30/12/06 - 09h:22mDenunciar

SBT NOVELAS - RETRÔ -

>



Uma detalhada Retrospectiva das Novelas do SBT em 2006, onde mostra detalhe por detalhe, e muitas informações,

vc não viu em nenhum lugar, só aqui, no flogao/novelassbt

Curta Bastante!



************************

RETROSPECTIVA SBT NOVELAS 2006

************************



O ano de 2006 foi repleto de novelas no SBT. Um prato cheio principalmente para os fãs das novelas mexicanas. Mas, ao mesmo tempo em que a emissora nos presenteou com grandes novelas, os números do ibope começaram a mostrar que as produções latinas perderam telespectadores no Brasil. O crescimento da Record na teledramaturgia, as constantes mudanças de horário no SBT e a falta de originalidade Televisa são os principais fatores da atual má fase das novelas mexicanas no Brasil.



MARIANA DA NOITE:



O ano de 2006 prometia com a estréia da badalada 'Mariana da Noite", novela que foi sucesso em todos os países em que foi exibida, exceto na Argentina. A história de amor proibido entre Mariana e Inácio estreou no dia 16 de janeiro, às 20h30, numa tentativa de salvar o ibope do horário, até então desestruturado com a exibição de "Os Ricos Também Choram", que registrava médias em torno dos 6 pontos. Mas o que já era ruim, ficou ainda pior. A novela não foi aquilo que esperávamos e decepcionou não só no ibope como também os fãs que esperavam a novela. Além disso, o SBT trocou o horário da novela inúmeras vezes além de cortar inúmeros capítulos da trama. Resultado: uma média geral de 4 pontos no ibope.



A FEIA MAIS BELA:



De olho no enorme sucesso que "A Feia Mais Bela" vinha fazendo no México, Silvio Santos estréia a novela, no dia 20 de março, às 6 da tarde. De cara a novela foi um enorme sucesso no SBT, repetindo o desempenho que obtem até hoje no México. Toda esse sucesso foi por água a baixo quando o SBT começou a troca-troca de horário da novela que passou para às 18h30, voltou para às 18h, foi para às 20h45, depois 21h30, com o horário Político foi para ás 22h. Voltou para às 19h com o término de Cristal. Atualmente a novela entrou em sua nova fase e recuperou a vice-liderança no ibope com média de 9 pontos no ibope e picos de 12. Vale destacar o show de interpretação da atriz Angélica Vale que, com todo o seu "charme", faz a novela se tornar cada dia mais divertida.



E AS NOVELAS DAS TARDES DO SBT?



Os horários de novelas no início da tarde continuaram em 2006. Para substituir o êxito da reprise de "Café com Aroma de Mulher", que por diversos momentos deixou o SBT em segundo lugar, e foi pouquíssimamente cortada, foi exibida durande cerca de 6 meses; o SBT escala a inédita "Laços de Amor", protagonizada pela atriz e cantora Lucero. A novela foi produzida pela Televisa em 1995 e engavetada pelo SBT desde então. Devido ao seu êxito mundial da novela o SBT a exibe na tentativa de manter o ibope no horário. A novela que poderia estar na lista de fenômenos do SBT estreou na época errada e na hora errada. Com pouca divulgação e distante da realidade atual das novelas, "Laços de Amor" foi um enorme fracasso sendo mutilada pelo SBT. Mesmo assim, segundo telespectadores, a novela foi uma das melhores produções exibidas este ano na emissora. Destaque para Lucero que interpretou magistralmente as trigêmeas Maria Paula, Maria Fernanda e Maria Guadalupe. O final ambígüo da novela também merece destaque.



Após o fracasso de "Laços de Amor" o SBT busca no seu acervo de sucessos a reprise da novela infantil "Cúmplices de um Resgate". Na estréia, dia 10 de julho, a trama registrou média de 12 pontos no Ibope e assim se manteve durante seus primeiros capítulos. Mas, inesplicavelmente, o ibope da novela foi caindo e hoje custa para chegar aos 7 pontos no ibope. Ao menos, mantém a vice-liderança no horário. Esse desempenho atual da trama, talvez demostre que a novela não merecia uma reprise, uma vez que existem novelas de Maior êxito que essa para serem reprisadas.



Já, para subsitituir "Canavial de Paixões", o SBT escala a recém acabada "Rubí", Grande Sucesso da emissora em 2005.

Como era de se esperar o sucesso não se repetiu completamente; A novela protagonizada por Bárbara Mori manteve a vice liderança para o SBT, registarva médias entre 5 e 7 pontosm mas só subindo nos capítulos finais quando chegou a 9 pontos e picos de 10.



Já que as reprises não deram muito certo, que tal tertar uma novela inédita ? E foi isso que o SBT pensou quando escolheu "Feridas de Amor". Protagonizada por Guy Ecker e Jaqueline Bracamontes, a novela não foi nenhum fenômeno de audiência, mas ganhou a simpatia do público e crítica em todo o México, devido a sua história, elenco, atuações e produção caprichada.

