banda calypso

Banda Calypso é uma banda brasileira de calypso (não calipso), formada em Belém do Pará em 1999 pela cantora Joelma Mendes e pelo guitarrista e produtor Cledivan Almeida Farias, mais conhecido como Chimbinha. No início a divulgação do trabalho só se restringia às regiões Norte e Nordeste do Brasil. A banda hoje desfruta de grande sucesso em todo o país e começa a firmar sua carreira no exterior com turnês para os Estados Unidos, Europa e Angola. Mesmo com o preconceito por seu gênero musical e sua origem, a banda tornou-se líder absoluta na vendagem de CDs e DVDs dos anos 2000.

Origens

No estado do Pará, em um jantar na casa de Kim Marques, companheiro de Joelma na banda Fazendo Arte, a cantora conhece Chimbinha, e em pouco tempo começam a ter um relacionamento amoroso. Joelma estava de saída do grupo Fazendo arte e indo rumo a carreira solo. Como produtores de seu disco estavam Kim Marques e Chimbinha que era muito conhecido na região por seus trabalhos como produtor e sua performance como guitarrista. Como o projeto do CD solo dificultaria o relacionamento do casal, pois cada um teria que seguir seu caminho, tiveram a idéia de formar uma banda, a Banda Calypso.
[editar] Início difícil da Banda

A Banda Calypso foi criada em 1999, na transformação do disco solo de Joelma no álbum Banda Calypso Volume 1. O começo da banda foi difícil pois mesmo com muitos contatos não havia quem quisesse lançar o trabalho. Depois de tantas tentativas em vão, tiveram a sorte de uma parceria que possibilitou a venda de 1000 discos apenas para avaliar a vendagem. Em menos de uma semana os discos se esgotaram. Por fim, a banda conseguiu vender mais de 500 mil cópias de seu primeiro disco.

Com o sucesso em Belém com o single Vendaval junto a outras músicas, logo foram divulgados no Nordeste. Ao chegarem na região fizeram diversos shows que além da de Joelma tinha também a presença do cantor Dinho em palco. Dentre tantos show, um especial em Recife deu origem ao primeiro álbum ao vivo Banda Calypso Ao Vivo, com mais ritmos, melhor som. Com esse disco aumentou a divulgação pelo Nordeste e por demais regiões brasileiras.

Mesmo com o sucesso dos discos a banda não era inteiramente conhecida e necessitava de oportunidades. Uma das dificuldades que perturbou a banda até que o sucesso se consolidasse foi o fato de que muitas bandas se aproveitavam da fama da Banda Calypso pra lançar-se em shows de forma fajuta. Vieram para são Paulo e foram pedir ajuda na divulgação à Gilberto Barros, mais conhecido como Leão, pois em seu programa tinham muitos convidados de musica regional. Com o pedido atendido, a banda se apresenta em 2002 no Sabadaço com Dançando Calypso; a partir daí foram muitas vezes ao programa, tendo presença sempre. Fizeram uma grande amizade com Gilberto que não negava ser fã da banda e demonstrava afeto em plena rede nacional.

Após o sucesso do disco ao vivo a banda entrou em estúdio para gravar seu terceiro disco, as músicas que tiveram mais destaque entre coletâneas onde se reuniam diversas bandas foram as baladas românticas Maridos e Esposas e "Desfaz as malas", mas os hits dançantes tiveram grande importância, dentre eles Temporal, "Só Vai Dar Eu e Você" que era uma musica cantada pelo cantor Dinho, Príncipe encantado e Chamo por Você foram outros grandes destaques desse álbum.

Em 2003 a banda volta a Recife para participar da 1ª festa do São João da Capitá, que teve exibição na Rede Globo. Com músicas dos três discos lançados, o público participou do show do início ao fim, cantando e dançando todas as músicas.

Mostrando o resultado de toda a experiência pelo Brasil, mídia e com cada vez melhor vendagem de discos, a banda entra em estúdio para gravar seu quarto disco, com todos os ritmos que sempre ousam em levar a um disco bem dançante. Com a conclusão do projeto que tinha arranjos e produção de Chimbinha a banda sofreu uma ação de plágio de seu 4º álbum por outra banda paraense, no entanto nada perturbou a motivação da banda em lançar um novo álbum e ultrapassar a marca de 600 mil cópias vendidas, superando assim o grupo que viera a plagiá-los com bastante facilidade. Banda Calypso Volume 4 foi concluído e acabou sendo mais um trabalho marcante da banda com seu principal single Pra Te Esquecer, e as baladas românticas Imagino e Tic Tac, entre outros grandes sucessos,que levaram o disco para mais premiações.
[editar] Reconhecimento Nacional e Gravidez

