12/06/05 - 01h:59mDenunciar

O MELHOR DIA DOS NAMORADOS DA HISTÓRIA

PALMEIRAS CAMPEÃO PAULISTA 1993





Inesquecível, empolgante, um alívio para os corações alviverdes. Todas estas definições – e muitas outras, com certeza – podem ser aplicadas àquela fria tarde no estádio do Morumbi. Naquele 12 de junho, Dia dos Namorados, o Palmeiras foi campeão depois de um longo tempo. E o melhor: quem viu as faixas voltarem aos nossos peitos foi justamente o nosso maior rival. Precisa dizer qual é?



Após quase 17 anos sem títulos expressivos, nosso alviverde voltou ao lugar que nunca deveria ter saído: o hall da fama do futebol mundial. Condição que mantém até hoje no ranking de melhor equipe brasileira do século. Mas antes de falarmos da goleada decisiva por 4 a 0, vale lembrar algumas peculiaridades.



Quem estava no comando do Palmeiras era o técnico Wanderley Luxemburgo. Campeão em 1990 pelo Bragantino, ele substituíra Otacílio Gonçalves. Luxemburgo tinha à mão um elenco de feras, como por exemplo Antônio Carlos, Mazinho, Roberto Carlos, César Sampaio, Zinho, Edilson, Edmundo e Evair. A campanha até a hora da decisão não deixou dúvidas quanto à força do time: após duas fases, o Verdão fez 36 jogos, ganhou 25, empatou seis e perdeu apenas cinco. Ao todo, sem também contar as duas partidas finais, foram 68 gols marcados contra 29 sofridos.



De fato foi um esforço coletivo distribuído pelas duas fases do Paulistão. Na primeira, o Verdão foi melhor e partiu com um ponto de bonificação para a seguinte, segundo o regulamento da época. Já na primeira batalha final contra o Corinthians, no dia 6 de junho, o Palmeiras foi surpreendido com a derrota por 1 a 0 no Morumbi, com gol do atacante Viola que, na comemoração, imitou um porco e deixou irados jogadores e torcedores palmeirenses.



Seis dias depois do tropeço de percurso, era a vez do troco do alviverde. O Morumbi estava lotado, com quase 105 mil pagantes. O Palmeiras precisa vencer no tempo normal para levar o jogo à prorrogação. E conseguiu - o experiente Zinho abriu o placar, aos 36 minutos da primeira etapa. Evair ampliou aos 28 da segunda etapa e Edilson anotou o terceiro, já a sete minutos do fim.



E veio a prorrogação. Quem pensou que os gols continuariam saindo facilmente, se enganou. O Corinthians sempre mostrou raça e naquela oportunidade também levou tudo às últimas conseqüências. Teve três jogadores expulsos naquele jogo - Henrique, Ezequiel e o polêmico goleiro Ronaldo. Mas, mesmo com maiores dificuldades do que no tempo normal, foi na prorrogação que terminou a angústia que acompanhava a galera palmeirense.



A melhor campanha em todo o torneio dava ao Verdão a vantagem do empate no tempo adicional, mas a fome de vitória era maior do que tudo. Aos 10 minutos do primeiro tempo, Edmundo entra na área e sofre pênalti. O matador mineiro Evair cobra e o Verdão sobe ao céu com o título, voltando ao lugar que sempre lhe pertenceu: aquele que é reservado aos grandes campeões.



Ficha Técnica do jogo decisivo



Competição: Campeonato Paulista de 1993

Jogo: Palmeiras 4 x 0 Corinthians

Data: 12/06/93

Local: Estádio Cícero Pompeu de Toledo - Morumbi, em São Paulo (SP)

Árbitro: José Aparecido de Oliveira (SP)

Público: 104.401 pagantes

Renda: CR$ 18.154.900.000,00

Gols: Zinho aos 36 minutos do 1º tempo; Evair aos 28 e Edilson aos 38 minutos da etapa final. Evair (de pênalti) aos 10 minutos do primeiro tempo da prorrogação.

Cartões vermelhos: Henrique, Ronaldo e Ezequiel (Corinthians); Tonhão (Palmeiras)



Equipes

Palmeiras: Sérgio; Mazinho, Antônio Carlos, Tonhão e Roberto Carlos; César Sampaio, Daniel, Edílson (Jean Carlo) e Zinho; Edmundo e Evair (Alexandre Rosa). Técnico: Wanderley Luxemburgo.

Corinthians: Ronaldo; Leandro, Marcelo, Henrique e Ricardo; Ezequiel, Marcelinho Paulista, Neto e Adil (Tupãzinho) (Wilson); Paulo Sérgio e Viola. Técnico: Nelsinho Baptista.



Texto retirado do site oficial: www.palmeiras.com.br







ORGULHO DE SER PALMEIRENSE



________________________________________________________________



email: flogãopalmeiras@yahoo.com.br

msn: flogaopalmeiras@hotmail.com





Não deixe de colaborar, mande sua crítica, sugestão e contribuição para nosso email.

Comentários (2)

manchaverdee
1. manchaverdee 12/06/05 2:06

montagem loko mesmo...
o dia foi loko...
falow
MV___

asplcm
2. asplcm 12/06/05 9:52

muito loca essa foto pena que nos perdemos pro goias mas naum da nada na
proxima rodada a gente se recupera
depois passa la no meu

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.