10/06/05 - 00h:15mDenunciar

Sugestão de músicas para a Esquadrilha da Fumaça em shows

Obviamente a música, como muitos outros elementos culturais, possui uma definição de qualidade sempre dependente da mente de cada indivíduo.



Quem sou eu, ainda um simples jovem amante da aviação militar, para indicar trilhas sonoras à serem utilizadas pelo Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira...?



Ainda assim, aproveitando a liberdade de expressão hoje disponível, cometo tal ousadia sugerindo melodias que talvez divirtam mais o público e também estejam mais a par do espetáculo: como é possível perceber, quase todas da lista são de Jean Michel Jarre, famoso músico francês que infelizmente não é muito valorizado no Brasil.



Seria simples demais para os padrões de Jarre (pronuncia-se Jarrê) caso definíssemos as suas canções como meras composições eletrônicas. Suas músicas não se resumem às batidas constantes ouvidas em boates e danceterias, mas são na verdade obras de arte que atraem por seu poder de estímulo cerebral.



As músicas de Jean Michel Jarre são capazes de nos fazer pensar em robótica, em ciência, e porque não na tecnologia aeronáutica...? Durante os shows, Rendez-vous IV poderia ser executada durante manobras em formatura com todas as aeronaves, como no início do show onde é efetuado a dispersão (break) em leque com as sete aeronaves...



Equinoxe IV, por sua vez, atrairia a atenção dos espectadores em manobras críticas como lancevaks, estóis de badalo, cruzamentos... De fato, muitas combinações são possíveis. Não poderia faltar, é claro, aquela que já é consagrada por pilotos e entusiastas da aviação: Top Gun anthem, trilha do filme americano Top Gun de 1986. Sugestões de uma sinfonia que nada seria sem o som grave das turbinas em elevada rotação dos T-27 Tucanos...





André Felipe A. Carvalho (09/06/05)





Obs.: para ver a lista de músicas correspondente a este tópico, procure pela mesma na barra esquerda do meu Espaço MSN, seção "Músicas".

Comentários (0)

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.