15/05/07 - 17h:46mDenunciar

Rafael Bittencourt



No último dia 03 de Maio, o guitarrista e compositor Rafael Bittencourt participou de um Chat surpresa, exclusivo para assinantes do Terra Chat. Confira alguns trechos desse bate-papo com os fãs:



AFF: Você disponibilizaria suas musicas em mp3? O que acha da troca de musica pela net?



RB: Este é um assunto controverso. Acho que o artista tem que receber pelo seu trabalho ou morrerá de fome. Assim como é errado os professores no Brasil serem tão desvalorizados, está errado iniciarmos uma era onde os músicos do mundo estão fadados a morrerem de fome. Mas, se devidamente regulamentada, a troca de arquivos pode ser um bom canal de divulgação de um trabalho e a internet proporciona acesso a muitos artistas que não coneguem divulgação nos meios habituais



Fabinho: O Angra faz mais sucesso no Brasil ou no exterior?



RB: Somos extremamene conhecidos no meio em que trabalhamos, ou seja, o heavy metal. A diferençca de país para país é que a cena metal é melhor ou pior organizada. nos lugares onde é bem desenvolvida, vemos melhor o resultado do nosso trabalho. Na europa faz-se rock pesado h´trinta anos, então a tradição conta a nosso favor, pois há mais estrutur para shows etc. Mas, semestre que vem, iremos para a áfrica (talvez) desbravar uma região sem tradição alguma, mas os poucos que conhecem são ultra fanáticos.



Caio: Quais bandas, formadas recentemente, você costuma ouvir?



RB: Soilwork, Tool, Spocks Beard, Silverchair, Coldplay, Keane entre outras.



Neto Falaschi: Quero saber sobre o DVD... sai ou não?



RB: Nada certo no momento. Estamos estudando a possibilidade e o que deve ser melhor para o momento.



Thiago Patto: Quem é o principal compositor da banda?



RB: Temos um trabalho de quinze anos e neste tempo todo tivemos diferentes participações e acho que todas foram importantes. Se há um principal é o público que deve julgar.



André: Como vocês lidam com as criticas mais "pesadas" vindas de fãs conservadores que são contra a mudança da sonoridade da banda?



RB: Temos que usar do bom senso. Consideramos as opiniões dos fãs. Mas, acho que existe um limite. Tem horas que reclamam da roupa que você vestiu em um show etc. Temos que ter o dicernimento de saber quando o fã exagera, quando está sendo imaturo etc.



Ric: O que você pensa sobre o fim da banda Shaman? O André Matos é uma pessoa dificil?



RB: Me parece que o Shaman vai continuar com outra formação. Se isto acontecer será bom pra cena. O Angra precisa de concorrentes, o fato de sermos meio solitários no Brasil, dificulta que a cena metal possa se expandir mais. Sim, o André é uma pessoa bem difícil.



Socel: Todas as grandes estrelas do metal tem "manias exóticas". Quais dessas você percebe nos integrantes da banda?



RB: Talvez seja exótico para um fã se ele me flagrar brincando de casinha de bonecas com minha filha, mas é uma das coisas que eu mais tenho prazer em fazer. Assisto desenhos com ela e até TV Ra-Tim-Bum.



Cássio: Qual foi a pior loucura que você ja viu um fã fazer para conseguir um autógrafo ou uma foto?



RB: Acho que a maior loucura é dormir noites frente a um hotel ou frente a uma casa de shows por um autógrafo. E quando o fã consegue chegar a nós, chora que ficou sem dormir, passou frio etc. Eu não tenho culpa se o cara ficou na rua, ele é quem escolheu... Não posso dar mais atenção ao fã louco do que ao fã normal, que chega aperta a mão e vai embora. Todos são iguais pra mim e trato com respeito, se o cara quer acampar na casa de show devia procurar um pscicólogo.



www.chat.terra.com.br

Comentários (1)

krolzinhaskter
1. krolzinhaskter 15/05/07 18:14

nuss
to loka
pra chegar dia 2
logo
Show do Angra no DF
huahuhauha
Porão do Rock q nos aguardeee
bjooo

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.