IPT-0 BICHINHO:A MARAVILHA DE MADEIRA NACIONAL



SAUDAÇÕES,PESSOAL!!!!FELIZ 2013 PARA TODOS VOCÊS,SEUS FAMILIARES,AMIZADES E SEUS AMORES!!!DEUS OS ABENÇOE E QUE JESUS E SEUS MENSAGEIROS DE LUZ NOS ILUMINEM HOJE E SEMPRE!!!!TUDO DE BOM,TURMA!!

NO INÍCIO DOS ANOS 30, O INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS(IPT) DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO(USP), SOB A LIDERANÇA DO ENGENHEIRO FREDERICO BROTERO, COMEÇOU UM PROGRAMA DE ESTUDOS VISANDO O EMPREGO DE MADEIRAS ENCONTRADAS FACILMENTE EM NOSSAS FLORESTAS PARA A CONSTRUÇÃO DE AERONAVES. NA ÉPOCA, ERA UMA MATÉRIA PRIMA BARATA, POIS O BRASIL AINDA NÃO CONTAVA COM UM PARQUE SIDERÚRGICO DESENVOLVIDO. FOI ENTÃO QUE BROTERO JUNTOU-SE AO ENGENHEIRO E PILOTO AMERICANO ORTHON HOOVER.O PRIMEIRO FRUTO DESSA PARCERIA FOI O TREINADOR PRIMÁRIO IPT-0 BICHINHO, QUE ERA TODO FEITO DE FREIJÓ(Cordia goeldiana, família das boraginaceae, madeira leve e de grande resistência, encontrada na região amazônica. Mais resistente do que o spruce,a bétula e o pinho, usados nos aviões da do hemisfério norte) E TAMBÉM DE PINHEIRO BRASILEIRO OU PINHEIRO DO PARANÁ(Araucaria angustifolia, conífera nativa da família Araucariaceae, comum nas regiões Sul e parte da região Sudeste, com sua distribuição natural indo até o Sul de Minas Gerais). O PROTÓTIPO RECEBEU UM MOTOR FRANKLIN, DE 60HP, MAS OUTROS DOIS PROTÓTIPOS FORAM CONSTRUÍDOS, SENSO QUE O PRIMEIRO TEVE SEU MOTOR TROCADO POR UM DE 65 HP E OS OUTROS DOIS TINHAM MOTORES DE 75HP E 80 HP. ERA UMA EXCELENTE AERONAVE DE ACROBACIA AÉREA E TREINAMENTO. DELE, SE ORIGINOU TAMBÉM UMA VERSÃO BIPLACE, DENOMINADA BANANA.

ATUALMENTE, O ÚNICO BICHINHO SOBREVIVENTE ESTÁ NO MUSEU AEROSPACIAL, NO CAMPO DOS AFONSOS, CIDADE DO RIO DE JANEIRO. ELE FICOU CONHECIDO COMO O BICHINHO DE RIO CLARO, POIS VOOU MUITO BEM NO AEROCLUBE DA REFERIDA CIDADE PAULISTA ATÉ 1988 E, DE ACORDO COM MEU EX PROFESSOR DE BOTÂNICA DA UFV, JOÃO AUGUSTO MEIRA NETTO, O BICHINHO SÓ FOI APOSENTADO PORQUE O ÚNICO PILOTO BOM O SUFICIENTE PARA PILOTAR ESSE AVIÃO MORREU DE CAUSAS NATURAIS.

ESSE BELO AVIÃO NACIONAL ACABOU NÃO SENDO FABRICADO EM SÉRIE PORQUE,COM O FIM DA II GUERRA MUNDIAL,O MERCADO SE VIU INVADIDO POR AVIÕES DA MESMA CATEGORIA QUE HAVIAM SIDO PRODUZIDOS AOS MONTES E AGORA ESTAVAM DISPONÍVEIS A PREÇOS BAIXOS, VENDIDOS COMO SOBRAS DE GUERRA. CERTAMENTE,COM TANTOS AVIÕES VENDIDOS À "PREÇOS DE BANANA", NÃO COMPENSAVA INVESTIR EM UM PROJETO CUJO PREÇO FINAL DE VENDAS SAIRIA BEM MAIS CARO.

O AVIÃO DA FOTO É O 1º PROTÓTIPO.

