23/07/04 - 21h:16mDenunciar

Sonata Arctica



Sonata Arctica “nasceu” em uma pequena cidade chamada Kemi, localizada ao Norte da Finlândia. No início, usavam o simples nome de "Tricky Beans", isso em 1996. Com este nome, gravaram três demos (“Friend till the End”, “Agre Pamppers” and “PeaceMaker”) e tocaram duas vezes em Jyrki Sähkösirkus.

Em, 1997 trocaram o nome para "Tricky Means", ocasião em que houve algumas mudanças pessoais na banda... (inicialmente, o estilo da banda ficava bem longe do que chamamos de heavy metal)...



Em janeiro de 1999 gravaram a demo de “Full Moon” no estúdio "Tico Tico" (que nome de gravadora!) em sua terra natal. Essa demo foi praticamente, a primeira exploração da banda no mundo heavy metal, sendo então, sua marca registrada até hoje: músicas rápidas, melódicas e recheadas de teclados, com vocal alto e claro. A banda era composta por Tony Kakko, (vocal/teclado), Jani (guitarra), Tommy (bateria), e Janne (baixo). Janne Kivilahti se uniu à banda um pouco antes, no final de 1998.



A assinatura do contrato com a gravadora "Spinefarm" ocorreu em Abril 1999, ocasião em que o nome "Tricky Means" foi mudado para "Sonata Arctica". Com a mudança, o estilo musical tomou o mesmo curso, passando a ser um power/speed/melodic metal do jeito que o Sonata Arctica é conhecido hoje.



No verão de 1999, o primeiro single, intitulado "UnOpened” foi gravado. Este single contém duas músicas "UnOpened" e "Mary Lou". Desse Single foram feitas aproximadamente 200 copias, que hoje estão nas mãos de raros colecionadores (deve valer uma nota!). A canção UnOpened foi incluída no CD de gravações "Metalliitto" em 1999. Neste momento, Sonata Arctica começa aparecer dentro do cenário power/melodic metal finlandesa, já conhecida por outros nomes como Stratovarius e Nightwish.



No Outono de 1999, nasce o consagrado primeiro álbum completo: “Eclíptica”, que fora lançado primeiramente na Finlândia e depois para o resto do mundo. Este álbum abriu as portas para a banda, e os levou a serem chamados para participar de dois álbuns de tributo: “Keepers of Jericho” (tributo ao Helloween), na qual gravaram “I Want Out” e um outro cover, agora do Scorpions chamado "Still Loving You", para o álbum "A Tribute to the Scorpions", ambos gravados na primavera do ano 2000.



Depois do lançamento de Ecliptica, Toni Kakko o Vocalista/Tecladista decidiu concentrar-se apenas em cantar, já que era muito trabalhoso cantar e tocar teclado ao mesmo tempo. Mikko Harkin (ex-Kenziner) se juntou à banda como tecladista, dando total liberdade a Toni. Mesmo assim, Toni não quis deixar os teclados.



Com dois teclados no palco, aliados aos solos de guitarra, a banda experimenta algo inusitado, o que dá grande ênfase nos shows ao vivo.



O ano de 1999 deve ter sido um verdadeiro sonho para o Sonata Arctica, mas o de 2000 preparava mais surpresas: Pouco tempo depois de ter lançado o álbum "Ecliptica" a banda foi convidada para abrir os shows de nada mais, nada menos que Stratovarius (A lenda do Power Metal) e Rhapsody (pela primeira vez fazendo show) em sua turnê pela Europa, desbancando 32 bandas de 15 diferentes gravadoras que disputavam a vaga. A turnê teve duração de dois meses, com 30 shows em 10 diferentes países europeus, o que deu a banda um considerável reconhecimento internacional.



Depois da turnê européia, lançaram na Finlândia um MCD (Mini Disco Compacto) chamado "Sucessor". O MCD foi lançado pela GSA, pela Century Media e pela Marquee Inc. para o Japão. O MCD incluía os dois temas de tributos "I Want Out" (Helloween) e "Still Loving You" (Scorpions), duas novas músicas originais (“San Sebastian” e “Shy”) e dois temas ao vivo tocados em Provinssi Rock (“My Land” e “8th Commandment”), e também a versão editada de "Full Moon". Na verdade, “Shy” é uma música da "Tricky Beans" de 1996, portanto, não tão nova...



Janne Kivilahti deixou a banda no transcurso do verão de 2000. O último material em que participou foi o "Sucessor" e um show que realizou em Kemi no dia 30 de junho. O motivo da saída da banda foi pessoal, ou seja, extrabanda...



O substituto de Janne foi Marko Paasikoski, que já havia tocado com a banda anteriormente. Com ele gravaram as duas músicas novas para o novo Álbum completo, que seria lançado na metade de 2001!



O ano de 2000 não só deu ao Sonata Arctica, uma grande turnê, um novo mini CD, mas também colocou a banda em uma ótima posição frente à mídia, ao ser indicada como “melhor banda promissora”, categoria de Emma na Finlândia.



No verão de 2001, Sonata Arctica abriu shows para os grandes como Alice Cooper, Dio e Ratt no Monsters of The Millenium 2001.



Em maio de 2001 foi lançado um novo Single chamado "Wolf & Raven". O single possui duas faixas: "Wolf & Raven" e "PeaceMaker", uma antiga música de quando a banda ainda se chamava "Trick Beans". Dessas duas faixas, apenas "Wolf & Raven" saiu no novo cd, o "Silence". Todas as músicas foram compostas pelo Tony Kakko.



Depois do "Wolf & Raven" ainda foram lançados um MCD chamado "Orientation" (só para o Japão) com as músicas: “Black Sheep”, “Mary-Lou” (em versão acústica), “The Wind Beneath My Wings” (Cover do Bette Midler), “Die With Your Boots On” (Cover do Iron Maiden), o Video Wolf & Raven e uma Entrevista com a banda. “Black Sheep” entrou para o novo álbum que seria lançado um pouco tempo depois.



Logo após, foi lançado um Single chamado "Last Drop Falls", com as músicas: “Last Drop Falls”, “Die With Your Boots On” (Cover do Iron Maiden) e “Mary-Lou” (em versão acústica). Apenas "Last Drop Falls" entrou para o novo álbum, o "Silence". (pausa! Aqui atento para a observação importante: na letra de Last Drop Falls há um momento que diz: “Walking in the cool night air, without underwear!!!!”, Kakko, fala sério! Andar sem cuecão de couro por aí vai te dar uma gripe, além de poder ser preso por atentado violento ao pudor!!! Hehehe) ...



No dia 03/08/2001, Sonata Arctica se apresentou na 12ª edição do Wacken Open Air, na Alemanha, considerado o maior festival do estilo realizado ao ar livre no planeta. Lá, tocaram os já clássicos: “Full Moon”, “Replica” (essa sim, deveria ser tema da novela “O Clone”, hehehhe), “Blank File” e “Kingdom of Heart”. Sonata Arctica teve o prazer de tocar ao lado dos grandes nomes do metal como Helloween, Overkill, Nevermore, Saxon, etc.



No segundo semestre de 2001 foi lançado o mais novo álbum, intitulado: "Silence", na Finlândia pela SpineFarm. Esse CD foi lançado no Brasil pela Rock Brigade. O álbum traz baladas como, “Last Drop Falls” e “The End of This Chapter” e “Talullah”. Outro detalhe muito importante neste álbum encontra-se na música "False News Travels Fast”, na qual Timmo Kotipelto (vocalista do Stratovarius), faz uma participação, dando o agudo final aos 5:01min.



.. story to be continued.. a saga continua!

Comentários (0)

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.