08/10/05 - 01h:51mDenunciar

Organelas e suas funções!

Organelas e suas funções:



*Retículo endoplasmático:- conjunto (rede) de canalículos, pequenos vacúolos ou cisternas de natureza membranosa (lipoprotéica).



Tipos:

RE liso ou agranular e RE rugoso ou granular ou ergastoplasma.



Funções:

- Síntese de proteínas (RE rugoso), síntese de lipídios (RE liso ), local de armazenamento, distribuição , inativação e eliminação de substâncias.



*Complexo de Golgi ou sistema Golgiense:- conjunto de bolsas ou cisternas membranosas , achatadas e empilhadas, tendo ao redor (lateralmente) pequenos vacúolos ou vesículas que se desprendem por brotamento( os lisossomos ). Nos vegetais, fragmentado em porções menores são denominados de dictiossomos.



Funções:

Secretora ( síntese de glicoproteínas ou formação do fragmoplasto quando da divisão da célula vegetal-lamela média, síntese de lipídios, principalmente esteróides ) , formação dos lisossomos , formação do acrossomo do espermatozóide.





*Lisossomos:- São vesículas originadas do retículo endoplasmático e do complexo de Golgi, contendo enzimas hidrolisantes ou digestivas ,dispersas no citoplasma de células animais.



Funções:- Digestão intracelular , autofagia ( quando uma estrutura da própria célula é destruída-digerida, podendo suas substâncias serem reaproveitadas) e autólise ( após a morte, as células do organismo entram num processo de autodestruição ou em organismos que sofrem metamorfose, o desaparecimento de determinados órgãos ou partes do corpo, como o desaparecimento da cauda dos girinos, larvas de sapos.





*Ribossomos:- São pequenos grãos não membranosos, presentes em todas as células, ricos quimicamente de proteínas e RNAr, constituídos de duas subunidades.



Função:- Síntese protéica.





*Plastos ou plastídeos:- Orgânulos típicos de células vegetais. São classificados em leucoplastos ou plastos incolores e cromoplastos ou plastos coloridos. São exemplos de leucoplastos: proteoplastos, amiloplastos, oleoplastos, enquanto os cromoplastos mais comuns são: os cloroplastos, .xantoplastos, carotenóides, etc.



Função:- Leucoplastos armazenam os produtos da fotossíntese( carboidratos, lipídios , proteínas de reserva ). Já os cromoplastos, participam diretamente da fotossíntese.





*Mitocôndrias:- Estrutura membranosa de forma variável ( esférica ou de bastonete ) , constituída de duas membranas, cristas mitocondriais e matriz mitocondrial, com capacidade de auto-reprodução.



Função:- Participam da respiração celular ( segunda e terceira etapas da respiração aeróbia, respectivamente o ciclo de Krebs , que ocorre na matriz mitocondrial e cadeia respiratória, que se da nas cristas mitocondriais ), cujos produtos finais são CO2 , H2O e 38 moléculas de ATP.





*Microtúbulos:-Finos tubos protéicos ( tubulina- proteína globular) dispersos pelo citoplasma.



Função:- Presentes nos filamentos do fuso mitótico e na estrutura dos cílios e flagelos ( estruturas vibráteis ).





*Centríolos:- São dois cilindros, um perpendicular ao outro, sendo que cada centríolo possui 9 trincas de microtúbulos pararelos.



Função:- Participa da divisão celular ( orienta a disposição das fibras do fuso mitótico e a distribuição dos cromossomos ) e participa da estrutura interna dos cílios e flagelos.





*Peroxissomos:- São vesículas membranosas, encontradas em vegetais , animais , certos fungos e algas.



Função:-Função depuradora, decomposição da água oxigenada ou peróxido de hidrogênio pela ação da catalase , além de possuir outras enzimas que degradam o etanol e certos radicais livres.





*Vacúolos:- Pequenas bolsas que podem armazenar substâncias (vacúolos de reserva ) ou promover a digestão intra celular ( vacúolo digestivo ) ou ainda o vacúolo pulsátil (protozoário-paramécio).



*Gliossomos:- Organelas semelhantes aos peroxissomos, econtradas em células vegetais, cujas enzimas transformam lipídios em açúcares, para a produção de A

Comentários (0)

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.