Ainda em 2003 foi gravado e lançado o primeiro DVD da banda em São Paulo na casa de shows Patativa, com um publico de 30 mil pessoas. O show a banda mostra o porquê de todo o sucesso e grande vendagem. O show foi lançado em CD e DVD com o titulo Banda Calypso Ao Vivo em São Paulo. O projeto foi além do imaginado, levou a banda ao gosto nacional, enfim a banda ficou realmente reconhecida em todo Brasil. O disco inteiro foi um sucesso, mesmo seus principais singles sendo os relançamentos de Dançando Calypso e Temporal todas as músicas tiveram reconhecimento.

Dentre tanta correria, com 2 álbuns naquele ano e um DVD, mais uma notícia: Joelma estava grávida do seu terceiro filho, o primeiro com o guitarrista e produtor Chimbinha. A notícia foi dada no programa Sabadaço, junto de Gilberto Barros. A gravidez não impediu que os shows da banda continuassem, pelo contrario, foi uma época em que a agenda da banda nunca esteve tão cheia. Em entrevista, Joelma afirma que era difícil e que nas primeiras apresentações acabou passando mal. Para resolver o problema ela enchia e esvaziava uma bexiga minutos antes dos shows, afirmando que este era o melhor método para aquela situação. No dia 11 de Julho de 2004 nasce Yasmin. No final do mesmo ano a banda lança Banda Calypso Volume 6, que tem incluído uma faixa chamada Minha Princesa, que Yasmim chora antes do ultimo refrão.
[editar] O Sucesso Aumenta

A banda estava a todo o vapor em 2004, com as ótimas vendas do DVD, o lançamento do novo álbum, e o nascimento da filha de Joelma e Chimbinha. Dando continuidade ao trabalho providenciaram ainda em 2004 a gravação do segundo DVD agora em Manaus que se chamaria Calypso na Amazônia. O show foi realizado no Centro de Convenções do Amazonas, o famoso Sambódromo de Manaus, com mais de 50 mil espectadores. Assim, a banda estava pronta para impressionar a todos e anunciou seus projetos novamente no Sabadaço com Gilberto Barros que exibiu em seu programa uma reportagem no local. Mas além dos projetos no Brasil a banda iniciava sua primeira turnê internacional no começo de 2005, passando por países como EUA, Itália, Portugal e Suécia.

Ao retornarem ao Brasil são convidados para estar pela primeira vez no Domingão do Faustão da Rede Globo. Ao se apresentarem comentam sobre sua turnê, sua história, os diversos ritmos utilizados em suas músicas e o novo projeto em Manaus, que havia sido lançado a aproximadamente 10 à 15 dias. Neste mesmo dia levam para casa discos de ouro, platina, duplo platina e diariamente pela venda do álbum Banda Calypso Volume 6, e Diamante triplo (3x diamante) pelo DVD Calypso na Amazônia, dessa forma não houve mais nenhuma dúvida de que ali estavam novos nomes da musica brasileira.

Neste ano a banda passou a ser chamada de fenômeno, seus CDs e DVDs eram os mais vendidos, tinham exclusivo espaço na mídia, e tudo isso sem uma grande gravadora para fazer sua divulgação, seu sucesso não tinha patrocínios, seus discos por serem independentes eram os mais baratos do mercado, tendo mais uma vantagem a banda estava no seu auge sem duvida. Passaram a se apresentar em vários programas de TV, festivais, programas de radio, e fizeram um dueto com Bruno e Marrone na musica Por Que choras? da dupla que fez um grande sucesso sem mesmo ter sido lançada como single era considerada uma das melhores musicas do ano. A banda no final do ano chamava a atenção por ter quatro discos na lista dos 50 mais vendidos do brasil, e seus dois DVDs na lista dos 20 mais vendidos,[1] sem duvida a banda estava cada vez crescendo mais e chamando a atenção por onde passava. Mas mesmo com todo o assedio da imprensa nunca deixaram de dizer que tinham orgulho de onde vinham, e mostrar a todos que são pessoas comuns com qualidades, defeitos, e sentimentos. Apesar do sucesso não se pode evitar as criticas, que afirmavam que era um fenômeno passageiro, e que queriam ver se seus próximos projetos seriam tão lucrativos e bem sucedidos.

