12/04/05 - 10h:56mDenunciar

Tom Jobim e Nirvana entram para Reg. de Gravações dos EUA

WASHINGTON (Billboard) - A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos vai conferir a 50 gravações sonoras o status de preservação de longo prazo, para que possam estar à disposição das gerações futuras.



O Registro Nacional de Gravações abriga obras consideradas cultural, histórica e esteticamente significativas. A terceira seleção anual de 50 gravações foi anunciada em 5 de abril.



A primeira gravação escolhida foi "Gypsy Love Song", de Eugene Cowles, de 1898.



Entre as outras está "The Girl From Ipanema" (1963), versão em inglês de "Garota de Ipanema" com Stan Getz, João Gilberto, Antonio Carlos Jobim e Astrud Gilberto.



Outros selecionados foram Fats Waller, cantando e tocando sua própria composição "Ain't Misbehavin"' (1929); "In the Mood" (1939), de Glenn Miller; "Lovesick Blues" (1949), de Hank Williams; o clássico do doo-wop "Earth Angel" (1955), dos Penguins; o revolucionário "Giant Steps" (1959), de John Coltrane, e "Live at the Apollo" (1965), de James Brown.



As gravações mais recentes incluem "At Fillmore East", do The Allman Brothers Band, de 1971; a trilha sonora de "Guerra nas Estrelas", de John Williams, de 1977, e "Fear of a Black Planet", do Public Enemy, de 1989.



O registro escolheu apenas uma gravação da década de 1990: "Nevermind" (1991), do Nirvana.



Para poderem ser escolhidas, as gravações devem datar de no mínimo dez anos atrás. As indicações iniciais são feitas pelo público e os responsáveis pelo registro.



As gravações são escolhidas porque viraram favoritas do público ou porque ajudaram a criar um estilo seminal, mas também entram para a lista algumas gravações não musicais, tais como a transmissão feita pelo astronauta Neil Armstrong quando ele pisou na Lua.

Comentários (0)

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.