26/09/04 - 07h:55mDenunciar

HSI

Trata-se basicamente de uma bússola integrada ao sistema de navegação da aeronave, diminuindo a carga de trabalho do piloto que desta maneira não precisa observar instrumentos distintos para cada função. O "botão seletor de proa" tem como função selecionar o rumo desejado à ser seguido pelo piloto automático. Este rumo é mostrado pelo "indicador da proa selecionada". A "escala de desvio do glideslope" serve como referência para saber se a aeronave está muito alta, muito baixa, ou ainda na razão ideal de descida durante uma aproximação para pouso, havendo duas de cada lado para uma mais fácil visualização. Quando os "indicadores do glideslope" encontram-se em posição intermediária, a aeronave está na razão ideal de descida, ou 'na rampa' como os pilotos dizem. Quando a marcação amarela está mais acima, significa que a aeronave está acima da razão ideal de descida e, portanto, precisa descer mais para interceptar a rampa, e assim por diante. O "indicador destino / procedência" informa se a aeronave está se aproximando ou se afastando do auxílio à navegação configurado na freqüência. Na imagem, vemos que a aeronave está rumando em direção do auxílio. A "seta indicadora do curso selecionado" serve para indicar ao tripulante a direção à ser seguida para interceptar o rumo de uma pista, ILS (sistema de pouso por instrumentos) ou um auxílio VOR. As bandeiras de advertência da bússola e sistema de navegação informam quando há algum mal funcionamento ou quando o instrumento está desligado. A "barra de desvio do VOR / LOC" indica em qual posição encontra-se o ILS ou VOR selecionado na freqüência em relação à aeronave. Quando a barra está à esquerda da aeronave simbólica (como na foto), significa que a aeronave está à direita em relação ao curso selecionado para o auxílio e, portanto, deve dirigir-se para a esquerda afim de que haja a interceptação. Veja que é exatamente isso que está ocorrendo: o curso a ser interceptado é de aproximadamente 200º e como a aeronave está à direita, o piloto curvou para a proa 175º e manterá tal rumo até que a barra amarela fique no centro do instrumento, indicando a interceptação. A "escala de desvio do VOR / LOC" serve de referência juntamente com a barra de desvio e a "aeronave simbólica" para sabermos se estamos à direita, à esquerda ou interceptando o auxílio selecionado.

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