Blog

Curiosidades da banda

por shaamaniaca em 08/07/06 - 03h:15m

* O Shaaman é uma dissidência do Angra, contando com três dos seus cinco integrantes originais, que se separaram em 2000, depois de vender 1,5 milhão de cópias juntos. O primeiro CD do Shaaman, "Ritual" já passou de 300.000 cópias vendidas no mundo todo e foi lançado em mais de 15 países.

* Após o lançamento de "Ritual", seu primeiro álbum, o Shaaman liderou as premiações em revistas de rock do mundo inteiro, em países como Grécia, Itália, Japão, Espanha, França, Argentina e México. No Brasil, o Shaaman recebeu praticamente todos os prêmios da mídia especializada, incluindo-se a enquete realizada pelo Folhateen, da Folha de São Paulo, onde ficou em primeiro lugar disparado na frente de grupos como Capital Inicial, Titãs, KLB e Tribalistas como o melhor de 2002.

* O vocalista Andre Matos nascido no ano de 72 fala 6 idiomas. Ele morou dois anos na Alemanha. É maestro formado em regência e composição, além de ter se graduado em piano clássico e canto lírico. Fez seu primeiro show de rock com o grupo Viper aos 13 anos de idade no lendário teatro Lira Paulistana. Desde essa idade se dividiu entre o rock e a música clássica, quando ingressou na faculdade de música.

* A palavra shaman é de origem siberiana e quer dizer “aquele que enxerga no escuro”. No Brasil os shamans, também grafado como xamãs, são em sua grande maioria representados pelos pajés indígenas. O nome da banda foi escolhido por Luis Mariutti por ter uma referencias ao trabalho que os músicos vinham desenvolvendo, já que “The Shaman” é o nome de uma música presente do álbum Holy Land da banda Angra e composta por Andre Matos. Em 2005, buscando evitar futuros problemas jurídicos a banda consulta um genuíno xamã e após sua orientação a banda decide alterar o nome acrescendo um “a” e passando a chamar-se Shaaman.

* Hobbies:
O vocalista Andre Matos pratica vôo livre (paraglider).
O baixista Luís Mariutti é lutador de boxe tailandês.
O hobby do baterista Ricardo Confessori (considerado por muitos o mais "rebelde" e tatuado) é... jardinagem! Explica-se: Ricardo vivia em um sítio isolado, no interior de São Paulo.
Já o tecladista Fábio Ribeiro é um exímio praticante de jogos eletrônicos e pressionamento de mouse... (como o mesmo costuma dizer).

* Em 2003 Andre Matos foi o campeão absoluto de e-mails no programa "De Frente com Gabi", feito ainda hoje não superado, mas que voltou a se repetir no site do programa, onde houve a votação que escolheria os melhores programas para as reprises de final de ano.

* Baterista e baixista foram confundidos com mendigos em Munique, Alemanha.
- Estávamos em uma lavanderia quando entraram duas moças conversando em português: "Olha só esses dois... aqui na Europa tem cada coisa... Será que são mendigos ou hippies???".
No que prontamente, Ricardo respondeu: "eu sou o hippie!!!"

* Uma discussão iniciada com o técnico de som quase termina em assassinato da banda inteira no interior do México, onde o contratante local cercou o hotel com seus capangas.

* Antes de ser baterista, Ricardo começou aprendendo trompete, quando serviu ao exército.

* A banda foi expulsa de um hotel em Milão, que era de propriedade de chineses e que chamaram a polícia. Por causa disso, perderam o vôo para Paris e tiveram que se virar para colocar 950kg de bagagem e equipamentos no trem em apenas 10seg. (recorde mundial!).

* A banda gravou um videoclipe (Fairy Tale) tendo como musa a modelo Pietra Ferrari, a mesma dos antigos comerciais da Kaiser. Ela interpretou o papel de uma fada. Andre teve de gravar a cena final ao seu lado e acabou apelando para um caixote de madeira para poder igualar-se à estatura da modelo!

* O avião o qual a banda viajava passou por uma pane em pleno vôo sobre o Atlântico, o avião foi obrigado a retornar ao Brasil, pois uma das turbinas estava perdendo combustível. O piloto, ao final, pedia para todos rezarem e agradecia por confiarem na empresa aérea (Varig). Em quem mais poderiam confiar àquela altura?
Desde então o guitarrista Hugo e o vocalista Andre tem verdadeiro pânico de avião. Apesar disso, Andre continuar praticando vôo livre.
-"Lá, sou eu quem está no comando", esclarece Andre.

Hugo e Andre também passaram recentemente por mais um aperto num vôo de Paris a Madrid, havia uma suspeita de bomba a bordo. O avião foi evacuado e, surpreendentemente, alguns passageiros que embarcaram simplesmente haviam desaparecido. Foram momentos de puro suspense. Algumas bagagens foram destruídas e o vôo prosseguiu "normalmente"...

