01/10/04 - 09h:58mDenunciar

Seizi Tagima e Kiko Loureiro



DIÁRIO



Às vezes paro para pensar qual seria a importância da música, e quanto ela afeta, atua e guia a vida das pessoas. Nós músicos, obviamente temos a tendência de, talvez, supervalorizar nossa profissão, ou melhor, supervalorizar o fruto resultante de nossa atividade. Penso que não, e que qualquer um há de concordar comigo.

Quando digo “música”, me refiro à música pura, à música pela música, música absoluta, e não aquela que tenha uma mensagem política, romântica, contestadora ou de devaneios de um letrista. Suas mensagens, creditamos aos poetas, engenheiros das palavras e não dos sons. A verdadeira música, aquela que nos leva à emoções das quais nem aqueles, os poetas, sonham em transformar em palavras, é o que nós músicos e compositores sentimos ser “música”.

Uma simples combinação de notas e suas durações, podem nos fazer resgatar de uma memória perdida e obscura, lembranças, cheiros e sentimentos de um passado distante. Lembranças díspares de uma infância sem volta, de uma viagem única, de um colégio repressor, da rebelião tranqüila do espírito, enfim, da doce amargura da vida.

Tendo esse poder controlador de nossos sentimentos, o artista-músico-criador, personifica essa força, trazendo para si, os desejos, anseios e esperanças do mundo. Por vezes, mal ele sabe a força contida naquela sucessão de notas, acordes e ritmos que ele expõe singelamente aos seus ouvintes.

Pode estar criando um mito ou um ídolo sustentado pela idolatria dos ouvintes crédulos desta personificação da “música”.

Reflita sobre o quanto esses mitos e suas obras interferiram e interferem na vida do mundo. Nos costumes, pensamentos e atitudes de um povo, fazendo com que a maioria das vezes, estas obras sejam a soberania de uma nação. Afinal, qual é o caráter de um povo, se sua cultura não tiver uma trilha sonora, um arco-íris de cores e dores como estrela da cena.

A música é única, move a paixão do mundo, é o que tenciona e relaxa, é inspiração e expiração. Música é respiração. Música, com seus sons e silêncios,ruídos e tacets. Música com o racional e emocional. Música é a pura divindade. É simplesmente Vida.



Por KIKO LOUREIRO

Comentários (0)

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.