19/05/09 - 08:12Denunciar

Novela "Alma Gêmea" - Parte 2

Produção:

- Elenco e equipe de Alma gêmea assistiram a palestras com o antropólogo Giovani José da Silva e Carlos Eduardo Sarmento, professor da Fundação Getúlio Vargas, respectivamente sobre cultura indígena e costumes socioeconômicos, culturais e políticos da década de 1940. O antropólogo ainda deu aulas de linguagem indígena para Priscila Fantin, André Gonçalves, Francisco Carvalho, Maria Silvia, Júlia Lemmertz e Thaíssa Ribeiro. Esses atores também contaram com a orientação da pesquisadora de prosódia Íris Gomes da Costa.
- Fernanda Souza, Emilio Orciollo Netto e Emiliano Queiroz fizeram aulas de prosódia caipira com Silvia Nobre. Marcelo Barros ganhou noções de prosódia nordestina. Liliana Castro fez aulas de piano com Claudia Castelo e aprendeu passos de balé com Cissa Rondinelli. Eduardo Moscovis foi à Roselândia, em Cotia (São Paulo), conhecer as técnicas de enxertos e plantações de rosas – no local há mais de 300 espécies de roseiras. Malvino Salvador treinou em restaurantes de São Paulo o manuseio de utensílios culinários e a fabricação de pão. E Alexandre Barillari visitou o presídio Ary Franco, na zona norte do Rio de Janeiro, onde conversou com detentos para ajudar na composição do vilão Guto.
- As cenas de Serena na comunidade indígena – incluindo seu nascimento, a morte da mãe, seu crescimento, a invasão e destruição da aldeia, até a partida para São Paulo – foram distribuídas por Bonito (Mato Grosso do Sul), Carrancas (Minas Gerais) e o bairro de Camorim (zona oeste do Rio de Janeiro). Em Bonito, a produção de cerca de 70 profissionais contou com a ajuda de bombeiros, militares do Exército e uma equipe de rapel para transportar os equipamentos.
- No Camorim foi construída uma aldeia cenográfica feita basicamente de palha e madeira, com 13 ocas – incluindo a oca comunitária do pajé (Francisco Carvalho), a da mãe de Serena e a sala de aula onde Cleyde ensinava às crianças. Ali foram realizadas as cenas da invasão dos garimpeiros e do incêndio, que contaram com a participação de 80 figurantes. Pedaços da aldeia foram usados nas gravações em Bonito e em Carrancas.
- As primeiras gravações em São Paulo incluíram cenas de Serena passando por locais históricos da cidade, como a Estação Júlio Prestes, a Pinacoteca do Estado, o Museu do Ipiranga e a Catedral da Sé, além de cenas na Vila dos Ingleses com cerca de 20 atores figurantes.
- A cidade cenográfica de Roseiral construída da Central Globo de Produção (Projac) foi inspirada em várias localidades, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro da época em que se passa a trama. Também foram usadas como referências cidades do interior de São Paulo, como Bernardino de Campos (onde nasceu o autor Walcyr Carrasco) e a estância hidromineral Águas de Santa Bárbara; e municípios do Paraná, como Castro, Morretes, Antonina e Lapa. Erguida em uma área de nove mil metros quadrados, Roseiral comportava as casas de Rafael e Agnes, o prédio residencial de Vera, a vila da pensão de Divina, além de igreja, loja de flores, farmácia, estação de trem, barbearia, mercearia, prefeitura, cinema, sorveteria, consultório médico e sapateiro, alguns com interior.
- A estufa, um dos cenários relevantes da trama, ganhou uma parte externa na cidade cenográfica e interior em estúdio. Este foi um dos ambientes mais trabalhosos por conta da manutenção das rosas. As flores tinham de ser guardadas em geladeira, a uma temperatura entre oito e 12 graus, e não podiam ficar em locais abafados. Rosas artificiais foram misturadas às naturais para compor o cenário.
- Os anos 1920 da trama foram caracterizados por um figurino com cortes retos, sem cintura e bustos achatados para as mulheres, e roupas mais estreitas, acinturadas, com boca das calças mais fechada e uso do chapéu coco para os homens. Na década de 1940, seguiu-se o tom das comédias italianas do início dos anos 1950, com referências, entre outras, a filmes do cineasta italiano Federico Fellini (1920 - 1993). Um dos destaques é Cristina, de Flávia Alessandra, que abusava das cores vermelha, roxo e vinho, como uma típica vilã de desenho animado. Também teve repercussão a composição da personagem Kátia, de Rita Guedes, uma mistura das atrizes Veronica Lake, Lana Turner e Rita Hayworth e de Jessica Rabbit, personagem da animação Uma cilada para Roger Rabbit (1988), de Robert Zemeckis.
- A maior dificuldade encontrada pela equipe de maquiagem foi a caracterização dos índios. A solução para atender à agilidade da TV e não se distanciar muito das referências do real foi adotar o carimbo. Foi encomendada uma maquiagem especial à prova d’água para que a pintura resistisse ao suor das gravações e aos mergulhos no rio. Diariamente, os atores e figurantes eram carimbados e depois pintados com a tinta, em um processo que levava, em média, 40 minutos. Priscila Fantin ainda teve de escurecer os cabelos e, assim como André Gonçalves, alisá-los todos os dias.
- No núcleo da cidade, as atrizes usaram meias-perucas para fazer a diferenciação entre as duas fases da novela. Nicette Bruno e Walderez de Barros usaram uma peruca grisalha na década de 1940. Os atores, embora na vida real os homens já usassem gomalina nos anos 1920, só adotaram o recurso na segunda fase da trama, uma licença da equipe de caracterização para marcar a diferença.
- Flávia Alessandra clareou bem os cabelos para dar vida à vilã Cristina e Alexandre Barillari usou lentes coloridas para interpretar Guto.
- Efeitos em 3D foram usados nas cenas da passagem de Luna para outra dimensão, quando ela entra em um túnel de luz, cai em um labirinto e voa sobre uma cidade. O mesmo recurso foi utilizado na criação das rosas que saem do livro já no primeiro capítulo da novela.

