Blog

Tem início a Operação PARBRA I

por cmtecarvalho em 11/06/05 - 22h:59m

A abertura da Operação PARBRA I ocorreu, no dia 9 de junho, na Base Aérea de Concepción, distante 400 km da capital Assunción. O exercício une Paraguai e Brasil na padronização de procedimentos para defesa aérea. Representantes das duas Forças Aéreas, General de Brigada Aérea Humberto Gregor Pacher e Coronel Ricardo da Silva Servan, estiveram presentes no primeiro dia de missão.

Durante a Operação, um radar móvel brasileiro pertencente ao Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (4°/1°GCC), sediado em Santa Maria (RS), foi transportado por um C-130 Hércules da FAB para Concepción e, desde 28 de maio, militares brasileiros e paraguaios trabalham na familiarização com o equipamento.

A troca de informações integra a primeira fase da Operação, a amarela, que começou em 22 de maio. Preparativos concluídos, a fase vermelha, de hoje (10) a domingo (12), é constituída de vôos de interceptação e intercâmbio de pilotos. Finalmente, na fase verde (segunda-feira, 13 de junho) haverá a desmobilização dos meios e retorno dos participantes para seus locais de origem.
Foram oito meses desde a reunião inicial de planejamento, em outubro de 2004, com base no Acordo de Cooperação Mútua para Reprimir o Tráfego de Aeronaves Envolvidas em Atividades Ilícitas Transnacionais, firmado em 10 de fevereiro de 2000.

Fonte: Força Aérea Brasileira.
Link para a matéria original aqui.
Link para o site oficial da operação aqui.



Ver todos