15/04/09 - 08:38Denunciar

Novela Dancin' Days - Parte 2

Acima, alguns personagens da novela.

Hoje, atores consagrados e reconhecidos pelos seus talentos.

Produção:

- Mário Monteiro assinou a cenografia de Dancin’ days. Para a trama, ele criou três cenários fixos: a discoteca, o apartamento de Yolanda e a casa de Celina e Franklin. Foram montados também nos estúdios da emissora vários cômodos: 12 quartos, quatro banheiros, 14 salas de jantar, 16 salas de estar, uma loja de antiguidades e uma academia de ginástica. Algumas gravações externas foram realizadas na discoteca Hippopotamus, no Rio de Janeiro.
- Os figurinos de Dancin’ days foram assinados por Marília Carneiro. Para a mudança da personagem Júlia Matos, a figurinista lançou as meias lurex com sandálias de salto alto fino e criou uma calça de jogging de cetim com listras laterais, para completar o visual que consagrou a novela.
- Marília Carneiro chegou a fazer uma visita ao presídio feminino Talavera Bruce, em Bangu (RJ), para pesquisar a composição do visual da personagem Júlia Matos no início da trama. A atriz Sônia Braga teve os dentes escurecidos para reproduzir a aparência de uma mulher que passou mais de dez anos na penitenciária.

Curiosidades:

- O tema da novela foi sugerido pela autora Janete Clair para Gilberto Braga, depois que ela assistiu a um Globo repórter sobre a vida de mulheres numa penintenciária.
- Dancin’ days também foi inspirada em Os embalos de sábado à noite, com John Travolta. O filme levou seis milhões de espectadores ao cinema e impulsionou o sucesso das discotecas na década de 1970.
- A Frenetic Dancin’ Days foi inserida na história da novela por causa do sucesso da discoteca criada na Gávea, no Rio de Janeiro, pelo produtor musical e jornalista Nelson Motta.
- A personagem Yolanda Pratini seria interpretada, inicialmente, por Norma Bengell. Porém, a atriz se desentendeu com Daniel Filho, e Joana Fomm, que faria Neide, a empregada de Celina, assumiu o papel. A atriz Regina Vianna foi chamada, então, para interpretar a personagem Neide.
- A novela foi tema de uma reportagem da revista norte-americana Newsweek, em novembro de 1978. A matéria destacava a influência da novela sobre os hábitos de consumo dos telespectadores, como, por exemplo, o sucesso das meias coloridas de lurex, na época, entre as mulheres.
- A história de Dancin’ days mobilizou milhares de telespectadores em todo o Brasil. A novela, além de lançar modismos, acabou promovendo alguns produtos como águas de colônia, sandálias de salto fino e a boneca Pepa, companheira da personagem Carminha. A fábrica chegou a vender 400 mil unidades do brinquedo.
- Em janeiro de 1979, a socialite carioca Leda Castro Neves construiu uma discoteca em sua mansão na Barra da Tijuca e distribuiu convites nos quais conclamava fãs de Dancin’ days a comparecerem vestidas como os personagens da novela e realizassem o sonho de participar de uma das noites de festa e diversão que eram mostradas a cada capítulo. Dezenas de colunáveis atenderam ao chamado e passaram a freqüentar a mansão dos Castro Neves. As mulheres vestiam peles de onça, calças de cetim, lamês e tecidos prateados semelhantes aos que a protagonista Júlia usava na novela.
- Os telespectadores freqüentemente confundiam com a realidade o que viam nos capítulos de Dancin’ days. Joana Fomm recebia quase diariamente insultos e até propostas indecorosas por telefone, por conta das maldades de sua personagem, Yolanda. Em entrevista na época, Gilberto Braga confessou que até sua cozinheira havia batido o telefone na cara da atriz. “Ela possui um arsenal de informações que teoricamente a impediriam de fazer essa confusão. Ela me vê escrever a novela, dá uma olhadinha no final do capítulo às escondidas, conversa comigo.”, contou o autor. “No entanto, quando tentei sugerir que a Joana não tinha nada a ver com a Yolanda, ela respondeu: ‘Sei que o senhor é que escreve aquilo tudo, não sou burra. Bati o telefone outro dia por causa da cara de nojenta que ela fez quando a Júlia entrou no camburão da polícia. A cara não foi o senhor que escreveu, era dela mesmo.’”
- O ator Lauro Corona fez a sua estréia nas novelas da TV Globo com Dancin´ days.
- A novela foi apresentada em cerca de 40 países, entre eles: Argélia, Bélgica, Bolívia, China, Colômbia, Espanha, França, Polônia, Portugal e Uruguai. Na Itália, chegou a alcançar um público médio de quatro milhões de espectadores por capítulo. Foi, em 1986, a primeira novela brasileira a ser exibida no México, país com tradição na produção de teledramaturgia. A história foi apresentada pela rede de TV Televisa, uma principais exportadores de telenovela para o mercado internacional.
- No Brasil, Dancin´Days foi reapresentada entre outubro e dezembro de 1982.

