9/02/12 1:19Denunciar

Compadescência

Eu sou uma pessoa de muita sorte.
Desde meus primordes, sempre tive a oportunidade de conhecer pessoas que me motivam, me apóiam e me colocam pra cima. O que, convenhamos, é uma parada inexistente na infância, complicada na adolescência e foda pra caralho na vida adulta, com o surgimento da palavrinha "falsidade".

Pois bem.. Minha motivação hoje é a compadescência, que para quem nunca ouviu ou se interessou em seu significado, é um termo usado para quando uma pessoa se coloca no lugar de outra para experimentar o que ela está sentindo ou passando. Tenho dois exemplos bons o suficiente para aniquilar qualquer dúvida, são bem extremos.

Quando meu pai morreu, eu tinha 8 anos e minha mãe revelou o estado material dele desta forma:
- Filha, tá vendo as estrelas? Elas na verdade são anjos que estão lá para que possam nos protejer de tudo o que tenhamos medo. Papai foi pra lá depois do hospital e ele não vai voltar pra casa. Porque ele agora é um anjo como todos aqueles no céu.

Já um amigo meu tem a seguinte filosofia: Fale e pronto. Fôda-se, tipo assim:
- Pô, fulano... Tua mãe morreu. Tem café?

A compadescência é um estado de humildade, usada apenas por aqueles que realmente não desejam o mal das pessoas próximas e procuram uma vida pacificada.. Porém, quando a vida só te dá porrada, a tendência da massa em si é acreditar naquilo ou devolver a porrada com uma bazuca. Há também aquela minoria bem significativa da população que aprende e essas situações tornam-se uma motivação pessoal para alavancar sua vida. Dizer isso é clichê, mas pense: Quantas pessoas vc ouviu dizer com orgulho que superaram certas situações e estão bem agora? Elas são pouquíssimas e têm destaque, têm brilho.

Então.. O meu problema é outro, mas eu não digo que seja pior. Mas é um convexo da desmotivação que as outras pessoas passam. Na minha vida, sempre tive a sorte de encontrar pessoas que, como disse antes, sempre me deram palavras amigas, pessoas que me ajudaram quando eu mais precisei, minha mãe é um puta exemplo de pessoa simples, humilde e vencedora. O foda é a minha auto-estima e confiança. Simplesmentenão existem. Ou se sim, estão em alguma parte do meu cérebro que ainda não encontrei o botão para ativação deste conteúdo.

O que fazer? Isto sempre me atrapalhou.. Quando alguém te diz que não é capaz para fazer algo, vc ganha uma motivação do caralho pra vencer por aquilo. Quando todos dizem que vc vai bem, existem 2 extremos. Ou vc cria uma confiança quase egoísta ou ela fica inexistente. No meu caso, ela morreu. Significa que eu não tenho confiança em mim mesma, que ache que minha capacidade de fazer algo é tão nula quanto uma tartaruga vencedora de maratona.

Depois de me transformar em budista, passei a ver a falta de motivação como uma motivação em si para que eu possa encontrar um caminho para drenar os pensamentos negativos e cambiá-los à algum lugar longe, de preferência na puta que o pariu. A filosofia do meu mestre e do Budismo é que a religião não faz a pessoa e sim ela mesma faz a religião. Ou seja, vc não precisa de uma inércia te influenciando à fazer algo que possa ser feito por vc mesmo. E assim, aos poucos lendo e estudando, acabo me tornando psicóloga de mim mesma.

Acredito que assim, possa me tornar mais serena e me colocar mais no lugar das pessoas para possa usar e usufruir de minha inteligência de um modo bom.

anairadaxz não permite ver os comentários desta foto.

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.