diversão dos amigos. Também foi destaque da Tv Européia ARTE. Se a fama correu mundo, seu carinho e dedicação a seu ofício e ao publico da terceira idade rendeu-lhe Moções da Câmara Municipal e Assembléia Legislativa, entre 2001 e 2007, ale da COMENDA EXPOENTE (uma das maiores comendas): “Percebi que no mercado existem grifes direcionadas a mulheres maduras mesmo sendo minoria, mas que faltavam manequins com o biótipo próprio para conduzir nas passarelas este vestuário”. Por isso desenvolveu a proposta de oferecer a beleza madura um back ground que permitisse realçar o talento da meia idade à terceira idade, onde transcendesse o aspecto cronológico e compusesse, com muita elegância e charme, o perfil da modelo/manequim apta a um comportamento profissional que se contextualizaria na moda das mães e avós: “Esquecemos que na maioria das vezes, o poder de consumo e de experiência está justamente voltado para esta faixa etária. Se dermos oportunidade a estas pessoas aumentaremos o mercado consumidor dos empresários ligados a moda”, sonha Eduardo.
Hoje Eduardo Araúju assina uma griffe denominada “MAGNIFICAT BY EDUARDO ARAÙJU” e atua na UNAT GAMA FILHO (Faculdade da terceira idade) como professor de aprimoramento social.
Eduardo Arauju é visagista da cantora ELZA SOARES por 26 anos .Lançou ao lado Maria Rosa na moda Taís Araujo, Daniela Faria e Marcello Antony primo de Eduardo Arauju.

PS: O calendario pode ser adquirido pelo INCAvoluntário no telefone 39707127 ou com Eduardo Arauju no telefone 7843.1835.
FELIZ ANO NOVO -

Vem aí Calendario 2010!








eduardomodels não permite ver os comentários desta foto.

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.