23/05/06 - 12h:21mDenunciar

introdução a ENFERMAGEM. EXERCICIO .

1.º) como utilizamos os instrumentos básicos do cuidar na enfermagem?

R> Utilizamos p/ solucionar problemas de saúde de indivíduos ou grupos, um conhecimento sistematizado ensinado e aplicado na prática,com responsabilidade e compromisso , constituindo uma parcela de profissionalização da enfermagem.

2.) Qual a relação que existe entre instrumentos básico e processo de enfermaGEM?

R> Visando incrementar e aprofundar a utilização e o estudo dos instrumentos básicos na busca de uma estrutura de conhecimento compatível com a necessidade de domínio destes por parte dos enfermeiros na prática cuidativa,gerencial,educativa e de pesquisa e que os autores desta obra se propuseram a colocar a disposição dos leitores.

3.) O QUE É OBSERVAR? R> é a ação ou efeito de observar,isto é,olhar c/ atenção para examinar com minúscia,atenção que se dá a certas coisas.

4.) quais os tipos de observação? R> ASSISTEMATICA,SISTEMATICA,PARTICIPANTE,,
NÃO PARTICIPANTE,INDIVIDUAL, EM EQUIPE, EM VIDA REAL E EM LABORATORIO.

5.) COMO ACONTECE A PERCEPÇÃO ATRAVÉS DOS ORGÃOS DOS SENTIDOS NA OBSERVAÇÃO? R >>> ENVOLVE O treinamento de tais capacidades,o que ocorre no processo de desenvolvimento do ser humano físico e mentalmente, através da observação e da memória.

6.) como ocorre a observação durante a assistência de enfermagem?

R>>> Ocorre a partir do momento em que o profissional coleta dados que lhes permitirão chegar a um diagnóstico e também quando observamos os comportamentos,coloração da pele, padrões respiratórios,ritmías cardíacas,expressões faciais.etc.

7) qual a importância da observação no ensino de enfermagem? O ALINO APRENDER COM MAIS FACILIDADE DEPENDENDO DO INTERRESSE DO MESMO E DO PROFISSIONAL E TAMBÉM QUE O ALINO PODE MANIPULAR MATERIAIS, MEMORIZAR SEQUENCIAS DAS ETAPAS DE UM PROCEDIMENTO

A OBSERVAÇÃO é um instrumento essencial ao pesquisador,pois constitui-se no principal recurso para se coletar dados.uma observação cientifica envolve a seleção sistemática, a observação e o registre situações relevantes para um problema sob “ investigação. “

8) por que o método cientifico é importante para a enfermagem?> por que compete ao enfermeiro identificar,julgar e resolver os problemas de enfermagem, a qualidade da enfermagem como um todo está na dependência da tomada de decisão do enfermeiro.

9) o processo de enfermagem é um método de solução de problema? R > o processo de enfermagem está relacionado á aplicação especifica de uma abordagem cientifica ou de solução de problemas na prática de enfermagem,servindo de instrumento p/ o enfermeiro identificar os problemas de saúde do cliente e promover o cuidado de enfermagem.

10) qual a relação entre o método cientifico e o ensino de enfermagem? R> segundo FARIAS, o processo de enfermagem contribui para o fortalecimento do desenvolvimento do conhecimento cientifico, que servirá de base para a atuação do enfermeiro.

11) quais os componentes da comunicação ?R> segundo a maioria dos autores : emissor, receptor e mensagem. O emissor envia a mensagem, o receptor recebe a mensagem e decifra-a com o objetivo de entende-la.



12) > quais as formas de comunicado? R > VERBAL ( FALADA E ESCRITA)

NÃO- VERBAL ( CINÉSIA,TOQUE E TERRITORIALIDADE)

PARAVERBAL ( TOM DE VOZ, AO RITMO, SUSPIROS, PERÍODOS DE SILENCIO,ETC).

13) QUAIS AS FUNCÕES DA COMUNICAÇÃO? R>> DENTRO DO PARADIGMA DOMINANTE DA COMUNICAÇÃO ESTA TEM AS FUNÇÕES DE INFORMAR,PERSUADIR(O QUE NÃO SIGIFNICA CONVERCER OS OUTROS A CONCORDAREM C/CONCEITOS,MAS SIM, LEVAR A MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO DENTRO DE UMA TROCA DE EXPERIENCIAS) ENSINAR OU DISCUTIR.

14) COMO ENTENDEMOS A COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO BÁSICO? R>>>> CONHECER A COMUNICAÇÃO COMO PROCESSO COLABORA COM A QUALIDADE DOS RELACIONAMENTOS QUE DEVERÃOSER ESTABELECIDOS NAS RELAÇÕES DE TRABALHO,SEJA COM A EQUIPE DE SAÚDE,SEJA NO REGISTRO DAS ATIVIDADES DE ENFERMAGEM OU NA ASSISTENCIA AO PACIENTE,FAMILIA E COMUNIDADE, ALEM DE EVITAR AS BARREIRAS DE COMUNICAÇÃO COMPROMETAM A EFICIENCIA DO PROCESSO DE CUIDAR E DO PRÓPRIO EXERCICIO DE ENFERMAGEM.