Trilha Sonora:

- A música de abertura de Dancin’ days (“Abra suas asas / Solte suas feras / Caia na gandaia / Entre nessa festa.”) foi composta por Nelson Motta e Ruban. Interpretada pelas Frenéticas, a música fez o maior sucesso nas rádios e discotecas de todo o país.
- Os dramas vividos por Sônia Braga no papel de Júlia Matos eram pontuados pelas músicas Amanhã, de Guilherme Arantes, e Antes que aconteça de Renato Teixeira, interpretada por Marília Barbosa. João e Maria, música de Chico Buarque cantada por Nara Leão, foi o tema do romance entre Marisa e Beto. Outro sucesso da novela foi Copacabana, de Dick Farney, que entoava o saudosismo do personagem Alberico Santos.
- A trilha sonora internacional de Dancin’ days vendeu quase um milhão de cópias.

Comentários (14)

mileycyrusfc
1. mileycyrusfc 15/04/2009 - 10h:02

amei aqui véi ._. agora vai lá ? te adc, me adc ? bjs kás

estrellaslatinas
2. estrellaslatinas 15/04/2009 - 11h:09

# lindo aki # jah tah add # obg por add bjoos*

professorbau
3. professorbau 15/04/2009 - 11h:10

Show seu flog. visite o meu

cooking
4. cooking 15/04/2009 - 11h:17

oi agradecendo a visitinha! eu cresci vendo novelas, mas essa eu nao era nascida... boa semana bjos de volte sempre

sandyejuniorsaofofos
5. sandyejuniorsaofofos 15/04/2009 - 13h:32

legal a fto obg pela visita volta?? bjuss =]

sandyleaheivete
6. sandyleaheivete 15/04/2009 - 14h:06

PASSA LA MORECO? C: C:

omeupirata
7. omeupirata 15/04/2009 - 14h:36

princewilliam
8. princewilliam 15/04/2009 - 15h:19

tks pelo cmt.

planetafamosos
9. planetafamosos 15/04/2009 - 16h:38

Fagundes SUPER jovem O.O' Amei a foto e que bom que gostou da novidade ^^ Beijos!

jumcleanbsbforever
10. jumcleanbsbforever 15/04/2009 - 18h:19

» obrigada pela visita , amr . :} Liindo akii *--* Voltaa? :B / beeeijos ;*

atrizgloriapires
11. atrizgloriapires 15/04/2009 - 19h:56

show aki bjs

labradorecia
12. labradorecia 15/04/2009 - 21h:32

oii d+ seu flog passa no meu?

pequenasestrellas
13. pequenasestrellas 15/04/2009 - 22h:27

já ouvi falar muito mais claro não é da minha epoca hehe, mas conheço muito desses atores que agora são atores renomados heeh! vou adorar seu flog por que sou uma noveleira nata heeeh bjus

feitodesonhos
14. feitodesonhos 16/04/2009 - 06h:42

Demais a montagem, e a explanação perfeita, adorei, add vc, beijocas

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.