10/04/06 - 17h:20mDenunciar

O CAMINHO DOS CURRAIS


O CAMINHO DOS CURRAIS



O "Caminho dos Currais", ou "Caminho do São Francisco", ou ainda "Itinerário do São Francisco" foi construído para a comercialização do gado que descia dos "currais" do sertão em direção ao interior mineiro. No século XVII os baianos e pernambucanos inauguraram esta verdadeira saga dos currais, espalhando fazendas de gado ao longo do Rio São Francisco.


No século XVIII, com a descoberta das minas, trataram logo de abrir caminhos para o abastecimento deste novo e promissor mercado de consumo. O paulista Alferes Antônio Gonçalves Figueira, fundador da Fazenda de Montes Claros e de várias outras da região, teria começado a abertura de "estradas para Serro, Sabará e Pitangui, passando a alimentar as minas".


Saindo do norte mineiro, este histórico caminho possuía diversas variantes e bifurcações, tanto para o lado norte (produtor) quanto para o lado sul (consumidor). Partindo dos currais, com saídas de Tremedal (Monte Azul), Morrinhos (Matias Cardoso) e Rio Pardo, este caminho passava por Santa Maria, Peixe Brabo, Tapera (de onde saía uma bifurcação para Goiás), Boa Vista (Bocaiúva), Itacambira, Santa Cruz, Pé do Morro, Remanso, Tijuco (Diamantina) e finalmente a Vila do Príncipe (Serro), de onde continuava através da antiga Estrada Real, até a capital Vila Rica e os demais destinos do gado sertanejo.


As dificuldades criadas pela rígida legislação do Distrito Diamantino levaram à busca de outros itinerários. Assim, o caminho que vinha de Montes Claros em direção a Curvelo passou a se tornar uma nova opção. De Curvelo, rodeando as fronteiras do Distrito, o gado tomava o caminho para o registro de Galheiro, de lá atravessando a Serra do Espinhaço, por Pouso Alto (Presidente Kubitschek), chegando até o Serro. "Até meados do século XIX, essa era a única ligação entre a Capital e o norte da Província" (Edilane Carneiro)



Mapa: Antiga Comarca do Serro Frio com o "Caminho dos Currais"

Foto: "Pouso de Tropas", de Rugendas

Música: "THE FOOL ON THE HILL" - The Beatles

Fonte: "GUIA DO SERRO"






GUIA DO SERRO em livro
Se você quer ter todas as informações deste Flogão em livro, pode pedir o "GUIA DO SERRO". É só entrar no link abaixo:
GUIA DO SERRO





O Serro tem tudo isto e muito mais.

• VEJA MUITO MAIS COISAS SOBRE O SERRO NO SITE: GUIA DO SERRO




A NATUREZA, A ARQUITETURA E OS BENS CULTURAIS DO SERRO TAMBÉM SÃO SEUS. AJUDE A PRESERVÁ-LOS.
.
.
.
.

Comentários (0)

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.