15/10/05 - 16h:15mDenunciar

Rafael em Floripa!

Diário da Turnê pelo Sul do País:

No dia 09/10, tocamos em Londrina. Fizemos uma sessão de autógrafos à tarde em uma livraria Porto do shopping. A fila gigantesca alinhava umas duzentas pessoas em mais de sessenta metros. Ficamos mais de duas horas e assinamos para todos. O lugar que tocamos à noite não era grande mas o som estava legal. Foi nosso primeiro show conceitual da turnê, tocamos o disco Temple of Shadows inteiro na ordem original das músicas. Depois de acabado o repertório do disco, inclusive a Gate XIII, voltamos para um bis com Nothing to Say, Angels Cry, Rebirth, Nova Era e Carry On. Tivemos que começar o show antes que todos estivessem dentro porque já estava lotado, haviam pessoas empilhadas umas nas outras e a fila lá fora continuava grande e a entrada lenta porque os seguranças revistavam um a um. Muitos não conseguiram entrar e outros assistiram ao show amontoados nas laterais do local. Espero que tenham gostado mesmo assim. Nós não sabíamos das condições do lugar antes de chegar. No fim das contas foi um puta show! É sempre bom variar o set, estávamos atentos aos possíveis erros já que sempre que há mudanças a chance de errar é maior. Gostei bastante de tocar em Londrina.

No dia seguinte, 10/10, seguimos para Florianópolis. Chegamos depois da meia noite no Joaquina Beach Hotel na praia da Joaquina. Estávamos distantes de tudo, à noite a praia é completamente deserta. A Joaquina recebe ônibus de turistas durante o dia e durante a noite é bem tranqüila. Ao amanhecer, muitos ônibus de turistas de todo o Brasil povoavam toda a área da praia. Acordei tarde, como sempre, cruzei o Felipe e o Fábio, que haviam estado nas dunas fazendo sand-board, o Felipe tentou me acordar para ir com eles, em vão, meu sono falou mais forte. Demos uma rápida volta na praia e a fome bateu. Almoçamos uma seqüência de camarão em um restaurante em frente ao mar. Enchi o bucho de camarão e fui para a sessão de autógrafos na Multisom de São José, quase uma hora de carro da praia onde estávamos. Autografamos para a galera, tiramos fotos, zoamos, enfim, o de sempre. A galera mostrou que estavam animados para o show do dia seguinte. Depois fomos para a RBS que é a TV Globo local. Gravamos algumas participações no programa Patrola que existe há muitos anos e tem bastante audiência no sul do país. O Felipe perguntou se o Marcos, apresentador do programa, queria filmar agente tomando chão nas dunas do sand-board, ele adorou a idéia e ainda aprimorou, “vou levar o campeão mundial para ensinar umas manobras a vocês”, disse dando risada. O Marcos é aquele que aparece no nosso DVD tirando um sarro do Heavy-Metal. Ele é muito engraçado e hoje curte o nosso som, foi iniciado no metal e gostou. À noite, fui até o restaurante em frente ao hotel para ver se encontrava algum colega de banda ou equipe para jantar comigo. Não vejo ninguém e o restaura estava para fechar. Volto para o hotel com planos de pedir algo por delivery. No caminho sou abordado por dois caras com uma maletinha de ferro, meu pensamento paulistano não consegue evitar um certo medo de assalto. Os caras perguntam, você é o Rafael Bittencourt, aí que eu pensei “danou-se é seqüestro”. Nada disso, os caras estão montando um pedal para guitarra chamado Poison e queriam que eu desse uma testada. Me mostraram as idéias da empresa etc. Conversa vai conversa vem, o Felipe chega e dá umas opiniões sobre o pedal também. No fim das contas, os caras me deram o pedal para testar com calma e levam a mim e o Felipe para jantar e trocar mais idéias sobre o produto que estão desenvolvendo. O que eles pedem para jantar? Seqüência de camarão! Tudo de novo... Volto para o hotel para dormir com camarão até a garganta. No dia seguinte, pela manhã, todos tomamos café, colocamos nossas bermudas radicais e fomos com toda a disposição (do mundo!) às dunas que estavam a cinco minutos de caminhada do hotel. Lá estava com a equipe de TV o campeão mundial, Giácomo Dias “Didi”, com seu equipamento ultra-high-tech empolgado com a divertida tarefa de ensinar os metaleiros a surfar na areia. Ele desceu na frente, saltando, fazendo curvas e mostrando o domínio que tem da parada. Depois fomos nós, um pouco melhor do que eu imaginava, já que era a primeira vez da maioria, mas comparativamente a nossa performance foi ridícula. Fizemos uma competição dentro da banda, deu Felipe em primeiro, eu em segundo, Kiko e Edu. Espero mostrar as filmagens um dia para todos os fãs, porque foi engraçado. À tarde, o Edu fez uma participação no programa Crash da TV Bandeirantes local. Um programa de rock onde as bandas tocam ao vivo. Havia um grupo alternativo chamado Zoids tirando um som. Perguntaram ao Edu o que ele achou e ele disse que gostou. Era dia de show, eu, o Kiko e o Aquiles fomos passar o som para ensaiarmos a Sprouts of Time. Não ficou de todo o mal, decidimos inseri-la no set list. Manteríamos a idéia de fazer o show conceitual, tocando o Temple of Shadows inteiro, na ordem. Só faltava a Sprouts para completar o disco. Ao sair da passagem a fila já estava gigante. Nunca tivemos tanto público em Floripa como naquele dia. Depois de semanas de chuva e tempo nublado, saiu um sol bem no feriado, todos se animaram a ir ao show do Angra. O sol nos deixou um pouco moles e tostados, mas o show foi bom. A Sprouts saiu boa também. Acho que a galera gostou, ficaram com uma cara de interrogação no começo porque estávamos tocando as músicas novas sem nenhuma interrupção mas no final engoliram bem. Fechamos com um pot-pourri dos clássicos da banda. Em seguida, assim que a equipe carregou o ônibus, seguimos para Porto Alegre. Chegamos meio pregados às 11h e perdemos o café da manhã que terminava às 10h. Tudo bem, fui dormir mais porque no ônibus foi difícil pregar os olhos. Fizemos uma sessão de autógrafos na livraria Cultura, demos uma entrevista para TV e fomos embora. A galera do Nightwish, do Destruction estavam no mesmo hotel que nós, o Blue Tree Praia de Belas. Convidamos o pessoal, mas apenas o Nightwish aceitou nosso convite. Eles vieram ao nosso show, banda e equipe, fiquei bem contente que eles foram nos prestigiar, até que... Caiu uma tempestade gigante lá fora que derrubou partes do teto do Opinião. Podíamos ver uma cachoeira correndo ao lado da mesa de som e o pessoal do Nightwish indo embora com pânico de cair a casa toda. Nosso camarim teve que ser totalmente esvaziado pois haviam três dedos de água no chão. Nossas malas ficaram encharcadas. Perigosíssimo de a água molhar partes de contato elétrico e fritar meia dúzia de fãs e nós mesmos. Ta louco, não quero nem pensar! Acho que vale a pena o Opinião fazer uma melhor vistoria de suas instalações já que é visitado semanalmente por milhares de pessoas. Fora este contratempo o show correu bem, pudemos terminar ilesos e secos.