08/12/05 - 23h:42mDenunciar

Asa ou Chiclete??

ASA ou Chiclete? Chiclete ou ASA ?





Asa de Águia e Chiclete com Banana... Duas das melhores bandas de música baiana da atualidade – senão as duas melhores... Bandas capazes de arrastar legiões de fãs, do Oiapoque ao Chuí, atrações de gala em micaretas e o ponto alto do carnaval de Salvador, sempre alvo de comparações e ate mesmo piadainhas... Algo como discutir quem seria melhor, dadas as devidas proporções: Flamengo ou Vasco? Beatles ou Rolling Stones? Asa ou Chiclete?



Criada no final dos anos 70 sob a égide de Banda Scorpius, o Chiclete com Banana começou tocando em festas de formatura, agitou a massa e hoje continua com o mesmo pique do início de carreira. Sob o comando de Bell Marques, o legendário grupo confunde-se com a própria história do carnaval baiano, com o total de 20 CDs gravados até hoje e participação em diversas micaretas no Brasil. O “Chiclete” – como é carinhosamente conhecido pelos fãs – toca em dois blocos no carnaval de Salvador, o Camaleão e o Nana Banana. O Nana Banana virou, com o passar dos tempos, uma grife de muito valor e é possível encontrar franquias do Nana Banana em Sào Luis, Fortaleza, Vitória, Teresina, Belem, Salvador...



Conhecida por sua irreverência, a banda Asa de Águia também tem muita história pra contar. Em 1987, a Banda Pinel (com integrantes de uma ex-banda de rock progressivo) mudaram seu nome para Asa de Águia e deram uma grande festa na Mansão da Águia. Na época, o vocalista “era um tal de” Ricardo Chaves, com o ainda desconhecido Durval Lelys (ex-integrante da banda “Acordes Verdes”, de Luiz Caldas) na guitarra.



Desde essa época o “Asa” decolou e não parou mais. Durval Lelys ganhou o apelido de “Durvalino” e com seu carisma indiscutível faz a galera “sair do chão” por onde o Asa passa, atualmente Durvalino foi eleito o Rei da rua em uma disputa equilibradissima com Bell do Chiclete, deixando os outros concorrentes a ver navios, somando a votação dos dois se chegava a incrivel marca de mais de 80% dos votos. O Asa tem hoje o primeiro bloco(Me Abraça) a esgotar seus abadas no disputadissimo carnaval de Salvador. Hoje são 16 CDs gravados, com quase 4 milhões de cópias vendidas. Em Salvador o Asa agitou durante muito tempo o Interasa (numa inédita parceria com o bloco Internacionais) e o Cocobambu, além da participação em mais de 20 carnavais fora de época em várias cidades do Brasil. Em 2002 o Asa partiu para um novo projeto e “abraçou” o bloco “Me Abraça”, saindo os 3 dias de carnaval no Circuito Barra-Ondina.



Bem, depois do currículo das duas bandas, que foi apresentado acima, fica difícil tecer comparações sobre quem é melhor ou quem é pior. Asa e Chiclete, Chiclete e Asa... quem sai ganhando é aquele que gosta de música baiana.



Afinal, o Asa sempre “arreia” e o Chiclete “é festa”.



Mas eu sou ASA até morrer e você???

Comentários (0)

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.