28/12/04 - 01h:15mDenunciar

Dor

Nada a declarar,so q vai ter bikine cavadao aki,finalmente alguma coisa q preste!!!!!!!Bjus e t+

Música gótica

Falar em história do termo gótico é muito complicado, pois esse termo é muito antigo e remete aos tempos de Roma. Falar também em sentimento gótico é também complexo, pois em toda a história da humanidade sempre houve depressão, tristeza e melancolia. Deterei-me nesse texto a falar sobre o que chamamos movimento gótico, surgido pelo final da década de 70 na Inglaterra.

Uma profunda depressão e um sentimento de insatisfação de um lado e falta de perspectiva do outro enfraqueceram a agressividade e a raiva do movimento punk no final dos anos 70 e começo dos 80, dominando então o pop inglês e a dance music. Entretanto, nos subúrbios de Manchester, importante cidade inglesa, havia muita gente que recusava esquecer o movimento punk e não aceitavam a música pop, que não tinha

nada em comum com a vida real dos que moravam na Inglaterra. Foi então que Ian Curtis saiu do anonimato para pôr em mostra toda a melancolia e desilusão em forma de música, sendo então o pioneiro e o porta voz das outras pessoas que também não estavam satisfeitas com aquela situação. Surge então a banda Joy Division, o mais puro rock melancólico e desesperador já visto. Ficou conhecida como uma das principais bandas do pós-punk, assim definido seu gênero musical por apresentar elementos do punk rock e uma certa melancolia acentuada.

Infelizmente a banda não durou muito tempo, pois seu vocalista Ian Curtis se suicidou. Após o pioneirismo de Joy Division, surgiram diversas bandas classificas como Rock Gótico. O tema musical dos anos 80 foi principalmente a morte, temaadotado por várias bandas sendo muito comuns também, temas como falta de perspectiva, abandono,desespero, desilusões amorosas, melancolia, enfim, temas obscuros e tristes dos sentimentos humanos. Estão bastante presentes esses sentimentos em outra banda suburbana inglesa, The Cure, com o vocalista Robert Smith. Sua voz soluçante, seus olhos pintados e seus cabelos bagunçados agradaram em muito as pessoas que no início dos anos 80 começavam a despertar o verdadeiro ideal e sentimento melancólico, e identificando-se cada vez mais

com as músicas.

Seguindo, surgiram bandas como Bauhaus, tendo como vocalista o grande Peter Murphy, que fazia as pessoas deliraram com sua voz extremamente depressiva sob um som de baixo muito pesado e efeitos mórbidos na guitarra. Suas músicas tinham como tema, a morte, vampiros, morcegos e rituais pagãos. Voz semelhante encontramos também em Andrew Audrith com o The Sister of Mercy, considerada por muitos a banda que melhor representa o gênero do rock gótico. Não foram somente os homens que marcaram o início do movimento gótico, mas sim também as mulheres. A musa dos anos 80 Siouxie

Sioux, com seu visual extremamente arrojado e olhos pintados foi a madrinha da geração dos cabelos arrepiantes. Assim, surgia a banda Siouxie & the Banshees, com climas mórbidos, guitarras distorcidas, batidas tribais e harmoniosas. Ela foi a primeira a liderar uma banda mais pesada com vocal feminino. Outra diva dessa geração foi Anja Howe, vocalista da banda alemã X-Mal Deustschland.

Possuíam como diferencial muitos recursos eletrônicos, que produziam efeitos incríveis quando misturados com o vocal de Anja, provocando delírios num perfeito clímax lírico-depressivo.

Podemos citar bandas tão boas quanto essas citadas, entre elas: Clan of Xymox, The Smiths, The Mission, The Cult, Switchblade Symphony, Gene Loves Jezebel, Depeche Mode, Cocteau Twins, London After Midnight, Echo & the Bunnymen entre outras, e as carreiras solo de Morrisey, vocalista do The Smiths e Peter Murphy do Bauhaus.

Foi então que no final dos anos 80, o estilo gótico começou a entrar em decadência, e para a tristeza geral de muitos góticos, muitas bandas deixaram de existir, fazendo muitas noites escuras perderem seu encanto.

O fato da decadência do Rock Gótico, não representa em nada o fim do movimento gótico, pois o sentimento continua intacto. Provando que Rock Gótico não morreu, surge na década de 90 a banda Placebo, seguidora dos mesmos princípios das pioneiras dos anos 80.

