08/03/06 - 12h:40mDenunciar

Parabens mulheres!! Essa é a mulher da minha vida!!

Parabens a todas vcs mulheres...

e em especial a minha mãezona q tanto amo!!



******************

A escolha do dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher não deriva de um acontecimento isolado, mas sim de um contexto histórico e muito mais amplo. A idéia mais difundida é de que a data seria uma homenagem a operárias norte-americanas que, durante uma greve, foram trancadas na fábrica onde trabalhavam e morreram queimadas em um incêndio provocado pelos patrões. Outra hipótese refere-se a uma manifestação das operárias do setor têxtil nova-iorquino ocorrida nesse dia do ano de 1857.



Entretanto, a origem do Dia Internacional da Mulher insere-se em um contexto histórico e ideológico muito concreto, cujo objetivo, em seu começo, não foi rememorar nenhuma catástrofe que vitimou um grande número de mulheres. O texto da resolução adotada pela II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, realizada em Copenhague em 1910, vem confirmar que nem se fazia alusão a nenhum acontecimento protagonizado por operárias que devesse ser comemorado com a celebração do Dia Internacional da Mulher, nem sequer se propunha uma data concreta em que esta devesse acontecer.



Sua origem tem de ser compreendida em meio a ascensão das lutas operárias de finais do século XIX e início do século XX, cujas discussões teóricas, no campo socialista, convocavam à participação política e em cujo contexto tomava corpo a luta pela libertação da mulher. A partir de começos do século XX, essa batalha das socialistas se cruzou com a de um punhado de mulheres independentes, em sua maioria pertencentes à classe média ou alta, que estavam em campanha pelo direito ao voto.



Nos primeiros anos, o Dia Internacional da Mulher era festejado em datas diferentes, segundo os países. A data escolhida pelas socialistas alemãs para essa primeira comemoração foi 19 de março de 1911, data carregada de significado para o proletariado alemão. Nesse dia, em 1848, Guilherme I da Prússia reconheceu a força do povo armado e fez promessas, que depois não cumpriria e, entre elas, a concessão do direito ao voto para as mulheres.



Também houve comemorações na Dinamarca, Suécia e outras nações européias. Nos Estados Unidos a tradição de realizar o Dia da Mulher no último domingo de fevereiro se manteve até 1913. Em 1914, passou a ser comemorado também em 19 de março. Em 1914, a data foi comemorada pela primeira vez em 8 de Março, na Alemanha, Suécia, passando posteriormente aos demais países.









******************



Vcs nos fazem felizes!!!

brunoalberto não permite ver os comentários desta foto.

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.