30/05/06 - 16h:20mDenunciar

ORIGENS DO SUBDESENVOLVIMENTO

Os países do Terceiro Mundo são subdesenvolvidos, não por razões naturais, mas por razões históricas. Circunstâncias históricas desfavoráveis, principalmente o colonialismo político e econômico que manteve estas regiões à margem do processo da economia mundial em rápida evolução. O subdesenvolvimento não é a ausência de desenvolvimento, mas o produto de um tipo universal de desenvolvimento mal conduzido. O subdesenvolvimento é o produto da má utilização dos recursos naturais e humanos realizada de forma a não conduzir à expansão econômica e a impedir as mudanças sociais indispensáveis ao processo da integração dos grupos humanos subdesenvolvidos dentro de um sistema econômico integrado. O subdesenvolvimento é produzido como conseqüência da evolução capitalista. Os países em desenvolvimento estão, em maioria, na África, Ásia, América Latina e vários países ex-socialistas.

Quase todos foram colônias de exploração no passado. As riquezas retiradas das colônias permitiram maior acúmulo de capital na Europa. Com a Revolução Industrial, as potências se expandiram às custas dos menos desenvolvidos; mais tarde, com o Imperialismo, aumentou a exploração e, após a Segunda Guerra Mundial, passou a haver o Imperialismo econômico, dominando financeiramente.

Os países "subdesenvolvidos" podem ser agrários, ou industrializados. O fato de ter indústria não significa, necessariamente, que o país seja desenvolvido. A produção pode ser de baixa tecnologia, ou, mesmo que bem desenvolvida, o país pode ter, ainda, muitas desigualdades sociais internas.

Os países subdesenvolvidos industrializados desenvolveram sua indústria após a Segunda Guerra Mundial. Uma parte foi a partir das décadas de 50 e 60, e desenvolveram-se à custa de endividamento econômico externo. Possuem riqueza e modernidade, mas violentas desigualdades sociais. Ex.: Brasil, México, Argentina. Outra parte desenvolveu-se a partir da década de 80, passando a produzir produtos baratos e de baixo nível tecnológico. São os chamados tigres asiáticos - Hong Kong, Coréia do Sul, Taiwan, Cingapura - e os novos tigres: Malásia, Indonésia, Filipinas, Tailândia. Só através de uma estratégia global do desenvolvimento, capaz de mobilizar todos os fatores de produção no interesse da coletividade, poderão ser eliminados o subdesenvolvimento e a fome da superfície da terra.

Comentários (0)

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.