31/03/06 - 12h:28mDenunciar

Arbitro Cleston Santino - CBF - Jogo Ceará X Icasa

ANÁLISE DE ARBITRAGEM

[ - 11:22:31]

Análise de Arbitragem: Ceará 1 x 0 Icasa tempo normal e 3 x 0 prorrogação.





Assistí na íntegra e no estádio Castelão a partida entre Ceará x Icasa e analiso abaixo a atuação da equipe de arbitragem, pautado,sempre, nas Regras do Jogo e seu "espírito" na aplicação.



1º Tempo:



25 min - Assistente 2 indicou Tiro de Canto para o Icasa, o árbitro assinalou Tiro de Meta, porém voltou atrás e acatou a correta indicação do Assistente 2.



26 min - falata não assinalada pelo árbitro em Vinícius(CEará) próximo a Área Penal do Icasa...o jogador driblou dois adversários e foi derrubado.



27 min - Falta assinalada para o Icasa, na oportunidade o jogadopr Preto(Ceará) deveria ter recebido o Cartão Amarelo, pois empregou força excessiva na disputa de bola.



28 min - Goleiro do Icasa solicitou atendimento médico...jogador Eridon trocou suas chuteiras dentro do campo de jogo e árbitro consentiu...deveria ter saído de campo para colocar seu uniforme e /ou equipamentos em ordem...falha administrativa.



30 min - Assistente 1 indicou Tiro de Canto para o Ceará, mais uma vez o árbitro assinalou Tiro de Meta e teve que retroagir em sua marcação e atender ao correto aceno de seu Assistente.



31 min - 1º gol do Ceará...Normal, porém na jogada imediatamente anterior ao gol, Vinícius "escorou" as costas do jogador Eridon e cabeceou a bola...o defensor do Icasa não pode disputar a bola pois estava sob Vinícius...falta não assinalada pelo árbitro, ffalta esta que originou muita reclamação por parte dos jogadors do Icasa que crecaram o árbitro e protestaram muito. O árbitro estava muito próximo ao lance e nada marcou...errou o árbitro!



33 min - Cartão Amarelo para Preto(Ceará)por derrubar Danilo(Icasa) por trás...acertou o árbitro.



36 min - Cartão Amarelo para Cristóvão por reclamação de uma falta(existente) não marcada pelo árbitro sobre o reclamante.



40 min - Paulinho(Icasa) derruba seu adversário em jogada para Cartão Amarelo, porém o árbitro assinala Tiro Livre Indireto(dois toques) e descaracteriza a infração e com isto não pune disciplinarmente o jogador...errou.

Tiro Livre Indireto(dois toques) deverá ser marcado quando a falta contra seu adversário não tiver contato físico...o que não foi o caso.



42 min - Inverteu a marcação de uma falta para o Ceará, pois quem cometeu a falta foi Cristóvão(Icasa) em Jorge Henqrique(Ceará) , porém assinalou o contrário...errou.



45 min - Placa indica 01 minuto de acréscimo.



Obs: Após a marcação do gol do Ceará e as reclamações pelos atletas do Icasa, pode-se verificar que muitas marcações de faltas foram invertidas e /ou não consentidas, o que provou o estado psicológico do árbitro:Nervoso e Preocupado.



Intervalo previsto pela FIFA e I. Board é de Máximos 15 minutos, porém ontem teve 19 minutos e o Ceará retornou ao campo com 16 minutos e o Icasa com 13 minutos.



Na substituição do jogador do Icasa , seu substituto Ivair, ficou mais de 4 minutos esperando à beira do gramado para adentrar o campo, pois o árbitro só autorizou sua netrada quando a equipe do Ceará retornou ao gramado...Futebol Profissional e nenhum outro existe esta determinação, a Regra do Jogo é clara e informa que apenas o árbitro DEVERÁ ser informado da substituiçõ...mas isto é irrelevante(pelo menos para Santino).