* A música "Fairy Tale" foi escolhida como tema do personagem principal da novela "O Beijo do Vampiro", o vampiro Boris, interpretado por Tarcísio Meira. Tarcisio comentou entusiasticamente sobre a música e sobre o grupo no programa Video Show da Rede Globo, mas acabou não aceitando o desafio de aparecer vestido de vampiro num show do Shaaman. O diretor Marcos Paulo, no entanto, foi assistir à uma apresentação no ATL Hall, no Rio e fez vários elogios à imprensa (revista Caras), dizendo adorar o som pesado da banda. A atriz Isabela Garcia também esteve presente e declarou-se fã confessa da banda.

* A faixa instrumental de abertura do CD "Ritual", "Ancient Winds", também é tema de abertura do longa-metragem "Acquaria", de Flávia Moraes, estrelado por Sandy & Junior, que estréio em 2004. Comenta-se que Junior também declarou ser fã da banda e que teria estado, incógnito, no show do Credicard Hall em São Paulo. (de fato, o público metaleiro não é exatamente o seu público). Isso tudo começou depois que Xororó visitou o escritório de Max Pierre, da Universal Music e, ao ouvir pela primeira vez o CD do Shaaman, resolveu levá-lo imediatamente de presente aos filhos.

* Em dezembro de 2003, o Shaaman lançou o seu primeiro DVD ao vivo, com cenas de toda a turnê e da mega produção que fizeram em abril 2003, no Credicard Hall em São Paulo. Este show foi o recorde de lotação da casa, ficando atrás apenas de Sandy & Junior e Djavan. Contou também com a participação de vários músicos internacionais, como Andi Deris e Michael Waiketh do Helloween, o vocalista alemão Tobias Sammet, o guitarrista Sascha Paeth, George Mouzayek, além do próprio Marcus Viana.

* O Shaaman foi a primeira banda de rock pesado a se apresentar na capital Mato-grossense, que até então, nunca havia recebido um espetáculo equiparado. O show ocorreu no dia 14/11/05 no Sesi Park em Cuiabá. Diferente do que todos imaginavam, o público surpreendeu a todas as expectativas e compareceu em peso, transformando o primeiro show de Metal de Cuiabá em um grande evento com mais de cinco mil pessoas.

* A banda foi convidada a se retirar do palco, tendo o show subitamente interrompido após um coronel da polícia militar, morador das redondezas do clube onde ocorria a apresentação, gentilmente ameaçar a administração do clube. Esse não foi o primeiro show da banda a ser interrompido, no sul do país, um organizador local esquecendo-se das restrições de horários do teatro onde ocorreria a apresentação, resolveu colocar algumas bandas de abertura, não sobrando tempo hábil para o show da banda principal.

Ancient Winds:
Qual foi a idéia na qual o ShaAman lançou o disco "Reason" completamente diferente do "Ritual" ?

O ShaAman, queria que o segundo disco (Reason) não fosse igual ao primeiro (Ritual), segundo eles o segundo álbum foi tão bem aceito quanto o primeiro. O Reason, teve a idéia de chocar um pouco no inicio mas conforme a pessoa se acostuma,não quer mais parar de ouvir....

Por que da banda ter um só guitarrista ?

Por que da muito mais espaço para serem colocadas muito mais coisas no arranjo, criar mais em cima da música.
Flui melhor o som, ficando menos preso.....sendo isso, o responsável pelo som do ShaAman ser um som bem mais pesado e com um feeling inigualável.

Por que da mudança de gravadora...da Universal Music para a Deckdisc ?

Um dos motivos foi que o Shaaman mudou para a Deckdisc, visando
uma melhor distribuição para os pequenos lojistas,o que é importante no mercado deles,e que a Universal não cobria,pois só fazia as distribuições em grande quantidade.

Qual o método de composição na qual o ShaAman usa ?

Cada integrante vem com uma idéia própria....mas o que acontece na maioria das vezes é: Eles fazem a música primeiro,a melodia logo em seguida e a letra ficando por último ...

Por que do ShaAman não tocar algumas músicas do Angra como por exemplo : Carry On,Nothing To Say, Street of Tomorrow ?

Eles se identificam com algumas músicas do Angra na qual eles possam tocar...que é o caso da "Lisbon". Segundo a banda esta é uma música que tem mais haver com o estilo do ShaAman.
Até por que, o ShaAman tem o disco novo (Reason) para mostrar no show, que na qual estão muito boas ao vivo...

Onde o Andre Matos fez Faculdade de canto ?

O Andre Matos fez duas faculdades de canto: Primeiro ele fez na "Santa Marcelina-SP) e o seu último ano de curso ele fez na FAAM.

Como será a gravação do DVD do segundo álbum "Reason" ?

O novo DVD do ShaAman, está para ser na verdade um grande "making of". As gravações para o novo DVD do ShaAman ja haviam começado, desde do inicio do processo de gravação do álbum , e eles estão guardando todos os materias para, que possam ser editados.
Contendo no DVD, imagens da gravação do CD, os primeiros shows da turnê...até os grandes shows da turnê, inclusive os shows no exterior.
Na verdade,será um grande documentário com 2 horas de duração.
Sendo um DVD completamente inovador, e que fará um grande sucesso no público de ShaAman no Brasil e no mundo.

Ver todos