19/11/06 - 11h:33mDenunciar

GUITARRA SEM FRONTEIRAS



Estilo no CD instrumental “Universo Inverso”, músico percorre amplo espectro de ritmos que envolve o samba, bossa nova, baião e jazz



Kiko Loureiro, guitarrista do Angra, lança seu segundo CD solo Guitarra sem fronteiras



À frente da banda Angra desde 1991, Kiko Loureiro construiu fama como um dos melhores guitarristas de heavy metal do Brasil. Mas o músico nascido no Rio de Janeiro e radicado em São Paulo, dono de técnica apurada e formação jazzística, quer explorar outros segmentos musicais além do rock. Em seu segundo CD solo, “Universo Inverso”, Loureiro percorre um amplo espectro de ritmos que envolve o samba, bossa nova, baião, jazz e buleria (ritmo espanhol muito usado na música flamenca), sem deixar de lado a pegada firme e pesada que caracteriza o seu estilo.



Assim como Pepeu Gomes fez com o choro, Kiko Loureiro amplifica a guitarra dentro da música brasileira com uma habilidade que deverá surpreender o público que acompanha seu trabalho no Angra.



Daí a origem do título do CD, que se refere a um conceito de liberdade e transposição de fronteiras, e a escalação de um dream team de músicos que inclui o pianista cubano Yaniel Matos (Carlinhos / Orquestra Sinfônica de Havana); o baixista Carlinhos Noronha (Demônios da Garoa); e o baterista Cuca Teixeira (Maria Rita).



APRENDIZADO



“Quis mostrar já no título que estava passeando em outro universo musical. Algo totalmente diferente para mim, um desafio, um aprendizado, e que para os conhecedores do meu trabalho fosse também algo inverso do que eles esperavam”, observa Kiko Loureiro, em entrevista por email ao Caderno Dois.



O guitarrista define o disco como um “encontro Brasil-samba-latino-rock-Cuba-jazz-fusio
n”. Para essa proposta multifacetada transformar-se em realidade, foi fundamental a presença de Yaniel Matos, que, além de grande músico, assina quatro das 10 faixas do disco, sendo as demais de Loureiro. Os arranjos foram elaborados nos ensaios, e as gravações duraram apenas três dias, com todos os músicos tocando juntos no estúdio, “ao vivo”.



“A idéia era realmente trabalhar como se faz em um CD de jazz. Registrar a espontaneidade de cada músico, captar a verdadeira musicalidade de cada um”, comenta o guitarrista.



Ao contrário do seu álbum anterior, “No Gravity”, no novo CD Kiko Loureiro praticamente não usa pedais de efeito, preferindo a captação “limpa” do instrumento. Essa opção fica nítida já a partir da primeira faixa, “Feijão de Corda”, espécie de encontro de Luiz Gonzaga e Jimi Hendrix diante de uma profusão de solos e acordes.



A combinação da guitarra pesada sobre a base de baião, entremeada por momentos de calmaria, permite a criação de um clima jazzístico que favorece as intervenções de cada músico, como se eles dialogassem entre si por meio de notas, pausas e acentuações.



O desafio maior do CD vem logo a seguir, em “Ojos Verdes”, composição de Yaniel Matos conduzida sob concepção latina e compasso 6/8, de difícil execução. Trata-se de um caldeirão de surpresas que impressiona desde a sua introdução, com uma escala de guitarra quebrada, até o final apoteótico, com o baterista Cuca Teixeira surfando sobre a cama de acordes montada pelo piano e pela guitarra.



Na mesma linha está “Havana”, composição de Yaniel Matos em homenagem à capital cubana, que alterna tensão e relaxamento e culmina em um grand finale no qual Loureiro não nega sua vocação roqueira.



INTIMISMO



Dali em diante o CD ganha tintas mais tropicais, seja no baião suave “Anastácia”, na atmosfera bossa- novista de “Mounday Morning” ou no inusitado samba “Arcos da Lapa”. Há ainda o intimismo de “Samba da Elisa” e o rock latino “Camino a Casa”, com direito a guitarras à la Santana e a solo do baixista Carlinhos Noronha.



O CD termina com a delicadeza de “Realidade Paralela”, recheada de harmonias flutuantes, e a contemplativa “Recuerdos”, cujo clima camerístico confirma a proposta abrangente de um álbum que merece o seu lugar na galeria da moderna música instrumental brasileira.



José Roberto Santos Neves

(Jornal A Gazeta - ES)

Comentários (1)

girlmetal84
1. girlmetal84 20/11/06 13:52

mto massa esse cd \o/
Eu ganhei !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
***** D+
...
Flw !

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.