27/02/07 - 01h:35mDenunciar

vício x autocontrole

O que aconteceria com nós se atendéssemos todos nossos desejos até a última conseqüência? Essa foi a pergunta feita hoje pelo professor de ética, André. O desejo é algo que nos falta, que nos dá prazer e que estamos sempre em busca para satisfazê-lo. Mas isso não é possível, porque o desejo não tem fim. Sempre queremos mais e, quando uma pessoa chega a se ver aniquilada, deprimida, vazia de desejos, ela ainda o sente. Só que o desejo é o da morte, o último de todos. O prazer segue a mesma linha de pensamento, não é possível tê-lo a todo momento.



Conhece-te a ti mesmo, esse foi o lema de Sócrates, ou seja, queria dizer que teríamos que nos tornar conscientes da nossa própria ignorância para chegarmos ao ápice da sabedoria, que é o desejo da ciência mediante a virtude.



A virtude é o que conduz o homem a felicidade. E para ser virtuoso todo homem deve controlar suas paixões, ficando cada dia mais atendo do autocontrole. Só erra quem não conhece o autocontrole. O erro é vício. A liberdade é virtude. Quem se controla é feliz.



A ferramenta para medir a ação humana está no próprio homem. Mas somente aquele que possui razão é capaz de encontrar a dose do auto-domínio. O homem deve usar essa razão para controlar sua natureza (desejos, fúrias, paixões violentas e outros). Para Sócrates, o que traz felicidade não são os bens materiais, mas sim o domínio sobre si. Esse é verdadeiramente o homem livre.



Gostei desse pensamento...então, o caminho para ser feliz é ter autocontrole...assim seremos éticos e, com isso, teremos condições de vivermos em cidades (o contrário de Cidade é Selva - nela se vive a lei do mais forte), ou seja, de praticar cidadania.



Aí vai uma música da Pixies que eu gosto...





Pixies - Where Is My Mind? (tradução)



Pare



Com seus pés no ar e sua cabeça no chão

Experimente este truque e gire-a, yeah

Sua cabeça vai colidir mas não há nada dentro

E vc vai se perguntar

"Onde está minha mente?" x3



Lá longe na água,

Vê ela nadando?



Eu estava nadando no Caribe

Animais estavam escondidos atrás das rochas

Exceto o pequeno peixe

Mas me disseram que é aqui que vai falar comigo doçura:

"Onde está minha mente?" x3



Lá longe na água,

Vê ela nadando?



Com seus pés no ar e sua cabeça no chão

Experimente este truque e gire-a, yeah

Sua cabeça vai colidir mas não há nada dentro

E vc vai se perguntar

"Onde está minha mente?" x3



Lá longe na água,

Vê ela nadando?







Pixies

Comentários (5)

jukhouri
1. jukhouri 27/02/2007 - 08h51m

Ju, mto massa essa postagem.. mto mesmo... quando estudei sobre o Budismo, aprendi que esse auto controle é uma das bases dessa religião...
*
"o que é Felicidade? É a ausência de sofrimento, insatisfação. E o que é sofrimento? Sofrimento é o (apego ao) desejo. Enquanto nós nos envolvemos com os desejos, nós sofremos."
Bjo amiga culta...

jukhouri
2. jukhouri 27/02/2007 - 09h06m

É culta sim... e mtoooo... sou sua fã...rsrsrsrsrs....
na verdade, Ju, é só no ano que vem... mas a gente comemora, só pra não desperdiçar a chance de tomar umas e festejar, né...rsrs

3. fernando 27/02/2007 - 10h03m

putz ju muito boa essa postagem, eu até tva precisando refletire sobre isso ultimamente ...parabéns

4. Camila 27/02/2007 - 11h01m

Vc sempre esteve...rsrs
Beijos!!!

maritheusaeverde
5. maritheusaeverde 27/02/2007 - 23h51m

nossa! valeu ahahah
bom o smashing fazer shows... voltar nem sempre é bom... ams eles, na ultima vez que sumiram voltaram com coisa boa... ai é so esperar ne hahaha
e o jesus... pff... mto bom voltar tbm... hahahahah(sera q o papa ta sabendo?)

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.