21/10/09 - 22:31Denunciar

PLANO DE CURSO – 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

ESCOLA GREEN AYES
RUA: dos Saberes - Nº 007 - Campinho
CIDADE: Porto Seguro – BA CEP: 45810-000

ABORDAGEM:
No mundo atual, onde o indivíduo esta sempre em busca de conhecimento e habilidades, torna-se fundamental considerar suas experiências e competências individuais, para que este se aproprie de forma eficiente, o conhecimento oferecido.
Nossos alunos, base fundamental da sociedade atual e vindoura, chegam à escola carregada de informações e habilidades vivenciadas no seu cotidiano. Sendo assim, abordagem construtivista é a que melhor contempla esse trabalho, uma vez que a mesma define a aprendizagem, ou seja, os aprendizes constroem o conhecimento a partir de suas experiências individuais e interações com o meio. Desta forma, é mais que natural relacionarmos essas prévias competências com os ensinamentos do curso, de forma ampla, útil, tangente e voltada para sua realidade, construindo seu conhecimento a cada dia.

DEMANDA:

Nosso público alvo são crianças com idade de 06 a 08 anos de classe média e baixa, oriundos da zona urbana e rural, a maioria é integrante de família de baixa escolaridade e renda.

OBJETIVOS:

Ao termino do ano letivo os alunos deverão ser capazes de:
Ler, escrever e interpretar textos variados;
Identificar e escrever os algarismos de 0 a 10;
Resolver situações de problemas simples;
Reconhecer formas geométricas simples;
Conhecer aspectos relacionados ao meio em que vive;
Preservar o meio ambiente.
Tudo isso proporcionado pela base da boa convivência, harmonia e respeito no verdadeiro saber de como é e o que é ser cidadão.

NECESSIDADE INSTRUCIONAL:
Para que os objetivos sejam alcançados, será necessário levar em conta a inclusão social, combater o preconceito nas suas mais variadas formas, elevar a autoestima, desenvolvendo a afetividade promovendo com isso, a interação do sujeito com seu meio onde o mesmo aprenda a respeitar e ser fazer respeitar nas diferenças, adquirindo assim, hábitos e atitudes saudáveis para seu desenvolvimento, interpretando sua realidade, aproveitando seu conhecimento ,interagindo com o meio possibilitando a troca de conhecimento.



AVALIAÇÂO:
Considerando a avaliação como um processo contínuo, a mesma será desenvolvida levando em consideração o conhecimento prévio do aluno, respeitando as especificidades de cada um. Desta forma, serão considerados nos aspectos quantitativos (provas e trabalhos) e qualitativos com base na observação, pesquisa, diálogo...

4- TERCEIRA ATIVIDADE PROPOSTA PELO PROFESSOR SÉRGIO, NO SEGUNDO ENCONTRO (09/10/2009- sexta), EM TEORIA DA APRENDIZAGEM:
4.1-FAZER UM PLANO DE AULA (UMA MATÉRIA) DE ACORDO COM SEU PLANO DE CURSO;
4.2-FAZER UM PROJETO ( MATÉRIA QUALQUER), PARA SER APRESENTADO E EXECUTADO NA SUA ESCOLA.
4.1- Modelo de plano de aula para alunos da alfabetização.
DISCIPLINA: Português
DURAÇÃO: 2h
OBJETIVO: Desenvolver o conhecimento do assunto abordado de maneira lúdica e prazerosa.

CONTEÚDO: Classificação quanto ao número de sílabas.

RECURSOS DIDÁTICOS: Barbante, cola, tesoura, papel, canetas, caderno, lápis, borracha, quadro de giz.
PROCEDIMENTOS:
Explicar para os alunos sobre como classificar as palavras segundo o número de sílabas.

Usando as laterais de um canto da sala ou do próprio quadro-de-giz colocar barbante (cordão) estirado nas suas extremidades.

Confeccionar na cartolina as silaba das palavras que deseje formar e pendurar no barbante de modo embaralhado.


Solicitar aos alunos que individualmente vá até o varal e tente descobrir qual palavra forma na seqüência correta e classificá-la de acordo com o número de sílabas. Por exemplo, AS + CA = CASA, possui 2 sílabas, então ela é: dissílaba.

Auxiliar os alunos que possuírem dificuldades.

Após usar o recurso incentivador pedir para que falem outras palavras do seu cotidiano e classifique-as.

AVALIAÇÃO:
Observar e registrar o desempenho dos alunos através do recurso para a compreensão do assunto bem como a pronúncia correta das palavras.

Comentários (1)

ralimestrado2009
1. ralimestrado2009 22/10/2009 - 10h:36

C:

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.