22/02/07 - 11h:19mDenunciar

O Escritor Rafael Bittencourt



Musicando o Inferno de Dante



Fiquei sabendo através de um repórter do jornal O Globo que estão montando na Europa uma ópera baseada no poema “A Divina Comédia” de Dante Alligieri. Este poema é famoso pelas descrições do paraíso, do purgatório e do inferno. O inferno descrito por Dante é assustador e tem dez níveis que vão ficando cada vez mais terríveis. Muito interessante.



No e-mail o reporter do caderno de cultura esclarece que o estilo musical escolhido para ilustrar o inferno foi o rock e o Heavy-Metal, que um dos patrocinadores do evento é o conselho cultural do Vaticano e o compositor é liagdo aos Papas (já tendo composto oratorios para o Papa João Paulo II e para o Papa Bento XI).



Estou muito curioso para ver esta ópera pronta e não vejo mal nenhum de ter o Heavy-metal sendo usado para ilustrar os infernos de Dante, porque sou fã do livro também. Gosto de música de todos os estilos e espero que façam um bom trabalho na elaboração das composições. Agora, se o compositor encarregado não tiver um excelente conhecimento de Heavy Metal, pode acontecer de o resultado ser estereotipado e musicalmente banal o que mostraria um preconceito da parte deles.



Se for verdade que querem defamar o Heavy-metal (apesar de eu não acreditar nesta hipótese), isto reforçará a minha opinião de que eles se desvirtuaram completamente do caminho que Jesus propôs. Porquê estão de certa forma excluindo um grupo, sendo preconceituosos e dando vazão para a marginalização de uma forma de expressão artística. E por atos assim acabam perdendo a admiração das pessoas que usam a cabeça entre seus fiéis e que cada vez mais terão um rebanho de "acerebrados" e cegos. A longo prazo este não é um bom caminho para eles.



Em todo caso, isto será uma boa forma de popularizar o estilo entre os jovens. Se a idéia deles é divulgar uma opinião negativa sobre o estilo, então o tiro deles sairá pela culatra e, obviamente, isto será uma propaganda muito positiva entre os adolescentes ateus e/ou agnósticos.



O heavy metal é muito expressivo e eles poderiam usa-lo para ilustrar o purgatório e o paraíso também, porque ele permite muitas dinâmicas diferentes. Mas, a música erudita também poderia ser usada para ilustrar o inferno, não nos esqueçamos de Shoenberg, do Stockhausen e de outros modernos e contemporâneos.



É possível que algumas pessoas associem o fato de o Vaticano endossar o uso do heavy para ilustrar o inferno como uma alusão de que o estilo é demoníaco etc. Não podemos nos incomodar com este tipo de preconceito, pois muito pouco se sabe sobre o heavy-metal entre as pessoas não "iniciadas" no estilo, temos que perdoá-los. Este é um julgamento estúpido que vai sempre existir. Temos em contrapartida que lutar para divulgar melhor tudo sobre o estilo.



Muitos músicos profissionais de hoje começaram na música por um interesse inicial no Heavy-Metal. A demanda nas escolas de música aumentou muito depois da grande popularização do estilo. As vendedores de instrumentos musicais cresceram em função do interesse do jovem no estilo. Mas, o heavy-metal hoje é todo fragmentado em sub-estilos. Nestes estilos todo o tipo de mensagem é enviada. Em geral é bem existencial, filosófico e espiritualista, mas se difere entre si nas correntes ideológicas. Ele é bem democrático e suporta qualquer tipo de ideologia. Desde a mais satanista até a mais Cristã.



Sonho com uma grande revolução, quando um dia o Vaticano voltará a tomar decisões e divulgar opiniões que sejam baseadas nas palavras de Jesus Cristo e não baseadas nos interesses únicos da instituição como uma mega-multinacional da espiritualização capitalista. Porém, graças a Deus as pessoas já não levam a sério as opiniões deles e são vistos muito mais como uma velha coróca que diz absurdos do que como uma mãe, mentora e guia de nossos passos. E isto é triste porque sem credibilidade a Igreja perde fiéis numa época em que as pessoas precisam tanto de luz em suas vidas para não se desesperarem.



Por Rafael Bittencourt

Comentários (0)

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.