23/08/04 - 22h:19mDenunciar

Dassault Mirage 2000

Magnífico Dassault Mirage 2000 mostrando toda a potência da sua turbina francesa Snecma M53 P2. Esta é uma das máquinas que gostaria de ter o prazer de pilotar um dia e, como dizia o seu criador Marcel Dassault, "avião bonito voa bem"... O efeito de fogo na saída do motor é chamado de pós-combustão que também é conhecido pelos pilotos como "PC" ou Afterburner. Sua finalidade é gerar potência adicional à aeronave, expandindo o ar que passou pela turbina por meio da queima de combustível na saída do tubo de exaustão. Apesar de muito eficiente em acelerações e manutenção de regime de vôo supersônico, o PC consome muito combustível. Após o modelo III atualmente em uso pela FAB, a série Mirage passou por grandes mudanças realizando melhorias muito significantes nas características de vôo, principalmente na velocidade de pouso que foi muito reduzida e a ampliação da manobrabilidade. Mesmo não tendo canards móveis como o Gripen, o Mirage 2000 torna-se manobrável devido principalmente à adição de flaps que funcionam independentemente dos ailerons ou profundores (de fato são peças separadas) juntamente com slats controlados por um avançado computador de vôo que os aciona e configura conforme necessário. Foto de Stephen Fox, no site Airliners.net

Comentários (0)

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.