28/10/04 - 19h:21mDenunciar

LITERATURA GOTICA

Falar em literatura gótica é falar sobre algo que vem do mais profundo da alma humana, pois é sobre isso que a literatura gótica fala, seja ela conto, poema, romance ou poesia. Os temas são: a morte, a vida, a tristeza, o amor, o ódio, enfim, sentimentos profundos do homem.

A literatura gótica faz uma grande diferença entre bondade e crueldade, onde um "demônio" possui o papel principal. Cita-se muito nos textos góticos o anoitecer, o medo, as quedas, a loucura, as sombras e principalmente vida e morte.

Quando imaginamos poesias góticas, lembramos de um mundo obscuro e cheio de novas emoções e fantasias da qual ficaríamos horas tentando descrever sem ao menos imaginar a sua concepção. As poesias góticas floresceram na primeira metade do século XIX e existem até hoje.

As influencias são as mais variáveis possíveis, nelas estão envolvidas romantismo, surrealismo, expressionismo e muita imaginação.

Tudo começa, então com o livro O castelo de Otranto escrito por Horace Walpole, que foi lançado em 1764. Este foi o primeiro livro a sair do padrão, pois nele continha fantasmas, muito terror e portas secretas, alem de outras coisas sobrenaturais. Assim surgiu o gothic novel, esse gênero se espalhou alem dos estilos literários e destruiu as fronteiras existentes na literatura padrão.

Dizem que o conto de terror e ficção cientifica deram vitalidade ao estilo teatral e literário gótico.



Abaixo é possível encontrar nomes de autores e algumas obras:



Alvares de Azevedo com "Noite na taverna".

Ann Radcliffe com "O confessionário dos penitentes negros".

Anne Ricce com "Entrevista com um vampiro".

Arthur Conan Doyle com "Um estudo em vermelho".

Arthur Rimbaud com "Uma temporada no inferno".

Augusto dos anjos com "Eu".

Bram Stoker com "Drácula".

Cecília Meireles com "Espectros".

Charles Baudelaire com "Flores do mal" e "Paraíso artificial".

Charles Nodier com " Os demônios da noite".

David Copperfield com "O abismo".

Daniel Defoe com "Contos de fantasmas" e "Um diário do ano da peste".

Edgar Allan Poe com "O corvo".

Emily Bronte com " O morro dos ventos uivantes".

E muitos outros não citados...



FALA ÆEEE GALERA TIPO VLWWW MESMO A TODOS KE KOMENTA ÆEEE TIPO DESKULPA ÆEEE MAIS HJ NEM VAI DA TEMPO PRA PASSA NOS FLOGS DE VCX TIPO SO VI POSTAR ISSO AKI IH JA TO INDO DÆEEE TIPO AMANHA SI DE EU PASSO NOS FLOGS DE TODOS VCX BLZZZ VLWWW BEIJAUMMM ÆEEE IH A++++.

Comentários (0)

Fotos postadas a mais de 15 dias não podem receber comentários.