10/06/08 - 14h:32mDenunciar

Bogolan - Tecido de algodão tinto com argila - Mali

Indumentária africana

Os Bogolan ou Bogolanfini são tecidos tradicionais executados numa única peça de algodão originalmente branco, sem costuras fiado e tecido à mão.
Bogolan, que significa tecido de lama, é uma tradição estabelecida há tempos entre os Bambara, etnia majoritária do Mali.
A palavra deriva de um dialeto local, de bogo (argila, lama) e lan (com, feito de) e os motivos baseiam-se na vida rural ou urbana africana, na natureza e nos inúmeros ideogramas e formas geométricas tradicionais de tribos como os Dogons, os Malineses e os Bambaras.
A produção dos Bogolan envolve um processo único e longo em que a matéria-prima é o tecido de algodão branco confeccionado em tiras estreitas por homens locais em tear duplo. As tiras são cerzidas juntas na forma do pano desejado pelo usuário.
As tintas utilizadas são naturais, de origem vegetal e mineral, pelo que as cores utilizadas são, essencialmente, o preto, o castanho e o branco.
O tingimento tradicional é feito apenas por mulheres e a técnica passada de mãe para filha. A peça é lavada em água e colocada ao sol para secar para que encolha ao seu tamanho final. Depois, o tecido é embebido de uma solução marrom e uma solução amarela extraída da maceração de folhas de várias árvores e posto para secar ao sol.
O tecido está pronto para a aplicação dos corantes naturais extraídos da lama.
O barro coletado em lagos e poças é deixado para fermentar por alguns meses em um pote coberto, adquirindo ao final de um ano a cor negra.
O processo de tintura é uma sucessão de etapas bem precisas e executadas por uma ordem definida, que passa por embeber o tecido na pasta própria, enxaguar para retirar o excesso de lama e secar ao sol.
Este processo origina uma reação química que fixa as cores, repetindo-se a operação às vezes necessárias para obter as tonalidades mais fortes.
A aplicação das cores restante pode ser feita com as mãos, pincel, espátula, etc. e a manufatura destas peças demora de 8 a 12 meses.
Em anos recentes, os desenhos terrosos ou preto-e-branco dos tecidos Bogolan tornaram-se conhecidos no mundo todo.

Comentários

czeiger não permite ver os comentários desta foto.

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.