15) COMO OCORRE A COMUNICAÇÃO NA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM?r> MESMO DURANTE A ADMINISTRAÇÃO DE UMA INJEÇÃO POR VIA I.M. , O PROCESSO COMUNICATICO ESTÁ OCORREENDO QUANDO EXPLICAMAOS AO PACIENTE O QUE IREMOS FAZER E POR QUÊ, DEVEMOS UTILIZAR PALAVRAS COM QUE ELE COMPREENDA E OBSERVARMOS SUAS RESPOSTAS VERBAIS E NÃO VERBAIS,PARA SABERMOS O QUE ELE ENTENDEU, SUA PERCERPÇÃO, E SENTIMENTOS A RESPEITO DO QUE FALAMOS

16) COMO ACONTECE O TRABALHO EM EQUIPE NA ENFERMAGEM? R >A EQUIPE DE ENFERMAGEM DEVE ESTÁ ORIENTADA P/ A OBTENÇÃO DE UMA ÚNICA META,O CUIDAR, MAS EXISTEM FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR NA ORGANIZAÇÃO E NO ALCANCE DOS OBJETIVOS,SE CONSIDERAR QUE EXISTEM INDIVIDUOS TECNICA, SOCIAL E PSICOLOGICAMENTE DIFERENTES. A BUSCA DO RESULTADO DO CUIDAR, NA ASSISTENCIA DO CLIENTE. PODE SOFRER INTERFERENCIAS SE NÃO HOUVER UM ESPIRITO DE EQUIPE E UNIÃO,SENDO ASSIM OS OBJETIVOS QUE DEVERIAM SER COMUNS FICAM COMPROMETIDOS.

17) QUAIS OS TIPOS DE COOPERAÇÃO DE TRABALHO EM EQUIPE? >

1_ TEMPORARIA.EX. MUDANÇA DE DECUBITO DO PACINETE.

2) CONTÍNUA.> GRUPO DE ENFERMEIROS E AUXILIARES DE UMA UNIDADE DE INTERNAÇÃO.

3) DIRETA > PESSOAS E GRUPOS QUE REALIZAM EM CONJUNTO ATIVIDADES SEMELHANTES.

4) INDIRETA : REALIZAÇÃO DE TRABALHO E COLABORAÇÃO VOLTADOS P/ O MMESMO OBJETIVO.ex: técnica de aspiração traquial, realizada pelo fisioterapeuta e enfermeiro.

18 ) CONCEITUE PLANEJAMENTO DE ACORDO COM HORTA? R> .HORTA CLASSIFICA O PLANEJAMENTO COM UM DOS INSTRUMENTOS BÁSICOS DE ENFERMAGEM E O CONCEITUA COMO UM PROCESSO INTELECTUAL, ISTO É, A DETERMINAÇÃO CONSCIENTE DE AÇÃO, A TOMADA DE DECISÕES COM BASE EM OBJETIVOS, FATOS E ESTIMATIVAS SUBMETIDAS A ANÁLISE.

19 ) QUAIS OS NÍVEIS DE ATUAÇÃO DE PLANEJAMENTO? R>

PLANEJAMENTO ESTRATEGICO > NIVEL GLOBAL E INSTITUCIONAL

PLANEJAMENTO TÁTICO > DE MÉDIO ALCANCE E INTERMEDIÁRIO DENTRO DOS NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO .

PLANEJAMENTO OPERACIONAL > DE CURTO ALCANCE E DIZ RESPEITO ÀS OPERAÇÕES ATUAIS.

20 ) QUAIS OS PASSOS PARA O PLANEJAMENTO. R

1) LEVANTAMENTO DE DADOS E CONHECIMENTO DO SISTEMA COMO UM TODO.

2) ESTABELECIMENTO DE OBJETIVOS E SELEÇÃO DE RECURSOS DISPONIVEIS .;

3) ORGANIZAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO E EXECUÇÃO DO PLANO.

4) AVALIAÇAO E REPLANEJAMENTO .

21)))) > O QUE ENTENDEMOS SOBRE O NÍVEL OPÉRACIONAL NO PLANEJAMENTO DA ASSISTENCIA DA ENFERMAGEM. R >>>>>

Resposta :> DEVE-SE CONSIDERAR, TAMBÉM. A QUALIDADE COM QUE SE ATINGIRAM OS OBJETIVOS, AS DIFICULDADES QUE SURGIRÃO E OS OBJETIVOS QUE NÃO FORAM ATINGIDOS.QUANDO ESSAS INTERCORRENCIAS ACONTECEM, É NECESSA´RIO UMA REVISÃO E REPLANEJAMENTO, REAVALIANDO TODAS AS FASES ANTERIORES, NA BUSCA DE SOLUÇÕES PARA A ÁREA PROBLEMATICA.

22) ))) > O QUE VOCÊ ENTENDE POR COOPERAÇÃO E QUAIS OS TIPOS ??? r > É A ATUAÇÃO DE DOIS OU MAIS INDIVIDUOS EM CONJUNTO PÁRA ALCANÇAR UM OBJETIVO COMUM, COMBINANDO SUAS ATIVIDADES DE MANEIRA ORGANIZADA.

TIPOS DE COOPERAÇÃO>> TEMPORARIA,CONTÍNUA,DIRETA E INDIRETA.

Comentários (0)

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.