É lançado em outubro de 2005 Banda Calypso Volume 8, com 17 musicas inéditas e a dúvida se conseguiriam emplacar mais um álbum. O álbum inteiro foi um sucesso alem dos singles Isso é Calypso, Tchau Pra Você e Esqueça Meu Coração as demais musicas do disco tinham um sucesso gigantesco. Em uma semana o disco vendeu mais de 500 mil copias ganhando de imediato disco diamante, para muitos é considerado o melhor álbum da banda, neste mesmo ano ganharam o premio de revelação do ano no Domingão do Faustão e fizeram o reveillon na cidade de Salvador num show transmitido pela Band.

Em 2006 a banda volta com novos projetos, além da divulgação do Banda Calypso Volume 8 estavam em produção de seu terceiro DVD, que seria realizado numa turnê por cinco capitais brasileiras, que foram Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Belém. O projeto chamou a atenção de todos, mas enquanto não estava finalizado a banda lançava mais uma coletânea As 20+, que era um relançamento da coletânea anterior Os Maiores Sucessos da Banda Calypso, com mais quatro musicas, Pra te esquecer, Imagino, Fala pra mim e Paquera. Ainda em 2006 foram indicados ao Grammy Latino, pela produção do CD Banda Calypso Volume 8, concorrendo na categoria, Melhor álbum de música regional ou de raízes brasileiras, mas no final o premio foi para Elba Ramalho.

No dia 5 de agosto de 2006 a banda encerra o quinto e último show do projeto Calypso pelo Brasil que foi realizado em Belém, no dia seguinte estavam no ginásio do Ibirapuera para o show do Criança Esperança la atuaram com a musica Isso é Calypso. Em setembro de 2006 lançam Calypso pelo Brasil, que foi muito aguardado pelo publico, mídia e crítica, o sucesso foi ótimo, foi muito bem aceito a banda novamente tem altas vendas dos projetos que somente em 2 semanas o DVD ja havia vendido 500 mil cópias conquistando Quintuplo diamante que foi entregue no programa Domingo Legal, a banda quebrou o próprio recorde que era da conquista do Quadruplo Diamante com o projeto Calypso na Amazônia. Logo apos o lançamento do DVD foram a Nova York participar do Brazilian Day, junto de grandes nomes da musica brasileira como, Sandy e Junior, Leonardo e Babado Novo numa apresentação para mais de 1 milhão e 200 mil pessoas.
[editar] Novos Projetos

Após 6 meses do lançamento de Calypso pelo Brasil, a banda lança seu décimo disco Banda Calypso 10 com a participação de Leonardo e Bell Marques, vocalista do Chiclete com Banana, no disco também se encontra uma música composta por Paulo Ricardo chamada "Eclipse Total", o disco teve ótima aceitação em menos de 2 semanas vendeu mais de 500 mil cópias, além disso logo estavam com uma nova coletânea a venda 100% Banda Calypso, que reunia seus sucessos em versões ao vivo dos seus três DVDs foi o terceiro disco a ser lançado por uma grande gravadora, este foi lançado pela Som Livre, mas o curioso foi que não incluía alguns singles que estavam fazendo muito sucesso, a banda se interessou em relembrar sucessos e mostrar músicas que não tiveram tanto destaque.

Entre os mais vendidos do ano, a banda aparece no Top 10 em duas colocações por seus dois últimos trabalhos, Banda Calypso Volume 10 e 100% Banda Calypso, mais uma vez a banda mostra que não é um fenômeno passageiro. Além das boas vendas a banda ganhou o título de artistas mais populares do pais no mundo da musica, seguidos deles a dupla Zezé di Camargo e Luciano, nessa mesma lista nomes como Roberto Carlos, Ivete Sangalo também foram citados. A banda também foi convidada para participar da música "Pássaros Noturnos" no álbum Encontro de Viajantes de Zé Ramalho, Chimbinha em entrevista diz que a inicio não acreditou que iria participar de um trabalho com Zé Ramalho, e ate perguntou se era uma pegadinha.

No final de 2007 foi gravado e lançado o CD/DVD Banda Calypso Ao Vivo em Goiânia, com mais um diferencial, o show era composto de músicas inéditas, apenas 4 sucessos do álbum Banda Calypso 10 foram colocados no repertório show. O disco teve mais destaque pelas músicas românticas, se destacaram entre elas Muito Além do Prazer e Doce Mel, em resultado disso em 2008 é lançado um disco acústico onde a banda quis explorar novos públicos e iniciar uma nova fase, esse álbum foi intitulado Banda Calypso Acústico, que trazia músicas inéditas e regravações de grandes sucessos, foi alvo de diversas críticas positivas e negativas mas não deixou de ser um álbum bem vendido, foi o único disco lançado pela banda em 2008.

