01/08/07 - 21h:10mDenunciar

100 ANOS DO MOVIMENTO ESCOTEIRO

Hoje, 01/08/2007, completa-se 100 anos de Escotismo, o qual eu faço parte desde os meus 7 anos, mais do que um movimento, uma filosofia de vida!!!



Você conhece a história de Robert Baden-Powell (1857-1941), o inglês que em 1907 organizou o primeiro acampamento ao ar livre com um grupo de garotos de 12 a 16 anos? Não?! Então leia esta reportagem especial em homenagem aos 100 anos do escotismo que conta a história desse movimento.



O fundador



Em 22 de fevereiro de 1857, nasceu em Londres, capital da Inglaterra, um menino chamado Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, que mais tarde seria conhecido no mundo inteiro como fundador do Escotismo.



Baden-Powell foi um menino muito popular, querido por colegas e professores. Nas férias ele sempre aproveitava para acampar. Sempre foi aventureiro e apaixonado pela natureza.



Quando terminou o segundo grau, Baden-Powell ingressou no exército. Como oficial de carreira viajou muito; conheceu grande parte do mundo. Durante suas viagens, conviveu com vaqueiros americanos e com guerreiros de tribos da África. Por seu trabalho de militar, Baden-Powell se tornou herói em seu país.



A idéia



Um dia Baden-Powell viu alguns meninos usando um livro que ele havia escrito para exploradores do exército em suas brincadeiras. Nesse livro ele ensinava a acampar e sobreviver em regiões selvagens. Daí, nasceu a idéia de realizar um acampamento.



O primeiro acampamento



No dia primeiro de agosto de 1907, Robert Baden-Powell partiu para a Ilha de Brownsea (localizada no canal da mancha), na Inglaterra, com 21 jovens com idades entre 12 e 16 anos selecionados por ele. Chegando lá, dividiu a turma em equipes e começou a ensinar sobre primeiros socorros, observação e concentração, técnicas de segurança para a vida na cidade e no campo. O objetivo era aproveitar atividades ao ar livre para complementar a educação das novas gerações.



Bingo!



Durante oito dias, Baden-Powell acompanhou atentamente a forma como os jovens se relacionavam, dividiam as tarefas e se empenhavam em superar os desafios no meio da mata.



No dia 9 de agosto de 1907, o teste estava terminado e Baden-Powell, feliz da vida! Afinal, todos os jovens que participaram do acampamento adoraram a experiência. Eles deixaram registrados nos livros de anotações o quanto gostaram do "aprender fazendo" e do dias de convivência comunitária ao ar livre.



Escotismo no mundo



A Organização Mundial do Movimento Escoteiro é a maior associação de jovens do mundo - com sete milhões de participantes -, que trabalha em favor do aprendizado, da paz e da solidariedade entre as pessoas, superando diferenças, distâncias e fronteiras.



Neste primeiro centenário do escotismo - do primeiro acampamento até 2007 - calcula-se que mais de 500 milhões de pessoas de vários países e culturas tenham prometido obedecer a "Lei e a Promessa Escoteira".



SEMPRE ALERTA!!!







angel não permite ver os comentários desta foto.

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.