07/08/05 - 15h:44mDenunciar

Jimmy Page, Led Zeppelin & The Black Crowes

Será o Led Zeppelin realmente a maior banda de todos os tempos? Teve uma época que cheguei a acreditar piamente nisso e parece que os irmãos Robinson do The Black Crowes ainda acreditam. Um dia desses, estava eu vasculhando numa dessas prateleiras de promoção e achei no meio do axé bunda e do sertanejo pagodíssimo, uma pérola encravada, o disco deles com Jimmy Page (Live at the Greek) que algum funcionário relapso ou caridoso havia colocado possivelmente por engano. Enquanto me dirigia apressadamente ao caixa tive um insight relâmpago e vi quatro lados de uma mesma moeda (epa!), aqueles quatro símbolos do Led Zeppelin 4. Quatro momentos de uma mesma história.



O ano era 1976 e o sujeito da loja de disco perto de minha casa não agüentava mais comigo. Era um tal de "Chegou? Já saiu? Guarda um pra mim?" de enlouquecer o pobre coitado. O motivo de tanta sofreguidão era o lançamento do disco novo do Led Zeppelin, que ia se chamar Presence e era o primeiro com mate[não permitido]talmente novo em muito tempo (Physical Grafitti, meu preferido, era cheio de material antigo). Até que um dia, meio pra se ver livre de mim, o cara me chamou e entregou aquele vinil lacrado que tinha uma estranha foto na capa (um monólito preto) e umas outras mais estranhas ainda por dentro, cheias de figuras dos anos 50. Fiquei meio decepcionado com a embalagem, mas fui correndo pra casa detonar a bolacha no volume mais alto possível (tinha 14 anos) e quando Robert Plant começou a berrar em "Achilles last stand" eu me senti no umbigo do mundo, berrei junto e cá entre nós, me senti o próprio.



No ano seguinte saiu o filme (The song remains the same) assistido com devoção religiosa e várias pessoas diferentes. Sabia cada cacoete, cada solo, cada desmunhecada do Plant, uma coisa só comparável com fã de Emilinha Borba ou Cauby Peixoto.



Também acabou por aí, o que veio depois não vale a pena. Considero estes discos clássicos absolutos do rock e "Stairway to heaven" tão bela que resistiu ao massacre das mãos inábeis que tocavam violinhas em acampamento, quando o mala da turma sempre a puxava, entre "espanhola" e "melevamô"... naquela de hoje vou comer alguém.



Quando perguntado, Keith Moon, que não era nada bobo disse: "O que é pesado e voa? Um Zeppelin de chumbo, ora bolas". Sábias palavras do batera, sábias palavras.

Astros de primeira grandeza, cada um tinha sua esquisitice típica. Robert Plant era fazendeiro, John Bonhan bebia profissionalmente (foram 40 as derradeiras vodkas), John Paul Jones era tarado e Jimmy Page cultuava um bruxo inglês barra pesada chamado Aleister Crowley (1875/1947) que misturava magia negra, satanismo, drogas pesadas numa seita cheia de loucos que o seguiam pra cima e pra baixo. Para quem não sabe: Raul Seixas e Paulo Coelho também foram discípulos aplicados dos ensinamentos do mago. Os lemas da Sociedade Alternativa de Raulzito foram copiados do que Crowley escreveu com tinta vermelha (40 dias 40 noites) nos penhascos de Kingston : "Faz o que desejas, será a lei inteira".



Aleister Crowley comia sem parar por dias até explodir e depois jejuava indefinidamente. Fazia sexo mágico (uma espécie de orgia bravíssima) cheio de apetrechos, drogas e animais. Gostava de botar um bode para transar com uma de suas inúmeras amantes e ficava assistindo, invocando o "coisa ruim" ao mesmo tempo.



Pois era nisso que Jimmy Page era chegado, nestes ocultismos bravos, gastando uma grana preta numa fundação de divulgação das idéias do mago que existe até hoje. Eu hein? Afasta Zé Pelintra...



Não sei se foi urucubaca do bruxo, excesso de excessos, ou seja, lá o que for. Só sei que quando assisti aos tapes dos shows da dupla Page e Plant fiquei assustado com que vi e ouvi. Plant perdeu a voz definitivamente, só vai na boa, fica só nos graves e quando se aventura nas alturas que habitava, como em "Going to Califórnia" é no mínimo constrangedor. Quem se lembra do que o homem fazia chora. Jimmy Page idem, não toca nem perto do que tocava e segundo o relato de alguns amigos presentes ao show, babava terrivelmente. Uma baba grossa que escorria pelo peito enquanto solava.



Fiquei meio traumatizado com tudo isso e confesso que não ouvi estes discos novos dos dois. Vi uns clips aqui e acolá, inclusive Kashmir (ah Kashmir...) e não me pareceu tão ruim assim, mas aquela imagem de Robert Plant desafinando e Page babando não consigo esquecer.