2º Tempo:



01 min - Falta não assinalada em Luiz Fernando(Ceará), árbitro inverteu a marcação e assinalou falta em Ivair(Icasa)...que trocaram empurrões na frente do árbitro que nada fez para puní-los com Cartões Amarelos...assistiu a tudo passivamente, e a coragem?



06 min - Impedimento muito bem assinalado pelo Assistente 1, pois Cristóvão estava adiantado em relação ao penúltimo defensor alvinegro...acretou o assistente.



07 min - Vantagem muito bem aplicada pelo árbitro no ataque do Ceará.



13 min - Impedimento muito bem assinalado pelo Assistente 1 de Ivair(Icasa) pois estava pouco à frente de seu penúltimo defensor...acertou de novo o assistente.



14 min - Alcimar(Icasa) acertou uma cotovelada em Léo(Ceará) fora do lance de jogo, porém Léo ficou quase dois minutos caído sem o árbitro paralisar a partida, e a bola de posse do Ceará e com Icasa...ao sair a bola pela Linha Lateral o jogador Léo ainda estava caído em campo, iniciou-se uma sequência de empurrões, tapas e insultos entre jogadores de ambas as equipes e o árbitro assistiu a tudo passivamente e NENHUM Cartão Amarelo foi aplicado...o banco de reservas do Ceará cobrou do assistente 1 e foram cercá-lo, mas mesmo assim o árbitro não aplicou NENHUM Cartão Amarelo...Omissão foi pouco neste caso!

Lembro aos leitores que se no momento da troca de empurrões entre Ivair(Icasa) e Luiz Fernado(Ceará) o árbitro tivesse tomado as rédeas da disciplina do jogo, todos os demais momentos de reclamações , troca de ofensas e empurrões e até tapas não teriam ocorrido, pois os atletas "sentiriam" que ali estava o ÁRBITRO, a autoridade esportiva que faria cumprir as regras do jogo e coibir atos de violência física e verbal...o que não ocorreu!



17 min - Cartão Amarelo para Eridon(Icasa) num lance confuso, pois Eridon disputou a bola de "carrinho" e acertou a bola, tanto que o árbitro não gesticulou indicando a vantagem(braços abertos e paralelos a frente do corpo) e apenas apontou a bola indicando que o jogador teria atingido a bola e que o lance seria normal...como a bola perdeu-se na sequência pela Linha de Meta(linha de fundo) e assinalou Tiro de Meta...não entendí o porquê deste Cartão Amarelo.



18 min 30 seg - Perdeu excelente Vantagem para o Icasa, em uma falta cometida pelo jogador Juninho(Ceará), falat normal sem gravidade, mas pelo equívoco que cometeu o árbitro"teve" que puní-lo com Cartão Amarelo...prejuízo maior para o Icasa já que Cristóvão partia sozinho em direçlão ao gol e pela frente teria apenas o goleiro Adilson(Ceará)...errou o árbitro duplamente!



19 min - Falta de Totonho(Icasa) em Jorge Henrique(Ceará), jogador agarrou seu adversário pela camisa e deveria ter recebido Cartão Amarelo...omitiu-se o árbitro.



20 min - Falta em Vinícius(Ceará) pela ponta esuqerda de ataque, o jogador faltoso Eridon(Icasa) derrubou-o por trás e merecia Cartão Amarelo...não recebeu o segundo Cartão que fatalmente teria retirado-o do jogo...omitiu-se o árbitro.



22 min - Impedimento assinalado pelo Assist. 1, acertou novamente, pois Cristóvão estava adiantado()1 metro) em relação ao seu penúltimo adversário.



36 min - Assist. 1 indicou saída de bola pela Linha de Meta(linha de fundo) no ataque do Icasa...acertou de novo!



