06/01/06 - 19h:52mDenunciar

HOJE NÃO FAÇO MAIS NADA



Suzana Albernoz



Teresa deitou-se sobre a cama de colchão de palha, colocou as mãos na nuca e pensou:



"Hoje não faço mais nada!"



-Mãe, a sopa tá derramando, apago o fogo? A Marisa tocou com o dedo na chapa quente .



...tá chorando. Mãe, olha o homem lá fora. Que a gente vai fazer? Ele diz que hoje é dia de pagar , e se a gente não paga...



"Hoje não faço mais nada!"



-Velha, anda, o que há? Não tá vendo? As crianças todas sujas, a menina pisada, a sopa queimando. Então isso é jeito de cuidar o pouco que se tem? Passo o dia no trabalho e na volta te encontro desse jeito, atirada em cima da cama?!



"Hoje não faço mais nada!"



-Mia fia, pobrezinha, ficou louca. Não é de hoje que tem esses ataques, coitada... Já de pequena ficava pelos cantos assustada, olhando sem falar palavra. Mas isso passa, sim senhor...e não há de passá? Então é coisa que aconteça a mulher nova, desistir assim de toda obrigação?



"Hoje não faço mais nada!"



-Minha senhora, por favor, preste atençao! Quero lhe ajudar. Sou apenas um médico, não um mágico. Olhe para mim, ouça, responda às minhas perguntas. Não quer cooperar? Por que não toma o remédio que estou lhe oferecendo?



"Hoje não faço mais nada!"



-Seja boazinha, Dona Tereza. O médico chamou pra falar com a senhora. Conversando se arrumam as coisas...Por que não fala comigo? Em meu gabinete conheço muitas mulheres como a senhora. Sempre pude ajudá-las a voltar a si, a voltar a assumir o papel de esposa e mãe com paciência. Sempre lhes dei ânimo e força. Deixe-me tentar outra vez.



"Hoje não faço mais nada!"



-Dona Teresa, apronte-se para receber a bênçao, os sacramentos, o exorcismo, tome atitude dígna de cristão. Afinal a senhora foi batizada. Por que não se resigna com a sorte? Por que não volta para seus deveres?



"Hoje não faço mais nada!"



A mulher tinha apenas deitado sobre a cama de colchão de palha, posto as mãos na nuca e pensado:



"Hoje não faço mais nada!"



E o mundo em redor estremecera!

bebeth não permite ver os comentários desta foto.

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.