14/10/05 - 15h:46mDenunciar

"LN3 - O TESOURO QUE O BRASIL AINDA NÃO DESCOBRIU"

ENTREVISTA COM ALEXANDRE HORTA - GUITARRISTA DA BANDA LN3



A Banda LN3, composta pelos veteranos: Jorge Holanda (baixo); Rimolo Pina (Bateria); José de Alencar (vocal) e Alexandre Horta (Guitarra), resolveu apostar em um som simples, honesto e pesado. Direcionado para os anos 70 e 80. Suas músicas possuem letras criadas com irreverência, ousadia e atitude! (cantadas em Português). Com influências diversas, como Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Black Sabbath, AC/DC e uma de suas maiores influências eh a Banda ZZ TOP (uma banda de Blues do Texas,q segundo Alexandre Horta eh mto boa), entre outras bandas.

Na entrevista a seguir (de caráter histórico), vc vai conferir detalhes a respeito do Álbum LN3 (que deve ser lançado logo-logo), curiosidades pessoais, a cena Rock de Boa Vista e muito, muito mais!!! Com uma das figuras mais carismáticas do Metal de Roraima! Alexandre Horta.

[POR: Pumpkin-ShisLove e Mennynna]



[Mennynna/Pumpkin-ShisLove] – O q significa LN3?

[Alexandre LN3] - Latitude Norte 3 graus, é uma referencia de uma das coordenadas de onde vivemos! Lógico que aproximadamas tem a intensão de mostrar com orgulho que nós somos do Norte do País.



[Mennynna/Pumpkin-ShisLove] – A quanto tempo a LN3 está na estrada para o inferno?

[Alexandre LN3] - olha estamos juntos desde o I Fest Rock , naquela epoca chamava-se TSUNAMI. (Mennynna: eu axo q faz mais ou menos 4 anos).





[Mennynna/Pumpkin-ShisLove] – Eu pessoalmente, acho o som da LN3 incrivel! É puro Rock’n’Roll, ,direto e cru! Sem firúlas e modismos! O som da LN3 remete muito aos anos 70 e 80 (o auge do Rock’n’Roll). Suas influencias são das melhores! Quando te vejo tocar com aquela “Velha Gibson” (um clássico verdadeiro das guitarras), vou a loucura! Como se estivesse embreagado!!! Fico imaginando na minha cabeça (olhando pra vc), “Angus Young” (AC/DC), ou ainda, Toni Iommi (Black Sabbath), como se estes tivessem no palco ao seu lado! Gostaria de saber como o Rock entrou na sua vida e como foi pra vc “viver os anos 80”?

[Alexandre LN3] - Bom eu morava no Rio de Janeiro e meus melhores amigos naquela epoca ja tocavam e alguns tinham até banda, cresci escutando um pouco de tudo, mas o que sempre falava mais alto e provocava arrepios eram sem duvidas os solos de guitarras das melhores bandas de rock da época... com relação a angus young, tive a oportunidade de conhece-lo pessoalmente e tenho fotos com ele no Rock in Rio I!!! eu e os malukos dos meus amigos conseguimos autorização pra entrar no hotel que eles estavam... coisa de tiete!!!



[Mennynna/Pumpkin-ShisLove] – Gostaria q vc esclarecesse o seguinte boato: é verdade q vc trocou seu carro nesta maravilhosa Gibson?

[Alexandre LN3] - (risos) hahahaha ... não!!! Na verdade acho que ela vale mais do que meu atual carro!!! Mas deve ter sido uma brincadeira de alguém... Retificando... Ela vale mais do que meu carro!





[Mennynna/Pumpkin-ShisLove] – Acompanho todos os shows de vocês! E tenho percebido q a cada show, mais e mais pessoas, vem prestigia-los! Vejo isso, como ponto positivo não só para a Banda, mas como tmb para o fortalecimento da cena Rock de Boa Vista. “Uma vez, não sei se vc soube. Eu quase fui parar no hospital! Pois eu ia quebrando a perna, de tanta emoção!!! Tudo por culpa do grande Hit da Banda (Olho por Olho), q jah se tornou Hino para os fãns! Que “berram” sua letra, curtindo-a freneticamente! E é sobre essa música q eu gostaria q vc comentasse! E qual a sensação q a banda teve quando foi proposto gravar um vídeo clip para a música “Olho Por Olho”? (Transmitida logo depois na TV Ativa).

[Alexandre LN3] - Pow aquele clip mais que tosco foi uma experiência legal e divertida, pois o kra que produziu, Wilson barros, era um muito alto astral e nos deixou muito a vontade... Mas fingir estar tocando nos remeteu diretamente pra época do chacrinha!!! Depois fomos tomar umas e rir muito!!

o hit olho por olho, parece que realmente entrou na cabeça da galera... as vezes tem musica tem essa capacidade de impregnar e mesmo querendo ela não sai... hehehe

... foi uma obra de arte do Ben Charles e do Alencar!!!



[Mennynna/Pumpkin-ShisLove] – O bom velho Hard Rock está de volta! E é essa a proposta da Banda LN3. (Distorções absurdas, música direta, simples e honesta). Por isso, penso eu, para ser um verdadeiro fãn da LN3, tem q ser “ESCROTO”, vc concorda?