41 min 30 seg - Expulsão de Eridon(Icasa) pelo 2º Cartão Amarelo...correto! A causa de toda a revolta dos jogadores do Icasa foi que no lance imediatamente anterior ao da expulsão de Eridon o jogador Clécio(Ceará) atingiu por trás seu adversário Cristóvão e tanto o árbitro como o assistente não viram e deixaram a jogada prosseguir...erraram ambos! Houve a falta de Clécio...mais uma vez observamos muita confusão, empurrões, tapas e ofensas, jogadores correndo para cima de outros e no meio de tudo isto estava o árbitro Santino assistindo a tudo e sem tomar nenhuma providência disciplinar...entrou banco de reservas do Icasa para retirar Eridon, o goleiro Pitol(Icasa)atravessou o campo de jogo e foi reclamar com o árbitro e depois com o assistente que foi cerdao por todos os jogadores do Icasa...a Polícia Militar teve que agir para proteger o assistente 1 e meus amigos o ÁRBITRO CLESTON SANTINO não aplicou NENHUM cartão Amarelo...extrapolando todos os limites de frouxidão e acomodação...esta foi imperdoável, porém ainda teria mais.



45 min - Placa indica 03 minutos de acréscimo, muito pouco pelo excesso de paralisações ocorridas, teria que no mínimo recuperar 05 minutos...mas e a coragem?



46 min 20 seg - Falta de Juninho(Ceará) em Paulinho(Icasa), na sequência houve empurrões e cotoveladas, o árbitro foi"enérgico" e chamou ambos os jogadores e aplicou Cartão Amarelo apenas em Paulinho(Icasa) e nada para Juninho(Ceará) o que revoltou ainda mais os jogadores de Juazeiro do Norte...se Jununho(Ceará) tivesse recebido cartão Amarelo seria expulso , pois já havia recebido INJUSTAMENTE anteriormente...será que pesou este fato?



47 min 17 seg - Encerrou a partida antes do tempo indicado para o acréscimo...indicou 03 cumpriu 2min e 16 seg...coragem, muita coragem!





1º Tempo Prorrogação:



05 min - Falta de ataque de Alcimar pela ponta esquerda, empurrou as costas do defensor do Ceará e quase consegue a marcação de seu gol...errou o árbitro.



06 min - Impedimento não assinalado pelo Assist 1 de atacante do Ceará, que na hora do chute a gol estava em posição de impediemnto e obstruiu a visão do goleiro do Icasa.



10 min - Gol de Clodoaldo...legal. Cartão Amarelo para Clodoaldo por levantar sua camisa na comemoração do gol.



11 min - Cartão Amarelo para Totonho(Icasa) por aplicar uma cotovelada no rosto de jogador Léo do Ceará...lance típico para expulsão...errou de novo.



13 min - Cartão Amarelo para Léo(ceará) por derrubar o jogador Totonho(Icasa) em retribuição a cotovelada recebida...impunidade gera mais violência.



15 min - Encerrou sem nenhum acréscimo.



2º Tempo da Prorrogação:



05 min - cartão Amarelo para Luiz Fernado por derrubar por trás seu adversário...ficou barato, pois Luiz Fernando(Cearaá) apenas visou as pernas de sey adversário e impediu a jogada de contra ataque do Icasa...errou o árbitro...e a coragem!



06 min 45 seg - Muita reclamação dos jogadores do Icasa(de novo) após a marcação do gol do Ceará, pois na jogada imediatamente anterior a bola foi tomada de Marciano com falta clara não marcada pelo árbitro...todos os jogadores do Icasa cercaram o árbitro, reclamaram, devem tê-lo elogiado muito , o Totonho Nº 5 até tapinhas deu nas costas do árbitro e NENHUM Cartão Amarelo foi aplicado...de novo...Meu Deus fazia tempos que não via tamanha "CORAGEM" em um árbitro...Alex Costa antes de reiniciar o jogo chutou a bola para fora do campo de jogo e recebeu Cartão Amarelo. Clodoaldo novamente levantou sua camisa e desta vez não foi punido com Cartão Amarelo...o que houve, o árbitro não deve ter visto ..claro!



09 min - Totonho(Icasa) agrediu Clodoaldo com uma cotovelada no rosto, árbitro não viu.



12 min - Gol Legal de Vinícius, vinha de trás e assinalou o gol.