Curiosidades:

- Floriculturas do Rio de Janeiro e de São Paulo participaram de uma campanha de promoção da novela intitulada “Circuito das Rosas”. Em parceria com a TV Globo, as lojas criaram arranjos especiais com rosas brancas e/ou vermelhas, batizados de alma gêmea, em miniexposições. O público também podia participar de um concurso que tinha como prêmios um anel de ouro branco igual ao da personagem Luna, desenvolvido pela Globo Marcas, um arranjo de flores e um CD com a trilha da novela autografado. O anel, idealizado por Walcyr Carrasco para a história, era formado por três alianças entrelaçadas, simbolizando a união máxima de duas pessoas, e foi produzido por uma empresa brasileira de semi-jóias.
- Fred Mayrink, um dos diretores da novela, aparece cantando músicas de Frank Sinatra em uma participação como crooner de uma boate. A idéia foi do diretor Jorge Fernando, que já havia dirigido um show de Fred.
- Alma gêmea obteve a maior audiência do horário das 18h em toda a história da teledramaturgia da emissora. Em setembro de 2005, já era o segundo programa mais assistido do Brasil. Por conta disso, a trama ganhou mais 25 capítulos, e a novela teve mais um intervalo comercial, além dos três tradicionais.
- Alma gêmea estreou na emissora portuguesa SIC cerca de um mês após a estréia na TV Globo.
- Em 2007, a TV Globo Internacional anunciou a assinatura de um contrato com a Pappas telecasting – rede de estações locais no Oeste dos Estados Unidos – para a exibição de Alma gêmea. Inédita nos Estados Unidos, a novela começou a ser transmitida naquele país, em versão hispânica, a partir do dia 02 de julho, às 19h.
- Em 13 de agosto de 2007, a romântica Alma gêmea estreou na Costa Rica, exibida pelo canal Teletica. Sucesso no mercado internacional, a novela já foi exibida em países como Rússia, Peru e Venezuela.

Trilha sonora:

- A trilha sonora de Alma gêmea foi lançada em dois CDs. O nacional traz um choro raro do compositor Guerra Peixe letrado por Zélia Duncan – Diz nos meus olhos (Inclemência); Roberto Carlos cantando Índia, composição de J.A. Flores, M.O. Guerreiros e José Fortuna; Sandy cantando Um segredo e um amor, versão de Secret love, de Sammy Fain e Paul-Francis Webster, gravada por Doris Day em 1953; além de músicos como Gal Costa, Maria Bethânia, Fagner, Elba Ramalho e Milton Nascimento. Na trilha internacional, clássicos como My funny valentine (Richard Rodgers e Lorenz Hart), na voz de Rod Stewart, e Fly me to the moon (In other words), de Bart Howard, cantada por Peter Jones. O tema de abertura é a canção Alma gêmea, de Peninha, na voz de Fábio Jr.
- A cantora Leila Pinheiro gravou uma participação na novela, cantando em uma boate. Ela está presente na trilha musical com A vida que a gente leva, música de Fátima Guedes, tema da personagem Dalila.

Merchandising social

- Preconceito social e racial foram abordados na trama de Alma gêmea, que também enfocou o tema do menor abandonado, através do menino de rua Terê. Analfabeto e sem família, Terê aprende a ler e muda sua vida após descobrir os livros. A importância da leitura é reforçada pela professora Clarice, que conta histórias e leva livros para as crianças. Terê começa a se interessar pela leitura após ouvir a narrativa dos contos do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875), e ganha de Elias seu primeiro caderno.