O ano de 2008 foi de novas experiências, a Banda Calypso participou do Estúdio Coca-Cola Zero, com a banda Paralamas do Sucesso, apresentando um show que misturou os estilos Calipso e Rock, na intenção de combater o preconceito musical produzindo arranjos de qualidade com sucessos de ambas as bandas, mesmo com o sucesso a junção de ambos gerou muita polêmica por partes de vários fãs de rock, mas acabou com muito sucesso por esse forte impacto.

Além dos projetos no Brasil haviam os projetos internacionais, em turnê pelos EUA a Banda Calypso gravou a música Acelerou em inglês que ficou intitulada "Accelerated My Heart", a nova versão da música foi pedida para compor a trilha sonora de um filme americano, ainda não estreado que tera o nome de "Cupid's Arrow". A Banda Calypso foi escolhida pelo público angolano para participar do projeto Dia da Amizade Angola Brasil, em parceria com a Rede Globo a banda fez um show em Luanda, Capital da Angola, para 40 mil pessoas,[2] onde se apresentaram artistas angolanos e teve a banda como principal atração, o show teve intenções sociais e políticas de firmar a amizade entre ambos países.
[editar] Uma Década de Banda

A banda próximo a completar uma década teve um começo de ano bem agitado com a indicação ao Prêmio Nobel da Paz, por sua atuação em benefício da região norte, porém recusou a indicação, alegando não poder cumprir com os compromissos impostos pela indicação, por ja ter a agenda completamente lotada. Logo depois no mês de fevereiro a banda foi convidada para participar do carnaval pernambucano, arrastando cerca de 2 milhões de pessoas no maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada.[3] Ainda em fevereiro com a animação do carnaval Joelma revela estar grávida novamente de seu quarto filho, segundo com Chimbinha. A vocalista estava muito animada e torcendo para que fosse um menino. Sendo que ela desejava um quarto filho para fechar a fábrica desde 2007. Infelizmente em Março, Joelma sofre um aborto espontâneo e perde a criança, tanto fãs, amigos e familiares ficaram tristes com a notícia, e assim a Banda cancela uma semana de shows para a recuperação de Joelma.

Depois de um começo de ano agitado vem o lançamento do álbum Banda Calypso Amor Sem Fim que traz novas influências musicais e uma nova cara para a banda, que teve boa aceitação e recebeu boas criticas. Como single inicial teve Vida minha que ja havia sido lançada no final de 2008 e logo após o lançamento do álbum veio o lançamento de Xonou Xonou, o álbum ainda esta em andamento e já superou a marca de 500 mil copias. No Dia das Mães de 2009 a Hipercard passa a ser a patrocinadora oficial da Banda Calypso, aproveitando a parceria a Hipercard lança um CD especial para os Dias das Mães com uma coletânea não oficial da Calypso reunindo seus novos e antigos sucessos, com destaque para a faixa "Luz de Deus" onde Joelma canta com sua filha, Yasmin de 4 anos. Além da coletânea exclusiva a Banda dará um presente aos fãs, um DVD/CD promocional, ao vivo em Caruaru gravado no dia 2 de fevereiro de 2009 reunindo muitos dos sucessos novos e antigos da banda, para muitos o projeto foi uma surpresa. No mês de Setembro a banda recebeu novamente uma indicação ao Grammy Latino, pela produção do CD Banda Calypso Amor sem fim, na mesma categoria em que concorreu anteriormente, ja em Outubro ganhou o Prêmio Trip Transformadores, por sua colaboração em busca de um mundo mais igualitário.

Mesmo com tantos projetos, a banda gravou seu DVD de comemoração aos 10 anos ainda em 2009, na área externa do Chevrolet Hall no Recife. O espetáculo contou com participações de artistas como Maestro Spok, Bruno & Marrone, Fagner e Voz da verdade. O DVD foi lançado de forma simbólica no dia 15 de março de 2010 no Domingão do Faustão.O DVD já é o mais vendido pela Som Livre neste ano de 2010, passando até mesmo na frente de Luan Santana.

Ainda este ano de 2010 a Banda Calypso está com projeto de gravar mais um DVD só para "Fã-Clubes" com músicas que nunca entraram em DVD como forma de Agradecimento aos Fãs.

