08/01/06 - 10h:01mDenunciar

Comandante brasileiro da ONU no Haiti é achado morto

Infelizmente mais um brasileiro tombou. Ainda não foi apurado o motivo da morte, se foi suicídio ou não. Para uma missão que contraria muitos interesses um suicídio é conveniente demais.. Presto aqui minha homenagem a mais um brasileiro que tombou durante uma missão.



Tenente Watanabe



PORTO PRÍNCIPE/BRASÍLIA (Reuters), 7 de janeiro - O general brasileiro que comandava a missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti foi encontrado morto em um quarto de hotel do país neste sábado e há informações conflitantes sobre as circunstâncias de sua morte.





Segundo a ONU, o general Urano Teixeira da Matta Bacellar teria se matado no hotel Montana, em Porto Príncipe. Um assessor de informações da força brasileira no Haiti afirmou, contudo, que a morte foi causada por um "acidente com arma de fogo", de acordo com a Agência Brasil.





Já uma nota oficial do Exército disse que ele está "acompanhando o trabalho de investigação policial" sobre o caso.





Um representante do Centro de Comunicação Social do Exército declarou à Reuters que "só depois das apurações policiais é que poderemos dizer com certeza o que aconteceu e...tomar as providências sobre o traslado do corpo".





Bacellar, 58, substituiu em agosto passado o general Augusto Heleno Pereira no comando da força da ONU no Haiti, que conta com 9 mil militares.





Uma nota da secretaria de imprensa da Presidência da República afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou "profundo pesar" pela morte de Bacellar e que orientou o Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a expressar ao secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, a expectativa do governo brasileiro de que a ONU "conduza imediata e ampla investigação" sobre a morte do brasileiro.





Ainda segundo o comunicado, o presidente determinou que uma equipe seja enviada imediatamente ao Haiti e reafirmou a "determinação do governo brasileiro de continuar apoiando o povo haitiano na construção da paz e normalização política" do país.





Um porta-voz do secretário-geral da ONU afirmou que Annan está "chocado e triste" com a morte de Bacellar e que uma investigação está em andamento.

Comentários (5)

heroisdeminhacaserna
1. heroisdeminhacaserna 8/01/06 11:16

Sabia que ele já foi o instrutor de tiro da AMAN?
Estranho, né?
Abraço!

neoconker
2. neoconker 8/01/06 12:36

caraca... nego dizendo q ele morrer num acidente??? acho q ele não seria o tipo de pessoa q fica brincando com armas neh....






enfim. minhas considerações tbm....

lucianafm
3. lucianafm 8/01/06 13:48

Essa missão o que vi não tem nada de paz.
O meu "amigo" ficou lá durante 6 meses já tem mais ou menos 1 mês que voltou disse que não foi nada fácil, vendo as fotos dá p ter uma noção.
O que aconteceu não se sabe, minha opinião soi suicídio.
Bom domingo.
Bjsss

juliozeras
4. juliozeras 9/01/06 19:42

noh
grande perda msm
=/
o lugar la eh bom msm
pirenópolis
interior de goiás
abraçao ae!

isafm
5. isafm 13/01/06 23:06

Essa história ta mto estranha...
Mas de qqr maneira, mto sho seu post, viu?
O meu ja ta atualizado, depois confere lá...
bjks

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.