Após o encerramento do jogo vários jogadores do Icasa, membros da comissão técnica e até um radialista de Juazeiro foram para cima do árbitro reclamer muito e devem tê0lo elogiado bastante...triste fim para nossos árbitros no campeobnato Cearense 2006...deixaram a CEAF fazer o que queria e deu nisto: Colocou o pior ´[arvitro do estadual para o jogo da semi-final...lamentável!



Por Renan Mobarack.

























Árbitro de fora





O campeonato cearense se aproxima de seu final. Cabe à FCF zelar para que tudo ocorra sem traumas maiores. Por isso se impõe a necessidade de que os jogos decisivos sejam apitados por árbitro de fora. Seria muito melhor. Até os jogadores respeitam mais. Com isso também se garante uma lisura extra e se poupa o quadro de árbitro local das pressões costumeiras. E seria até uma atração a mais. Por aqui, lamentavelmente, ainda graça o passionalismo doentio, principalmente em programas esportivos. Claro que temos – pelo menos dois – árbitros capazes de dirigir a final. Falo de Almeida Filho e Marco Antônio Sampaio, os melhores da temporada 2006. Prevenir no entanto é melhor que remediar. Sem maiores polêmicas, a FCF deveria tomar a iniciativa e impor a arbitragem de fora. Os assistentes podem ser locais.



Não se trata de desprestígio com os apitadores locais, pelo contrário, apenas seria uma providência oportuna e bem recebida por todos. Evitaríamos assim, polêmicas desnecessárias.

Comentários (5)

show8632
1. show8632 31/03/2006 - 12h24m

AEW PASSANDO PRA FORTALECER E DEIXAR MEU SALVE SALVE DE PAZ E TRANQUILIDADES, FIRMAO E SEMPRE DA HORA COMO SEMPRE FLOG MO PIRAÇÃO MANEIRASSO E DA HORA, DESEJO A VC UMA SEXTA FEIRA TRANQUILA DE PAZ , TRIUNFOS, VITÓRIAS E CONQUISTAS E QUE DEUS POSSA SEMPRE ILUMINAR OS SEUS CAMINHOS E DE SUA FAMILIA DANDO MUITAS ALEGRIAS, SAÚDE E FELICIDADES, FICA NA FÉ DE SEMPRE. PAZ HOJE E SEMPRE ENTRE AS NAÇÕES E ORGANIZADAS DO BRASIL E DO MUNDO BOM FINAL DE SEMANA VLWWWW

2. Marcos 31/03/2006 - 14h53m

É uma vergonha!!! Como sempre os árbitros prejudicam as equipes do interior!! Exixte sim um complô para entre a FCF e os árbitros para beneficiarem os times da capital. Taí, como a federação queria: Fortaleza e Ceará na final. Até quando nós vamos ver isso????

3. Verdade!!! 31/03/2006 - 15h47m

Não existi nenhum tipo de complô, que tem uns árbitros perfumados que são fracos mesmo, só tem cara de raivoso em campo, mas na verdade não apita nada. só paparicado pela CEAF e outros para ser o melhor do Ceará. Só pra ter coragem do Dacildo e personalidade do Marcos Brasil falta muito, muito.
Tudbom!!!

allsports
4. allsports 31/03/2006 - 18h16m

aeee cara!
blz?
começaram as votaçoes do grupo A do nosso campeonato
oooooooook???
aparece la e vota!
ooook?
flog r0x
flowwwwwwwwweeeeeeeeeeeeeee

osfanaticosaraucaria
5. osfanaticosaraucaria 1/04/2006 - 17h48m

DAEEEE BROTHER TUDO BEM ???? TO PASSANDO AQUI SÓ PRA RETREBUIR AOS COMENTARIOS Q VC DEIXOU LA NO MEU FLOG SEMPRE Q ESTIVER POR LA EU ESTAREI AKI TBM RETRIBUINDO OK .... PASSA LA TEM FOTO NOVA
VLW

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.