14/02/06 - 19h:49mDenunciar

...Joy Division > Ian Curtis...

...A epilepsia de um génio...



...Ian Curtis morreu há 25 anos. Ainda hoje se desconhece por que se suicidou o vocalista dos Joy Division.



Tinha apenas 23 anos quando decidiu pôr uma corda ao pescoço e acabar com a vida. Poeta mais do que músico, génio para muitos, Ian Curtis escreveu numa carta, pouco antes de se suicidar, “já não aguento mais”. Há quem diga que viveu demasiado em pouco tempo, pensou demais e ascendeu a figura de culto demasiado depressa. Fizeram-se inúmeras especulações sobre a sua morte, sem chegar a nenhuma conclusão. Ian Curtis era uma figura demasiado complexa para ser percebida como as outras.



Os Joy Division, criados na cidade de Manchester, no frio Norte de Inglaterra, nasceram do pó dos bairros de tijolo vermelho e depressa se tornaram muito mais do que mais uma banda Gotica do final dos anos setenta. Ian Curtis não temia a depressão, enfrentava-a e ao mesmo tempo acarinhava-a nas suas letras duras. “Attrocity exhibition” ou “Love will tear us apart” são exemplos disso. Esta última canção tornou-se o maior êxito comercial de uma banda que permaneceu obscura, mesmo quando o seu som chegou aos sempre difíceis de conquistar americanos.



Musicalmente, Bernard Sumner e Peter Hook, mais tarde pioneiros do electro pop dos anos 80 com os New Order, criavam ambientes simples, básicos para alguns, mas defendendo-se dessa acusação na evidência de que nem sempre é preciso complicar para criar grandes melodias.



Perseguido pela epilepsia quase tanto como pelos problemas que o deixavam horas a pensar, Curtis ficou associado, em palco, a uma dança estranha, obstinada, de movimentos bruscos dos braços e das pernas, em espectáculos de luzes quase apagadas devido à sua doença. Sobre a epilepsia, Ian Curtis admitia ficar horas sentado na cama, à espera dos ataques, para depois poder dormir. Talvez Curtis sofresse também de uma certa epilepsia psicológica, que lhe ditava as frases em espasmos, tendo como resultado poemas duros, tristes, inesquecíveis...

afegao não permite ver os comentários desta foto.

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.