Assim, a partir da metade da década de 90, começam a surgir mais bandas que usam a morte e os sentimentos profundos do ser humano como tema, mas de gênero música intitulado Gothic Metal. São diversas as bandas, dos diversos países europeus. Podemos citar as finlandesas To/Die/For, HIM, Entwine, que usam como tema principal e morte e o amor, a também finlandesa Sentenced e Nightwish, as holandesas After Forever, Within

Temptation e The Gathering, a italiana Lacuna Coil, as norueguesas Theatre of Tragedy, Tristania, Trail of Tears e Sirenia, a alemã Flowing Tears, as austríacas Darkwell e Dreams of Sanity, as inglesa Inkubus Sukkubus e Paradise Lost e diversas outras. A característica desse gênero é a mistura de instrumentos clássicos como violinos e pianos, entre outros, e o vocal lírico feminino, não sendo regra em todas, claro. Fora o Gothic Metal, existe também o gênero musica chamado Gótico, aonde podemos encontrar a melhor banda que define esse gênero, a alemã Lacrimosa. Letras profundas em forma de poesia e características de músicas clássicas marcam esse belo gênero musical.

Podemos concluir com tudo isso, que o movimento gótico surgiu através do rock gótico dos anos 80. Esse sentimento depressivo do ser humano sempre existiu, mas o que Ian Curtis fez, foi expor em forma de música, aquilo que diversos jovens do mundo sentiam. Afirmar que ele foi o pai do movimento gótico, não é ambicioso, mas sim a mais pura verdade, e deve ser lembrado na História, como o primeiro a pôr em música todos os sentimentos depressivos que corroem a alma humana.





fonte:Gothic Castle | Comunidade da arte obscura.

Comentários (10)

linkinparknakbsa
1. linkinparknakbsa 28/12/04 1:52

Oii!!
q coisa feia...
muito horrivel msm...
passa no meuu
bjukss
JH€$$¥Kä»L¶

endiabrada
2. endiabrada 28/12/04 3:43

nosa bem q aki podia ter coisas assim
ta certo q mes passado teve ira e sepultura neh
mas soh issu
=////
ngm merec neh
adorei a fotok
=********

valerisousa
3. valerisousa 28/12/04 10:18

ACHO Q ESTAREI AI..TO KERENDO PASSAR O FINAL DE ANO..EI..PARENAIBA É
MARAVILHOSO..

agarotatpm
4. agarotatpm 28/12/04 12:47

gostei mto do seu estudo sobre musica gotica...
Vc curte bikini cavadao???
Passa no meu se descolar um tempinho blz???
Um ósculo!
F
O
-
GAROTA
T
P
M

brunynhalokinha
5. brunynhalokinha 28/12/04 23:41

ta super loka essa fotenha ai de cima....legal o seu textinho..super show d
ebola o seu flog...
flw

rockinheart
6. rockinheart 29/12/04 4:51

Karai...essa fotu é massa msm....né do Ozzy ñ..tem alguma coisa haver?Ow tow
viajando aki?
ei muié....Bikine Cavadão é massa...bot fé...agita pá kct!!
Peeense!!
Oh..esse textão aew tá moh hilário!!
Xerão...vlw pela preocupação!!
I eu tow benzona já!
Tadoru!
By _RokerInhA_OdeIA_PatY_

tazmania22
7. tazmania22 30/12/04 20:31

POW GAT TA BORSA SEU FLOG ENTRA NO MEU SE VC TIVER UM TEMPUINHO TA BJOS DO
TAZ®®________ (....\...R.O.C.K../....) ®®®®®®®®
®®________ .\....\.....N.A... /..../ ®®®®®®®®
®®________ ..\....\.V.E.I.A!/..../ ®®_________
®®________ ...\.../´¯.|.¯`\.../ .../ ®®®®®®___
®®________ .../... |....|.... (¯ `\ . ®®®®®®___
®®________ ..|.....|´¯.|´¯.|\....\ .. ®®_________
®®®®®®__ ..\......` ¯..¯ ´....../ . ®®_________
®®®®®®__ ...\_ ............ _./..... ®®_________

jonaschapado
8. jonaschapado 31/12/04 18:17

Aí essa foto tá do *****,botei fé!!!Valeu por ter passado no meu flog!!!Ah
e outra coisa me add que eu te add blz???

jonaschapado
9. jonaschapado 31/12/04 18:18

Ah outra coisa Feliz Ano Novo!!!Falow!!!

gnrhardrock
10. gnrhardrock 1/01/05 1:47

valew pelo coment...passa no meu flog e veja a 1ª parte de um texto mto
interessante sobre o hard rock

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.