[Alexandre LN3] - E a noite voltar pra casa e descansar dentro do caixão!!! uhuhuh



Acho que tentamos mostrar ao publico que curte rock que existem varias vertentes, mas que nao se deve esquecer o passado. Hoje vemos que a nova geração do rock fica muito presa a técnica e a estilos virtuosos, que muitas vezes não dizem nada... Somos adeptos da musica que tem como principal compromisso o de passar uma mensagem, e despertar o poder da discussão em torno das letras... É como uma pintura que pode ter diversas interpretações, dependendo do ponto de observação de cada um...



[Mennynna/Pumpkin-ShisLove] – Como foi pra vcs, abrir para o Planet Hemp em Boa Vista?

[Alexandre LN3] - Pow foi um momento marcante, tendo em vista que resolvemos tocar apenas músicas nossas, sem ter noção da reação do publico... Tivemos em questão de minutos a passagem de tensão para Tesão... Foi uma decisão corajosa e uma sensação maravilhosa principalmente diante das criticas positivas do publico e de músicos de todos os estilos que estavam presentes e que aplaudiram nossa iniciativa...



[Mennynna/Pumpkin-ShisLove] – Como vc vê o crescimento da Cena Rock de Boa Vista?

[Alexandre LN3] - Acho que no inicio existiam algumas bandas que não saiam dos ensaios, pois não teriam onde tocar, com o passar do tempo, o movimento começou a tomar força, principalmente depois do Fest Rock que proporcionou que outras bandas mostrassem que faziam trabalho de qualidade e a partir dai bares, casas noturnas e instituições começaram a valorizar e contratar várias bandas de rock.

o problema sempre foi espaço pra divulgar e hj em dia dispomos de um local que se tornou a kra do rock, o SESC, que tem na linha de frente o Kildo , um roqueiro de coração que não mede esforços para promover essa modalidade cultural! Ele e sua equipe de incansáveis profissionais como a Rosana, esqueci o nome dos outros... (risos) fazem com que a cena seja cada vez mais forte!



[Mennynna/Pumpkin-ShisLove] – Soubemos recentemente que o “Front Man” João, havia deixado a Banda Lepthos. E a Lepthos diz que continua mesmo sem ele. Foi divulgado a pouco dias tmb em uma outra matéria, de q João pretende voltar em breve e com tudo! Em uma nova “empreitada” chamada [K’DAVER]. Qual a sua opinião em relação a isso?

[Alexandre LN3] – Bem, os desgastes em bandas que já estão na estrada a muito tempo é uma coisa normal já que são muitas cabeças com comportamentos e temperamentos diferentes, acho e sempre que posso lembro que ninguém é insubstituível, seja em qualquer área ou no caso banda, porém no caso de vocalista eh mais complicado por ser a pessoa que faz esse link direto com o publico... O microfone tem poder enorme...

...Acho que a Lepthos não deve parar e sim procurar alguém que de uma nova identidade e que não seja cobrado ou comparado ao passado da mesma... Quanto a K'Daver não vejo a hora de escutar o novo trabalho... No final o publico rockeiro eh quem sae ganhando com mais uma grande banda! Sucesso pro João, isso eh que todos nós desejamos!



[Mennynna/Pumpkin-ShisLove] – Responda rápido:



- Primeiro álbum q comprou?

[Alexandre LN3] - De rock foi o Rush - Movie Picture.



- Melhor álbum de todos os tempos?

[Alexandre LN3] - "Exit Stage Left" tb do Rush. Daí vc me pergunta pow então pq não teve influências do Rush no seu trabalho? Falta de competência pra tocar como os kras! (risos)



- Último álbum q comprou?

[Alexandre LN3] - "Mezmerize" - System Of A Down.



- Um álbum q mudou a sua vida?

[Alexandre LN3] – (pensativo) Não que tenha mudado, mas serviu como exemplo de vida e superação... "Longo Caminho" Paralamas do Sucesso, pela força de vontade, união e companheirismo... Não vemos muito disso hj em dia!



- O álbum q vc mais ouviu na vida?

[Alexandre LN3] - acho que foi o do Thin Lizzy " Live And Dangerous" escuto até hj!



- 5 Melhores bandas de todos os tempos?

[Alexandre LN3] – Bem como bandas eu posso citar: Rush, Pink Floyd, ZZ Top, Thin Lizzy e Rolling Stones!

Como guitarristas: Jimi Hendrix, Stevie Ray Vaugham, Gary Moore, Billy Gibons, John Sykes e Slash.



- Melhor capa de disco?

[Alexandre LN3] - Não tem nada de especial, mas lembra bons momentos no passado a capa do Black Sabath "Born Again” (risos)



- Álbum q vc daria a seu pior inimigo?

[Alexandre LN3] - Qualquer um do Bruno e Marronei... Nem sei escrever essa merda.





- Álbum dos anos 70 q vc recomenda?