Além disso, seu desempenho no exterior também não foi ruim. Baseado nisso o SBT escala a novela para substituir "Rubí". Nas primeiras semanas a novela competia com a reprise de "Louca Paixão", da Record. O resultado foi animador: média de 7 pontos contra 3 da emissora concorrente. Esse resultado rendeu uma matéria no jornal "Folha de SP". No entanto, a novela que parecia ser um sucesso viu seu ibope despencar para 4 pontos, tavez devido a falta de agilidade nos acontecimentos da trama. O SBT, ameçado pela Record que, hoje, com a exibição do "Tudo a Ver - 1° edição" no horário, atinge a vice-liderença, editou a novela em capítulos de 30 min. Os Cortes na trama deram mais gás à novela que, que em sua fase final, se estabilizou nos 5 pontos no ibope, voltando a dividir a vice-liderança com a Record.



CRISTAL:



Pensada para substituir 'Mariana da Noite", no horário das 20h30, o SBT produz o remake de "Cristal", novela venezuela de grande sucesso mundial, que lhe rendeu, também, a versão mexicana "O Privilégio de Amar", produzida pela Televisa em 1998 e exibida pelo SBT, com grande sucesso, em 1999 e reprisada em 2002. Herval Rossano, foi contratado a peso de ouro para fazer de "Cristal" a melhor produção do SBT. No dia 5 de junho, às 19h e não mais às 20h30, estréia "Cristal". O primeiro capítulo, que registrou média de 9 pontos com picos de 12, fez o SBT ter esperanças de recuperar a vice liderança no horário, até hoje conquistada pela Record. Mas, no decorer dos capítulos, o ibope da novela DESPENCOU, chegando a amargar 4 pontos de média. Resultado: Herval Rossano demitido. Com isso, David Grimberg assume a trama com o objetivo de aumentar os índices. Além disso, Silvio Santos manda o diretor seguir o roteiro original da novela. Os índices aumentaram timidamente, estacionando na casa dos 7 pontos. Com isso, espera-se que o SBT aprenda que novela adaptada não dá certo. No entando, não podemos deixar de destacar as excelentes interpretações das atrizes Bianca Castanho, Bete Coelho, Marisol Ribeiro e Bárbara Paz; ótimos personagens que vão deixar saudades...



MINISSÉRIE: PÁSSAROS FERIDOS



Também neste ano, o SBT decidiu voltar com a Minissérie de Grande Sucesso Pássaros Feridos no dia 02/10 ás 21h30;

Esta foi a 3º exibição da série que subia e descia no ibope.

As exibições anteriores arrebentaram,

a 1º chegou a ganhar da GLOBO, mas por o SBT não souber usa-la, ou porque não voltou no momento certo, ou porque já estava bem antiga e não conquistou novas pessoas, o sucesso não se repetiu nenhum pouco.

Muita divulgação não deu muito sucesso.

O 1º episódio registrou 10 pontos contra 8 da record,

ai foi descendo e subindo...

Fechando o mês total de exibição com 9 pontos contra 8 da record,

o horário foi muito badalado e não conseguiu deixar o SBT com o 2º lugar reservado, mas subiu um pouco a audiência.



APÓS...



Após o fracasso de "Cristal", Silvio Santos decide dar um tempo às produções nacionais e escala a mexicana "Mundo de Feras" para substituir a trama de protagonizada por Bianca Castanho. No entanto, a novela não chegou a estrear e, no horário, o SBT escalou, como tapar-buraco, a novela "Rebelde", que já foi um fenômeno de audiência, mas devido às constantes trocas de horário, hoje amarga o terceiro lugar no ibope. Enquanto "Rebelde" tapa esse buraco no horário, o SBT anuncia sua nova produção em parceria com a Televisa: o remake de "Maria Mercedes", estrelada no México pela atriz e cantora Thalía. A protagonista da versão brasileira será Bárbara Paz e a estréia está prevista para março de 2007 às 20h30.



Enquanto isso, a teledramaturgia do SBT continua, timidamente, com as gravações do programa "Minha Vida é uma Novela", uma versão brasileira do programa "Casos da Vida Real", da Televisa, também exibido pelo SBT á pouco tempo, mas deve voltar.

Para fechar o ano, o SBT surpreende seus telespectadores ao anunciar a reprise de "As Pupilas do senhor Reitor" e "Marisol". Essas novelas iriam estreiar no dia 4 de dezembro, mas foram canceladas por algum motivo que desconhecemos. A primeira delas seria exibida - e até chegou a ser anunciada - às 19h em substituição a novela "Rebelde". A segunda reprise, primeiramente, seria exibida às 15h, mas também foi cogitada para às 21h ou 22h. Hoje, sabe-se que "As Pupilas do Senhor Reitor" retornou à grade do SBT na segunda-feira, dia 11 de dezembro, às 7 da noite. Mas já foi cancelada mesmo já no ar, desapareceu sem deixar rastros com apenas 4 capótulos. Já "Marisol" saiu da gaveta e está de volta na próxima segunda 15:30, a novela tem como protagonista a atriz Bárbara Paz, a "Maria Mercedes" do SBT.



....



Com todas essas mudanças fica difícil acreditar num futuro promissor para o SBT e para as novelas mexicanas aqui no Brasil. Por isso, resta-nos assistirmos aquelas que ainda estão no ar e torcermos para que os tempos de glória retornem. Difícil...



Todo o conteúdo: By Portal das Novelas e Notícias do SBT



ADD JÁ O

NOVELAS E NOTÍCIAS DO SBT aos seus favoritos!

Clique em Favoritos, e selecione a primeira opção.



Pronto! Agora sempre que vc acessar terá uma notícia quentinha do SBT!



Acesse:

www.flogao.com.br/novelassbt



E veja nossa página atual com as últimas notícias da emissora!

Comentários (0)

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.