No final do Ano de 2010 a banda planeja lançar um álbum em espanhol, será uma nova aposta para sua carreira internacional, estão em estúdio para gravação do disco que reunirá sucessos atuais e sucessos antigos, como por exemplo a música Xonou, Xonou que na versão em espanhol ficará "Apasionou". A banda tem como grande aposta os demais países da América do Sul. O álbum tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2010.
[editar] Ritmo

Por muitos ainda é considerada uma banda de Forró, pois por muitas vezes estão presentes em festas, coletâneas onde se reúnem diversos artistas, e tem como boa parte de seus fãs, ouvintes desse gênero musical. Mas o ritmo da banda teve desde o início forte influência de ritmos como Carimbó, Salsa, Cúmbia, Tecno, Rock, Lambada, entre outros, mais uma pequena influência do calipso caribenho, segundo o próprio Chimbinha em entrevista para a Trip.[4]
[editar] Recordes de Venda

* Xuxa e a Banda Calypso são os únicos artistas brasileiros a emplacarem 4 CDs entre os 50 mais vendidos e 2 DVDs entre os 20 mais vendidos do país, de uma só vez.
* Tiveram em 2007 por média de 1 mês 2 discos entre os 10 mais vendidos do país.
* Única banda na história da música brasileira a receber o prêmio de DVD de Diamante Quintuplo.
* A banda que mais vendeu nos anos 2000.
* A banda que vendeu mais discos de forma independente antes de assinar um contrato com uma gravadora.

[editar] Curiosidades
Broom icon.svg

Seções de curiosidades são desencorajadas sob as políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado integrando ao texto itens relevantes e removendo os inapropriados.


* A banda ganhou um quadro no programa do Domingo Legal chamado "Calypsomania" onde trazia as historias dos fãs da banda, sobre suas aventuras, loucuras, e curiosidades ocorridas no show.
* Em 2006 Joelma leiloou uma peça do figurino usado pela própria no DVD Banda Calypso na Amazônia, e doou para uma instituição de caridade.
* Em 2007 segundo a Datafolha a banda Calypso e a banda Calcinha preta foram apontada como as mais ouvida no Pais.[5]
* Em 2008, participaram de um episódio da Turma do DIDI (Não perturbe o Calypso).
* Em 2008 Joelma Mendes Lançou sua Grife de Roupas Chamada Calypso Vest em Almeirim-PA Sua Terra Natal, Que vende roupas feitas com sementes e produtos naturais da Amazônia
* Em 2009 a banda participou de um episódio do humorístico Toma Lá, Dá Cá("O anel que tu me deste").
* A Banda disse em entrevista ao TV Xuxa que, no início da carreira, a própria banda não conseguia decorar o próprio nome.

[editar] Discografia

Ver artigo principal: Discografia de Banda Calypso

[editar] Álbuns

* 1999 - Banda Calypso Volume 1
* 2001 - Banda Calypso Ao Vivo
* 2002 - Banda Calypso Volume 3
* 2003 - Banda Calypso Volume 4
* 2003 - Banda Calypso Ao Vivo em São Paulo
* 2004 - Banda Calypso Volume 6
* 2005 - Banda Calypso na Amazônia
* 2005 - Banda Calypso Volume 8
* 2006 - Banda Calypso Pelo Brasil
* 2007 - Banda Calypso 10
* 2007 - Banda Calypso Ao Vivo em Goiânia
* 2008 - Banda Calypso Acústico
* 2009 - Banda Calypso Amor Sem Fim Volume 13
* 2010 - Banda Calypso Vem Balançar Volume 14

[editar] Coletâneas

* 2003 - 20 Super
* 2004 - Os Maiores Sucessos da Banda Calypso
* 2006 - As 20+
* 2007 - 100 % Banda Calypso
* 2009 - Banda Calypso Hipercard (CD exclusivo para clientes Hipercard)
* 2010 - Banda Calypso 10 anos Ao Vivo em Recife - PE (CD 1)
* 2010 - Banda Calypso 10 anos Ao Vivo em Recife - PE (CD 2)

[editar] DVDs

* 2003 - Banda Calypso Ao Vivo em São Paulo
* 2005 - Banda Calypso na Amazônia
* 2006 - Banda Calypso Pelo Brasil
* 2007 - Banda Calypso Ao Vivo em Goiânia
* 2010 - Banda Calypso 10 Anos em Recife

[editar] Promocionais

* 2009 - Calypso Hipercard
* 2009 - Banda Calypso Ao Vivo em Caruaru

[editar] Prêmios
Ano Evento Prêmio
2005 Melhores do Ano
Banda Revelação[6]
2006 Grammy Latino
Indicação de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras[7]
2006 Troféu Internet
Banda do ano[8]
2008 VMB
Banda dos sonhos[9]
2008 Troféu Nativa FM
Destaque 2008[10]
2009 Grammy Latino
Indicação de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras[11]
2009 Trip Transformadores
Transformadores 2009[12]
2009 Troféu Internet
Música do ano (Xonou, Xonou)[13]

Comentários (0)

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.