Eu estava de bobeira em casa, totalmente distraído, lendo um jornalzinho, derretendo um gelo no uisquinho e com a tv ligada sem prestar a mínima atenção, quando num relance ouvi uma guitarra pesada que destoou da tecladeira new wave que estava rolando. Larguei o jornal e me perguntando o que era aquilo vi um sujeitinho magricela (cabeludo de costeletão) numa pose e atitude que pareciam saídos de 1974, com uma galera atrás no mesmo estilo. Uma mistura de Faces com Mott the Hopple e Led Zeppelin e um som retrô totalmente datado, mas muito bem feito. No clip seguinte, no mesmo estilo, já tinha largado de vez o jornal, botado mais uísque no meu gelo e já sabia que se tratava de uma banda nova chamada The Black Crowes e que o lambisgóia magricela se chamava Chris Robinson e que o outro cabeludo era seu irmão Rich.



Lá pelo terceiro clip eu já estava sorrindo de satisfação, quando adentrou no recinto minha mulher e uma amiga que vendo a cena logo pegaram no pé: "Coisa de época! Dinossauro!" Respondi indignado: "É Dinossauro, mas está vivo e fresco, parece antigo, mas foi feito agora. Respeito é bom e eu gosto".



O ano é 2001 e eu saí da loja com o cd sem muito entusiasmo. Comprei porque estava no saldão e pensei comigo que ia ser engraçado ouvir os Crowes com Jimmy Page tocando os clássicos do Led. Caramba, que cambada de dinos estes caras e lembrei da pose do magrelo no microfone e fiquei curioso se ele ia segurar mesmo a peteca. Entrei no carro rumo a mais um compromisso/roubada distante e conforme comecei a rodar pus a bolachinha prateada no cd Player. Levei uma pancada no pé do ouvido quando ouvi o inicio de "Celebration day". Cacetada, pensei é o Led. Page tocando bonito e o Robinson, sem ser Plant, mas doido pra ser, não fazendo feio de jeito nenhum. Quando "Custard Pie" estava no meio eu já cantava junto e em "Lemon Song" já estava me sentindo o próprio. Parece que os caras passaram a vida tocando estas músicas e tinham como sonho dourado faze-lo desta maneira. Não é por nada não. Não é Led Zeppelin, mas está vivo e fresco, parece antigo, mas foi feito agora. Respeito é bom e eles merecem.



escrito por:Claudio Vigo





jaja passo no de vcs,ja comecei a comentar em alguns!!!desculpas ae mas é falta de tempo mesmo!!!



ATENÇAO

COMENTEI EM TDS OS FLOGS Q COMENTARAM AKI MAS EM ALGUNS FICAVA SO O NM 'EM"AO INVES DO MEU NICK(ISSO PQ TAVA LOGADA),BOM,POR CONTA DESSA MERDA DE FLOG,ALGUNS PODEM PENSAR Q N VISITO MAIS + EU VISITO SIM SENHOR E COMENTO EM TODOS!!ARG..FLOG DE MERDA!!ERA ISSO..T+

Comentários (14)

lilianaraphaella
1. lilianaraphaella 7/08/05 16:45

oie gostei muito do seu flogao, o post e o texto...te adicionei passa no meu depois...

theusedband
2. theusedband 7/08/05 16:49

img ***** aew
flww

danyellyimortal
3. danyellyimortal 7/08/05 16:58

ola esta imagem é ***** mesmo
ja tinha postado ela no meu flog
bom vou ficando por aki
passa la no meu
beijosss

nandobolado
4. nandobolado 7/08/05 17:06

imagem legal...bem gotik como sempre...gostei mto..ae vai nu meu tbm tah vlw fuix

grungemetalnaveia
5. grungemetalnaveia 7/08/05 18:35

oioioioioi comé q tá

augusto
6. augusto 7/08/05 20:12

naum deu pea ler ..grande d+++++++++ mas eu gostei da foto ..gosto desses estilos d foto!

bandaimagens
7. bandaimagens 7/08/05 21:19

OI! EU SÓ TO PASSANDO RAPÍDO...
ADOREI A FOTO...
PASSA DEPOIS POR LÁ OK?
SEU FLOG TÁ D+...
SHOW DE BOLA...
HEHEHE...
RSRSRS...
:-)

rockinheart
8. rockinheart 8/08/05 1:09

Iai Becca..
Kra..essa img tá louca d++++...
Mtooo linda!!
Ah..i vlw pelo coments..eu tbm tow mei sen tempo,mas quando dá sempre apareço por aki!!
Tadoro..
Bjins..
By Lalá

draven13
9. draven13 8/08/05 11:07

aeh ki textaum hein menina....haahuah
t+

insidepunk
10. insidepunk 8/08/05 11:11

Massa!
onde tu pega essas imagens?
flw!

metalcristao
11. metalcristao 8/08/05 14:06

cara essa imagem ta muito massa

bandaimagens
12. bandaimagens 8/08/05 19:48

Oi!!! valeu por passar em meu flog...
volta depois por lá ok?
f
a
l
o
w
s

marinaphb
13. marinaphb 8/08/05 20:01

aew beca blz??
desculpa mas eu nao vou ler isso tudo nao... heheheh!!!!
tava na ksa da my vo indagora, mas como vc soh ia xegar mt tarde... nao esperei..rsrs!!!
mas depois a gente se vê ok?!?
bjaum!!!!
t+

heavybanger
14. heavybanger 9/08/05 15:10

me add ai...
vem v esta banda...

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.