02/10/07 - 09h:24mDenunciar

Kiko Loureiro



GUITAR PLAYER

ESPECIAL KIKO LOUREIRO



Os Dez Mandamentos de Kiko Loureiro:



01) Dedicação e perseverança;

02) Mente aberta: Querer aprender mais - Ganância musical;

03) Amor à música: Respirar e viver música;

04) Ser metódico e organizar o tempo de estudo;

05) Estudar com o metrônomo em diversas regulagens;

06) Estudar muita harmonia;

07) Saber pelo menos o básico de leitura musical;

08) Ter vasto vocabulário de técnicas;

09) Sempre buscar a musicalidade;

10) Tocar com pessoas diferentes e estar pronto para diversos estilos musicais.




Técnica, feeling e velocidade são alguns dos ingredientes que fizeram Kiko Loureiro ser admirado no Brasil e no exterior, por isso seus últimos meses têm sido de correria total. O Angra comemorou 15 anos de estrada com o álbum "Aurora Consurgens" e saiu em turnê mundial. Ao mesmo tempo, Kiko tem feito workshops e divulgado o seu segundo disco solo, "Universo Inverso". Foi numa brecha dessa agenda apertada que ele conversou com a Guitar Player. A seguir, ele revela as diferentes fases de sua formação musical e dá dicas preciosas para quem quer se desenvolver na guitarra.



GP - Como foi o seu início na música?



KL - "Com 11 anos, comecei a aprender músicas simples ao violão. Depois, aprendi pequenas peças de música clássica. Foram cerca de dois anos de violão. Aos 13 anos, descobri o heavy metal. Gostava de bandas como Scorpions, AC/DC, Iron Maiden e Whitesnake. Foi quando resolvi tocar guitarra. Era quase uma contradição: ouvia heavy metal e tocava peças eruditas no violão. Logo ganhei uma guitarra e fui fazer aulas."



GP - Como foi esse primeiro contato com a guitarra?



KL - "Pirei quando o professor tocou guitarra com distorção na minha frente. Eram os solos do disco The Last in Line, do Dio. As aulas eram baseadas em Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Van Halen e exercícios de técnica de Robert Fripp. Foi a minha descoberta da guitarra, com bends, escalas etc."



GP - Você desistiu do violão?



KL - "Embora fizesse aulas de guitarra, o violão esteve sempre presente. Comprava aquelas revistinhas em bancas e, por conta própria, tentava fazer a análise harmônica no violão. Acho que o guitarrista brasileiro tem de..."



GP - O que te levou a tocar guitarra?



KL - "Quando eu tinha 11 anos, um professor de violão veio até minha casa para dar aulas para minha irmã. Ela ficou entediada e fiz as aulas no lugar dela. Eu não levava muito a sério, mas eu gostava bastante de tocar violão. A música brasileira é baseada no violão de cordas de náilon, então todos no Brasil têm um violão clássico em casa. Comecei aprendendo algumas peças eruditas, mas depois comecei a curtir..."



Assim Nasce um Mestre da Guitarra



Kiko Loureiro é um músico que construiu uma carreira sólida baseada não apenas no talento, mas também em muito estudo e procura de novos caminhos musicais que contribuíssem para formar sua identidade. Não à toa tornou-se um guitarrista mundialmente conhecido, tanto pelo seu trabalho com o Angra quanto pela sua carreira-solo.



O Início



Quando tinha 11 anos e começou a fazer despretensiosamente aulas de violão, a música ainda não era algo tão presente em sua vida. Aos 13, começou a descobrir bandas de heavy metal e rock e ganhou sua primeira guitarra. Foi quando ele começou a levar a música a sério. As primeiras aulas que Loureiro teve foram baseadas em licks, riffs e solos de Eddie Van Halen, Jimi Hendrix, Jimmy Page e Robert Fripp. Em paralelo a essas aulas, Kiko manteve o interesse pelo violão erudito e popular, nunca deixando de estudá-lo. Nos Exs. 1 e 2, o guitarrista mostra exercícios inspirados na técnica de Fripp para independência dos dedos. “Eu ficava horas praticando esses exercícios malucos”, revelou o guitarrista.



Veja a matéria completa na Guitar Player Nº 138.



www.guitarplayer.uol.com.br

Comentários (2)

flaviabalboa
1. flaviabalboa 2/10/07 10:58

É,é longo e árduo caminho a seguir... quem quiser ser um músico eficiente tem que dedicar bastante,ter muita disciplina.
Não é a toa que o Kiko chegou onde chegou. Não existe milgare. Existe estudo e dedicação!!!
Bjs!

rokeiroemetaleiro
2. rokeiroemetaleiro 2/10/07 13:22

pode cre..
loko aki..
amo..
att la..
flw..

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.