O BICHINHO, ALIÁS, FOI TEMA DE UM TRABALHO QUE EU APRESENTEI AINDA NA GRADUAÇÃO, QUANDO EM 1999, JÁ QUASE FORMANDO, OS ALUNOS TINHAM DE APRESENTAR UM SEMINÁRIO SOBRE UMA MADEIRA QUALQUER, POIS ERA PARTE DA DISCIPLINA "CULTIVO DE ESSÊNCIAS EXÓTICAS E NATIVAS". EU LOGO ME LEMBREI DO FREIJÓ POR CAUSA DO BICHINHO E NO DIA MARCADO, APRESENTAMOS O SEMINÁRIO SOBRE O FREIJÓ EU E MEU AMIGO VINÍCIUS DE CASTRO AMARAL, UM GRANDE AMIGO E PARCEIRO DE PROFISSÃO(SOMOS ENGENHEIROS FLORESTAIS).

ESPERO QUE GOSTEM, PESSOAL. DEUS OS ABENÇOE!!AMO VOCÊS!!


O IPT-0 é um avião homologado para acrobacia aérea, com capacidade para um tripulante. Esse modelo foi projetado em 1938, pelo engenheiro Frederico A. Brotero e pelo técnico Horton Hoover, na Escola Politécnica de São Paulo, sob supervisão do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Sua construção foi concluída na cidade de Rio Claro (SP), ficando conhecido como Bichinho de Rio Claro.

Inteiramente construído de madeira brasileira, o “Bichinho” incorpora uma série de inovações técnicas, como, por exemplo, as asas elípticas, dotadas de passagens aerodinâmicas hipersustentadoras na parte frontal.

O exemplar em exposição (matrícula PT-KYL) é o modelo IPT-0 “Bichinho II”, de um total de quatro protótipos construídos na década de 1940, e voou até 1988, quando foi desativado e entregue ao Museu Aeroespacial.

Local em exposição: Hangar 1.



Especificações Técnicas

Fabricante: Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo – Brasil.
Motor:1 motor à pistão Continental C-85-12F de 85 h.p., 4 cilindros horizontais opostos.
Comprimento: 5,60 m
Envergadura: 6,80 m
Altura: 1,66 m
Peso Vazio: 260 kg
Velocidade Máxima: 240 km/h

Alcance: 800 km

Comentários (10)

zhukov
1. zhukov 1/01/13 9:48

GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE TEU TRABALHO DA GRADUAÇÃO TCHÊ....A ARAUCÁRIA AINDA É UTILIZADA EM ALGUMA AERONAVE ???? TU TENS FOTO DO ÚNICO : ...""ATUALMENTE, O ÚNICO BICHINHO SOBREVIVENTE ESTÁ NO MUSEU AEROSPACIAL, NO CAMPO DOS AFONSOS, CIDADE DO RIO DE JANEIRO. ....""





UM CULTURAL 2013 PARA TI CAMARADA...


CENTRO CULTURAL SANTANDER - PORTO ALEGRE - RS

EXPOSIÇÃO CULTURAL NO ESPAÇO CULTURAL SANTANDER , ANTIGO BANCO NACIONAL DO COMERCIO, NO CENTRO HISTÓRICO EM POA- RS .

EIS UMA BELA OBRA ARTÍSTICA TCHÊ....

SAUDAÇÕES CULTURAIS , PROF. ADRIANOV ZHUKOV.

machadobus
2. machadobus 1/01/13 10:02

Bom dia e Feliz Ano Novo

eamsc1988
3. eamsc1988 1/01/13 15:12

FELIZ ANO NOVO !!

patobrancoespecial
4. patobrancoespecial 1/01/13 15:23

Boa Tarde ? Tô aqui mais uma vez para agradecer a sua visita, e aproveitar lhe desejar, Que os dias do Ano Novo sejam uma seqüência de proveitosas realizações e repletos de paz e felicidades! (FELIZ ANO NOVO !!)

julymagalhaes
5. julymagalhaes 1/01/13 18:24

Oieee amigo feliz 2013
beeijinhusssss

uniao_sexygirls
6. uniao_sexygirls 1/01/13 20:20

Feliz Ano Novoooo *-*
• ๋ União ***** Girls atualizada!! ๋•
››venha nos visitar?


By: Paloma_mazza ♥

aeroportodemacaherj
7. aeroportodemacaherj 1/01/13 20:36

PARABENS GUSTAVO PELO BELO BOSTE !!!! FELIZ 2013 !!!!

uniao_sexygirls
8. uniao_sexygirls 1/01/13 22:40

Boa noite,td bem?
obrigada pela vizita.
te desejo um ótimo
2013 muita saúde e paz
bjux Faby

leirispinkblue
9. leirispinkblue 2/01/13 0:17

patobrancoespecial
10. patobrancoespecial 2/01/13 2:57

:larges
mile::l
argesmile:

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.