19/06/05 - 00h:44mDenunciar

Aermacchi MB-339CD

Aeronave de treinamento/ataque pertencente à Força Aérea Italiana. Atualmente a fabricante desde modelo, a Aermacchi, encontra-se empenhada inclusive com apoio da Embraer no programa M-346. De acordo com a seção de notícias do site da Revista Asas:



"Uma nova unidade do M-346 decolou pela primeira vez do campo de Venegono, Itália, no último dia 17 de maio. O jato produzido pela Aermacchi voou por 42 minutos. Este segundo protótipo irá acelerar o desenvolvimento do modelo. Com ele, a Aermacchi vai fazer testes que avaliam as características estruturais e a qualidade de vôo. O primeiro protótipo do M-346 está sendo usado para a qualificação das turbinas, dos sistemas e softwares do avião.



O M-346 é apresentado pela empresa italiana como o modelo inicial de uma nova geração de jatos de treinamento militar. O objetivo é oferecer um avião superior em relação a todos os concorrentes de sua classe. A Aermacchi tem planos de começar as entregas das aeronaves de série em 2008. A Embraer, através da subsidiária Embraer Liebherr Equipamentos (ELEB), é uma das empresas que participam do programa de desenvolvimento do jato.



O M-346 é inspirado no Yak/AEM-130. A Aermacchi colaborou por alguns anos com a empresa russa Yakolev nos testes do modelo, mas depois decidiu prosseguir sozinha no desenvolvimento de um novo avião. O M-346 foi anunciado pela empresa na feira de aviação de Farnborough, na Inglaterra, em julho de 2000. O jato decolou pela primeira vez no dia 15 de julho de 2004."




Links úteis: Revista Asas.

Aermacchi.



Imagem de Braccini Riccardo - SpotIT, retirada do site Airliners.net.

Comentários (0)

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.