Comentários (38)

mucrlp
1. mucrlp 19/05/2009 - 08h:54

Maravilhoso seu flogão como sempre. otimo conteudo. vlw a vizita.

starbus
2. starbus 19/05/2009 - 09h:22

Bom dia! É uma alegria imensa postar no flog e sempre visitar vocês todos os dias, abraços.

charmedosbt
3. charmedosbt 19/05/2009 - 10h:03

Bom Dia \o/ - Posta a sessão da novela A vida é um jogo ?

rebeldejovial
4. rebeldejovial 19/05/2009 - 10h:12

[R][J] Vamos ao bate e volta? vai la que volto aqui : o bjos Visite tbm o flog/atreveteasonar!!

rbdlovek3
5. rbdlovek3 19/05/2009 - 10h:16

- voolta ? beiijos ;*

sandyadiva
6. sandyadiva 19/05/2009 - 10h:20

vai la? atualizei (w)

pequenasestrellas
7. pequenasestrellas 19/05/2009 - 10h:20

ehehh! eu tbm não gosto da camisa sou corinthiana. linda a montagem bjus

rbdmiamor6
8. rbdmiamor6 19/05/2009 - 10h:26

regrese pasión?

rbdmiamor6
9. rbdmiamor6 19/05/2009 - 10h:26

regrese pasión?

amandamandokinha
10. amandamandokinha 19/05/2009 - 11h:45

Aqui ta perfeitão! A foto ta lindona! Visita?! =* Te add

amaremosempreanahi
11. amaremosempreanahi 19/05/2009 - 11h:48

que lindo aqui :D

planetahollywood
12. planetahollywood 19/05/2009 - 11h:53

Oi... Linda foto!! *News : Cai na rede suposto pôster do novo longa de Robert Pattinson, 'Lua Nova'! Volta? bjo

babadonovooficial
13. babadonovooficial 19/05/2009 - 12h:12

é *-*

carmodallavecchia1
14. carmodallavecchia1 19/05/2009 - 12h:12

passa lá? ;)

richardmagia
15. richardmagia 19/05/2009 - 12h:39

# Aqui está Super Show! Que tal regressar lá ? Já postei. beijooks

blessthefall
16. blessthefall 19/05/2009 - 12h:56

Que linda a foto!! passa lá? :**

kaulitzsexy
17. kaulitzsexy 19/05/2009 - 13h:09

oiee fofo aki adorei volta? ;) me add e seja add;)

roesler
18. roesler 19/05/2009 - 13h:12

Tão fofosss, amava essa novela Bj e att

twilightfans
19. twilightfans 19/05/2009 - 13h:33

Oii Linda a fto visiita?? /maay

starsland
20. starsland 19/05/2009 - 13h:37

Muito boa essa novela! . Uma das últimas que realmente assisti. Ultimamente tô por fora das novelas.

hannahcyrusfly
21. hannahcyrusfly 19/05/2009 - 14h:10

# passa la amr ?

danielevanessa
22. danielevanessa 19/05/2009 - 14h:20

Otima novela !!!

atoresecantores
23. atoresecantores 19/05/2009 - 14h:45

Oii Linda a fto Volta Lá? /maay

robepattinson
24. robepattinson 19/05/2009 - 15h:45

lindo aqui . *-*

coaching
25. coaching 19/05/2009 - 16h:00

Obrigada... Está certo...

supernatural
26. supernatural 19/05/2009 - 16h:29

vai no meu ? te espero. :*

rbfake
27. rbfake 19/05/2009 - 16h:49

# PERFEITO aqui no floog :} • Visita e COMENTA [!?] - PARCERIAS ABERTAS ! É SÓ MANDAR MP . ;) » by: /rbfake

uniaoshes
28. uniaoshes 19/05/2009 - 17h:59

obgda por adc a união.. já tá adc tb! :D beijos e boa noitee.. Ingrid :*

zacefron
29. zacefron 19/05/2009 - 18h:22

• voolta lá ?

claudiasuperbela
30. claudiasuperbela 19/05/2009 - 18h:22

. nov perfeita *---* beeijos amore ;*

elitewayrebelde
31. elitewayrebelde 19/05/2009 - 18h:34

Oie! lindo aki amei sua visita volte sempre kisses*

thaisspears
32. thaisspears 19/05/2009 - 19h:47

- voolta ? beiijo ;*

labradorecia
33. labradorecia 19/05/2009 - 20h:53

oiii d+ aquii volta?

amywinehouselog
34. amywinehouselog 19/05/2009 - 23h:05

(L) (L) (L) (L) (L) (L) (L) (L) Ola.. TudO bOm? tO pAssAndO prA agrAdecE a visitA... Aki tA muitO lindO... fOfUrA...OtimO marA... Depois se vc tivre u tempo da uma passada la no meu? ta ok? (L) (L) (L) (L) (L) (L) (L) (L)

amywinehouselog
35. amywinehouselog 19/05/2009 - 23h:06

voltah

jornalrebelderbd
36. jornalrebelderbd 19/05/2009 - 23h:33

Oooie! Obg pela visita! Muito legal aqui ;D Volta lá?

cooking
37. cooking 19/05/2009 - 23h:35

oi foi bonita a novela! boa quarta bjos de mousse

specialpotter
38. specialpotter 19/05/2009 - 23h:52

amor, vai no meu? bate e volta? (: me adiciona que eu te adiciono :*

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.