[Alexandre LN3] - Pow agora vc me pegou...Deixa-me pensar... ([mennynna: sem problema =)] Live And Dangerous! Thin Lizzy! Pow escuto até hj !!! Eh um clássico de 1978!!!



- Álbum dos anos 80 q vc recomenda?

[Alexandre LN3] - "Exit Stage Left" Rush, muitas bandas tipo Angra, Dream Theatre, devem tudo a eles... é só escutar!



- Álbum dos anos 90 q vc recomenda?

[mennynna: pensativo novamente...]

[Alexandre LN3] – Nirvana – Nevermind! O Nirvana marcou uma geração e criou uma nova vertente o grunge!



- Música q vc gostaria q tocasse em seu funeral?

[Alexandre LN3] – (risos) Essa eh boa !!! Pro meu funeral? (risos)

"Riviera Paradise"... Stevie Ray Vaugham!!!



[Mennynna/Pumpkin-ShisLove] – Sobre a LN3 comente as seguintes músicas:



- Aparelho Ideológico;

[Alexandre LN3] - Acho que posso comentar citando um trecho: “O sistema explorando o povo...” Acho que é uma letra sempre será atual, sobretudo vendo como funciona a política no nosso país... O povo estará sempre nas mãos dos poderosos, infelizmente.



- Estátua de Sal;

[Alexandre LN3] - sabe que nunca conversamos sobre a intensão do Alencar ao escrever essa letra! Bem como coloquei a algumas linhas atrás nossas letras são como pinturas dependem da ótica de quem vê... Na minha ótica analiso como o cotidiano de muitas pessoas que funcionam como engrenagens... Acho legal o trecho " Confesse todos os pecados, ajoelhe para pedir perdão, a noite volte para casa e descanse dentro do caixão, como uma forma de mostrar que... o tempo passa, os hábitos permanecem , envelhecemos a cada dia com os mesmos rituais e no final do dia voltamos pra ksa e nossa cama" dentro do caixão"



- Genuíno;

[Alexandre LN3] - Genuíno eh uma musica que tem na letra uma linguagem altamente punk, que demonstra um atitude de mudar tudo de errado que sofremos e vivemos, ela eh meio anarquista mas tendo uma base sólida não eh anarquia pelo anarquismo, ela bota a galera pra pensar e tentar agir de alguma forma pra mudar a atual situação!

considero esse o lado positivo do punk, o de usar expressoes culturais para promover pensamentos e ideias, contrario de alguns em nosso meio que usam como forma de promover arruaças, brigas como se fosse algo criativo e contribuidor.



- Super exitada;

[Alexandre LN3] - Bem a Super Excitada na minha visão, quebra paradigmas ou vai contra as certezas da vida e utilizou, dentro da metrica da musica, uma frase celebre de Cheguevara " endurecer sem perder la ternura! na verdade nada do que eh parece ser, nada do que fazemos tem a intensão real, mas gera um resultado,uma resposta final...



- Torre de Babel.

[Alexandre LN3] – Fudeu! Essa eh a mais curiosa

Do Alencar nem sei o que dizer dela! (risos) e remete diversas conclusões e interpretações. Olha eu poderia concluir que trata-se de um suicida, que diante da realidade ao seu redor, não encontrou solução a não ser partir pra outra.



[Mennynna/Pumpkin-ShisLove] – Quando será lançado o Álbum da LN3? Nos conte os detalhes das gravações e como será feita a divulgação! Vcs pretendem se lançar fora do Estado para uma turnê de promoção do CD?

[Alexandre LN3] – (risos) Isso eh uma novela mexicana! As gravações foram feitas no estúdio "La toca" do Ben Charles, e 4 faixas no estúdio Vegas do Osires Uchoa e Gil Sabóia... Foram gravações que contaram com grande força do produtor Ben

Charles que inclusive nos presenteou com a mais cantada pela galera "olho por olho", na verdade foi uma aula pra todos nós inclusive para o próprio Charles que lançou, deu identidade a banda e iniciou seu trabalho como produtor musical...

todas as faixas ja foram gravadas 12 musicas mas falta a grana para a masterização e copias em SP, por isso nem falo mais quan do deve sair esse CD!!! (risos)



[Mennynna/Pumpkin-ShisLove] – Muito Obrigada Alexandre Pela entrevista, deixe agora uma mensagem final para os seus fãns (frenéticos) da LN3!

[Alexandre LN3] - Frenéticas eh da minha época!!! (risos)

Pow gostaria de agradecer a grande receptividade que sempre tivemos e a aceitação da galera que reconhece as dificuldades de que é fazer musica propria e o respeito que sempre tiveram por nós! A vcs nossos aplausos e considerações...



Sites:



- www.ln3.com.br

- www.roraimarock.com.br



- www.ln3.flogbrasil.terra.com.br



[Mto Obrigada Alê, mais uma vez pela paciência comigo, q ainda to aprendendo a ser entrevistadora heheheh e eu preciso te falar q eu simplesmente AMEI estah aki te entrevistando e descobrindo coisas taum bacanas q eu naum sabia.. sobre a LN3!]



[Ouvindo: The 69 eyes - Gothic Girls]

mennynna não permite ver os comentários desta foto.

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.