18/07/04 - 17h:56mDenunciar

Nightwish

Ae galera!Cm prometido,uma imagem gotica e uma historia de banda!!Escolhi essa pq é uma dos meu vicios!todo dia escuto!!!Bjus e vlw pelos comentarios!t+

Apesar de recente, não dá para negar a importância e latente competência do Nightwish no cenário metálico mundial. Quem já ouviu, sabe do que se trata. Os vocais líricos e perfeitamente encaixados de Tarja com o instrumental bem trabalhado do resto do conjunto provam que, além de uma grande habilidade para composição, o puro heavy metal não tem nada a ver com o sexo de quem o está tocando. Coisa que, aliás, já vem sendo derrubada há muito tempo e alcançou seu ápice quando cantoras como Liv Kristine mostraram ao mundo suas poderosas vozes.



De qualquer modo, o Nightwish nem sempre foi assim. Com o dedo no mapa, subindo do Brasil até a Finlândia, no extremo norte da Europa, e voltando no tempo, mais precisamente numa meia-noite de Julho de 1996, poderemos encontrar o tecladista e vocalista Tuomas passando uma noite agradável com seus amigos em volta de uma fogueira, em Kitee, em North-Karelia. E foi aí que tudo começou.



Como na noite em que fora criada a idéia para o nascimento do Nightwish não houvessem guitarras disponíveis, e sim violões, a banda inicialmente contava com estes mesmos violões para mostrar seu trabalho. A banda era um projeto acústico. Com Emppu encarregado das cordas, o conjunto decidiu gravar algumas músicas e entre outubro e dezembro de 1996, três canções foram gravadas. Mais tarde, então, sentindo a necessidade de algo mais para complementar o espírito heavy da coisa toda, a bateria de Jukka, com bumbos duplos, fora então adicionada o som das guitarras de Emppu, que desde antes já sugerira que deveria trocar os violões por guitarras mais pesadas.



Depois de algumas semanas treinando, a banda foi ao estúdio em Abril de 1997 e gravaram sete músicas, que depois seriam encontradas na Edição Promocional Limitada de "Angels Fall First". Já em maio de 97, o Nightwish finalmente conseguiu assinar contrato com a Spinefarm Records por dois álbuns, e em Agosto, o grupo entra novamente em estúdio, chegando a gravar quatro músicas novas. Pouco depois de meados de 1997, então, saía o primeiro single do conjunto, intitulado "The Carpenter", que chegou a número oito nas paradas de singles oficiais da Finlândia. A música título do petardo chegou a ser publicada numa coletânea chamada "Metalliliitto".



Já no final de 1997, mais precisamente no começo de Novembro de 97, finalmente sai o aguardado CD de estréia, chamado "Angels Fall First", chegando a 31º lugar nas paradas finlandesas de álbuns oficiais. A música "Beauty And The Beast" chegou a ser publicada na coletânea "Metalliliitto 2". Vale lembrar que foi aqui que a versão ‘Limited Edition’ deste disco foi lançada contendo as músicas gravadas em Abril do mesmo ano, antes mesmo da banda assinar com a gravadora.



Em 31 de Dezembro de 97, virada do ano, a banda fez sua primeira aparição ao vivo em Kitee. Seguindo, o Nightwish tocou em apenas mais sete shows, pois Jukka e Emppu estavam, na época, no exército, e Tarja estava ocupada com os estudos. Felizmente, a Spinefarm quis estender o contrato de dois para três discos, e, é claro, o grupo aceitou sem problemas.



Em Abril do próximo ano, as gravações para o videoclip de "The Carpenter" começariam. As cenas constituíam um show em Jyrki, Finlândia, feito pela banda no começo de Maio. Pouco depois, em meados de 98, a banda finalmente achou Sami Vänska, baixista, e acharam indispensável sua presença no grupo.



Com o novo integrante, a banda compôs e treinou músicas para o novo disco a ser lançado e entraram em estúdio no começo de Agosto, com o período de gravações terminando ao final de Outubro.



O Nightwish fez mais uma aparição em Kitee, Finlândia, em 13 de Novembro do mesmo ano e, como fizeram com o disco prévio, aproveitaram as cenas do show para fazer o videoclip de "Sacrament of Wilderness". Inclusive, um single desta mesma música foi lançado em 26 de Novembro. O novo disco chamado "Oceanborn" foi lançado dia 7 de Dezembro de 98.



O disco "Oceanborn" foi um sucesso absoluto, conseguindo notas altas em revistas especializadas, enquanto o single "Sacrament of Wilderness" se destacava em primeiro lugar por diversas semanas entre os single mais vendidos. A banda aproveitou a popularidade em alta e fez shows durante o inverno. Na primavera de 1999, o disco "Oceanborn" foi lançado fora da Finlândia. Em maio, a banda começou uma turnê que durou dois meses e meio e rendeu ao Nightwhish apresentações fantásticas em grandes festivais. Nessa mesma época, foi lançado o single "Sleeping Sun", que vendeu mais de 15.000 cópias na Alemanha. Tal sucesso de vendas rendeu uma turnê européia com 26 apresentações ao lado da banda alemã Rage.



No começo de 2000, a banda entrou em estúdio para gravar o terceiro álbum: "Wishmaster"; Tal álbum foi lançado em maio e a turnê da banda começou na terra natal do Nightwish, em Kitee. Mais uma vez sucesso absoluto, o disco permaneceu três semanas em primeiro lugar na "parada" finlandesa, a turnê de divulgação do disco Wishmaster passou pela América do Sul e teve shows memoráveis. Infelizmente na época da apresentação da banda no Brasil, a vocalista Tarja estava doente e a banda teve que diminuir um pouco o tamanho das apresentações, porém, tal acontecimento não tirou o carisma e a garra do Nightwish nos palcos brasileiros.



No ano de 2001, o Nightwish lançou o DVD "From Wishes To Eternity", um show gravado na Finlândia. Tal show ainda fora lançado como CD e VHS em versão limitada. No mesmo ano, foi lançado o EP "Over The Hills And Far Away", que contava com músicas novas, para poder dar uma reciclada nos shows que a banda vinha fazendo. O EP, na versão européia, conta com algumas músicas do "From Wishes...". Em agosto de 2001 a banda tocou no mega festival alemão, Wacken Open Air, além de ter tocado em países com menor "tradição" no rock, como Coréia ou Rússia.



Porém, o ano de 2001 ainda reservava um fato marcante na história da banda. No dia 21 de outubro, foi anunciado no site oficial, que o baixista Sami não fazia mais parte da banda. Para substituir Sami, foi chamado Marco Hietala, que tocava no Sinergy. Marco foi bem aceito pelos fãs, apesar de ser um pouco mais velho do que os demais integrantes do grupo.



No início de 2002 a banda entrou em estúdio mais uma vez, para preparar o quarto disco-full, desta vez, com o novo baixista. O primeiro single recebeu o nome de "Ever Dream" e conseguiu disco de ouro em apenas dois dias na Finlândia. "Century Child" foi lançado ainda em 2002, e durante a tour mundial de promoção a banda passou pelo Brasil. Após a tour, Tarja decidiu abandonar o Nightwish para concluir seus estudos de canto clássico. A banda porém não encerrou suas atividades, estando marcada para 2004 o lançamento de um novo álbum. Em 2003 foi lançado o DVD "End Of Innocence", contendo um documentário com toda a história da banda, cenas de praticamente todas as suas turnês e vídeos de várias canções.



Atualizado por Fernando De Santis

(www.whiplash.net)

Comentários (0)

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.