26/05/05 - 01h:45mDenunciar

SIMBOLO DA MAÇONARIA - Á pedidos de MECENAS.

O compasso e o esquadro reunidos tem sido mais a antiga bem como a mais comum representação da Instituição Maçônica. Tanto se apresentou este símbolo compasso-esquadro, que ele é prontamente reconhecido, até mesmo pelos profanos (pessoas não iniciadas na Maçonaria). É o sinal distintivo do Venerável Mestre (Presidente da Loja) uma vez que esotericamente representa a "Justa Medida".

A Justa Medida quer dizer em última análise a Retidão. Faz lembrar aos maçons em geral e a cada instante que todo as suas ações deverão ser plantadas com serenidade, bom senso e espírito de justiça. Faz recordar o compromisso solene assumido pelo iniciado, de sempre agir dentro de uma escola de perfeita honestidade e retidão.

O Compasso é considerado um Símbolo da espiritualidade e do conhecimento humano. Sendo visto como símbolo da espiritualidade, sua posição sobre o Livro da Lei varia conforme o Grau. No Grau de Aprendiz, ele está embaixo do esquadro, indicando que existe, por enquanto, a predominância da matéria sobre o espírito. A abertura indica o nível do conhecimento humano, sendo esta limitada ao máximo de 90º, isto é ¼ do conhecimento. A sua Simbologia ainda é muito mais variada, podendo ser entendido como Símbolo da justiça, com a qual devam ser medidos os atos humanos. Simboliza a exatidão da pesquisa e ainda pode ser visto como Símbolo da imparcialidade e infalibilidade do Todo-Poderoso. É o emblema da geometria, arquitetura, astronomia e geografia. Muito usado na arte medieval e Renascimento. Pode personificar, por extensão, virtudes associadas, como justiça, prudência e maturidade. Como era usado para delinear círculos (de símbolos celestes), associava-se ao esquadro (que significa Terra), em imagens que representa, a relação entre espírito e matéria. Deus, como arquiteto do universo, é aparece com o compasso a estabelecer os limites da Terra ou do tempo. Atributo de Saturno, o que leva a uma ligação inesperada com a melancolia saturna.

O primeiro instrumento passivo e companheiro por excelência do Compasso é o Esquadro, antigo emblema do imperador chinês como Senhor da Terra e depois do mestre da Loja, na maçonaria, com seu ângulo reto a simbolizar o dever do maçom de preservar a moral, a retidão, a justiça e a verdade. Seu desenho nos permite traçar o ângulo reto e, por tanto, esquadrejar todas as formas. Deste modo, é visto como Símbolo, por excelência, da retidão. É também a primeira das chamadas Jóias Móveis de uma Loja, constituindo-se na Jóia do Venerável, pois, dentre todos, este deve ser o mais justo e eqüitativo dos Maçons. O Esquadro, ao contrário do Compasso, representa a matéria; por isso é que, em Loja de Aprendiz, ele se apresenta sobre o Compasso. Predominância da Matéria sobre o espírito. A letra G é o símbolo de Deus, o Divino Geômetra. Uma das razoes de ser tomada como símbolo sagrado da Divindade, é que, com ela, a palavra Deus, se inicia em vários idiomas. GAS, em Siríaco; GADA, em persa; GUD, em sueco; GOTT, em alemão; GOD, em inglês, etc.

DEIXEM SUGESTÕES DE PESQUISA SIMBÓLICADEIXEM SUGESTÕES DE PESQUISA SIMBÓLICADEIXEM SUGESTÕES DE PESQUISA SIMBÓLICADEIXEM SUGESTÕES DE PESQUISA SIMBÓLICADEIXEM SUGESTÕES DE PESQUISA SIMBÓLICADEIXEM SUGESTÕES DE PESQUISA SIMBÓLICA

faal não permite ver os comentários desta foto.

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.